Como conseguir o primeiro emprego

0
Saiba como conseguir o primeiro emprego. Confira as dicas do Oportunidades Profissionais para iniciar a sua carreira no mercado de trabalho.

Mesmo com os avanços tecnológicos oferecidos hoje, para boa parte dos jovens que estão no mercado a procura de uma colocação para dar início à sua jornada profissional, tem sido um grande desafio, pois apesar dos jovens profissionais possuírem muita energia e vontade de aprender muitas vezes são eliminados logo nas primeiras etapas do processo seletivo devido ao fato de não possuírem a experiência exigida pelo mercado.

Ou seja, o principal desafio destes jovens é o velho dilema que torna quase impossível que os mesmos consigam um emprego sem terem experiências, fato que infelizmente ainda está muito presente na vida dos jovens que buscam uma colocação no mercado. Por esse motivo que é muito importante se preparar antes de começar a procurar o seu primeiro emprego, afinal de contas, conquistar a tão sonhada colocação profissional é uma tarefa complexa e que exige foco.

Esse início de carreira é marcado por inúmeras tentativas, mas o que poucos jovens sabem é que para conseguir o primeiro emprego, basta que o mesmo aprenda a compensar o seu currículo enxuto com estratégia, persistência e determinação. E é exatamente por esse motivo que a redação do Oportunidades Profissionais preparou esse artigo completo para auxiliá-los nessa tarefa de conseguir seu primeiro emprego.

Como conseguir o primeiro emprego: O que você precisa fazer

De forma geral, o primeiro passo envolve uma estratégia simples, mas bem detalhada com três etapas estratégicas que devem ser seguidas com objetividade e foco para conseguir chegar ao seu objetivo final. Sendo assim, a melhor maneira de começar a se preparar para conquistar seu espaço no mercado de trabalho é priorizando suas qualificações e capacitações, sabendo como elaborar um bom currículo e se preparando para a entrevista de emprego.

Como conseguir o primeiro emprego

Invista em qualificações e capacitações  

Ser um profissional qualificado é muito importante para conquistar o primeiro emprego, pois existem muitos jovens no mercado que também estão em busca de uma colocação profissional, e certamente conquistará a vaga aquele que se destacar e melhor se apresentar profissionalmente. Reforçamos que atualmente existem muitos cursos, inclusive gratuitos, e atividades extracurriculares que podem ajudar a qualificar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

Além de garantir qualificações e conhecimentos importantes para o mercado os cursos ou atividades extracurriculares também são muito importante para ajudar os jovens a determinarem um segmento, área

de interesse ou a profissão na qual desejam atuar, isso porque saber a área que pretende atuar irá ajudá-lo a se preparar para as oportunidades futuras.

Reforçamos que não estamos dizendo que logo de início você precisa escolher uma carreira para seguir, até mesmo por se tratar de uma decisão complexa que exige maior conhecimento pessoal e profissional, mas antes de começar a sua busca por uma efetivação no mercado profissional é importante saber com qual área você se identifica, possui afinidade e deseja atuar para crescer e amadurecer tanto como pessoa quanto como profissional.

Faça um currículo para primeiro emprego

Fazer um currículo para primeiro emprego é uma tarefa bem complexa, pois além de exigir que o jovem saiba contornar a sua falta de experiência ao destacar suas qualificações, capacitações, conhecimentos e méritos conquistados em instituições de ensino, ela ainda impõe que o mesmo saiba se apresentar de maneira formal e profissional para conquistar a atenção do recrutador.

Informações que devem fazer parte de um currículo para primeiro emprego:

  • Dados pessoais
  • Objetivo
  • Resumo de qualificações
  • Formação
  • Experiência profissional
  • Atividades complementares ou Atividades extracurriculares

Os campos devem ser preenchidos com informações relevante que destaque o candidato a primeiro emprego para a vaga ou área que pretende atuar, o mesmo  também deve prezar por utilizar somente informações reais, claras e objetivas. No mais tenha atenção quanto a escrita e a formatação do currículo para que o mesmo seja condizente com as expectativas do mercado e compatível com área que deseja atuar.

Se prepare com antecedência para a entrevista de emprego

A entrevista é um momento de apresentação profissional e por isso exige uma preparação completa de cada detalhe, desde a pesquisa sobre área ou vaga até o cuidado com a aparência. Então, mesmo antes de ser chamado, é muito importante se preparar e saber se comportar em uma entrevista de emprego, o que só é possível com muita organização e determinação.

Ações para se preparar para uma entrevista de emprego:

Reforçamos que uma preparação prévia para a entrevista de emprego é muito importante, visto que somente se tornando um candidato bem preparado o mesmo será capaz de sobrepor sua ansiedade e nervosismo para conseguir demonstrar todo o seu potencial para conseguir conquistar o recrutador e a tão sonhada primeira vaga de emprego.

Após se preparar seguindo essa estratégia simples de três pilares, o jovem candidato deve então começar a procurar vagas de empregos que sejam condizentes com o seu perfil.

Onde procurar para conseguir o primeiro emprego

Para conseguir uma vaga de emprego que se adeque ao seu perfil não é necessário procurar em todas as agências de emprego, anúncios de jornais, sites de emprego, aplicativos e instituições governamentais deste nicho. Basta aprender como e onde procurar o primeiro emprego de maneira direcionada e eficaz para obter sucesso na sua busca.

Atualmente existem muitas ferramentas que foram criadas para auxiliar na inserção dos jovens profissionais no mercado e ajudar que os mesmos encontrem uma oportunidades de primeiro emprego em programas, sites ou aplicativos especializados, isso geralmente em espaços específicos criado para conectar jovens profissionais inexperientes ao mercado de trabalho.

Lista de programas e portais para jovens profissionais:

  • Programa Aprendiz Legal
  • Programa Jovem Aprendiz
  • Programas Trainee
  • Programas de estágio
  • Portal do programa CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)
  • Portal Nube
  • Portal Cia de Talentos

Reforçamos que além dos programas e portais de serviços citados acima, é muito válido que os jovens profissionais que estão procurando uma colocação no mercado de trabalho invistam em criar e cultivar uma rede de contatos profissionais, networking, para que possam contar também com indicações profissionais de amigos, conhecidos, familiares e professores.

Para finalizar este artigo também recomendamos que os profissionais que buscam uma colocação no mercado dediquem ao menos 14 horas semanais na sua busca por um emprego e invista muito em capacitações e qualificações. Lembre-se que a dedicação pode fazer toda a diferença na hora de alcançar seu objetivo.

O Oportunidades Profissionais te deseja sorte na sua busca por uma colocação profissional e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.