Como enviar um currículo por e-mail

18

O envio diário de e-mails com o currículo em anexo, é uma prática comum e eficiente para quem está procurando uma oportunidade de trabalho, desde que feita da maneira correta. Se você está em busca do primeiro emprego ou uma recolocação profissional, leia com bastante atenção as nossas dicas.

Para aumentar as suas chances de o recrutador ter uma boa primeira impressão com o seu contato, algumas pequenas regras são de extrema importância, por isso escrevemos esse guia simples para você aprender como enviar um currículo por e-mail da forma correta.

Desde o assunto, seguindo pela mensagem no corpo do e-mail e até mesmo a forma como você finaliza o seu contato, podem fazer toda a diferença para aumentar as suas chances de ter o e-mail selecionado para uma entrevista de emprego.

Erros ao mandar um currículo por e-mail

A primeira regra, é observar o que está escrito na descrição da vaga que você deseja se candidatar. Se o recrutador escreve que você precisa enviar um e-mail com um assunto especifico, por exemplo “Descrição da vaga – Seu nome – Cidade” e você não faz isso, seu e-mail é descartado, antes mesmo de ser visualizado.

O corpo do e-mail é uma excelente oportunidade para se apresentar ao recrutador, enviar algo como “segue currículo em anexo” ou semelhante, é um desperdício e você deixa de aumentar as chances de ter o seu contato selecionado, no meio de tantos outros candidatos.

Outro erro básico, cometido com muita frequência, é colocar todo o seu currículo no corpo do e-mail, nunca faça isso. O correto é utilizar o corpo do e-mail para se apresentar, como ensinaremos logo a seguir, seu currículo deve ser enviado como um anexo, tudo bem?

Preste muita atenção e não cometa erros de português ao enviar o seu currículo por e-mail. Se você tem dificuldades com a escrita, utilize um editor de textos como o Word da Microsoft ou o Google Docs, que é gratuito e vai te ajudar.

Por fim, procure utilizar um endereço de e-mail o mais formal possível, por exemplo “anamaria96@gmail”, um e-mail adolescente com o endereço “anamariagatinha@gmail” pode ser um ponto negativo.

Como enviar um currículo por e-mail

Agora que você já sabe o que precisa evitar, vamos as dicas para você enviar o seu currículo por e-mail da maneira correta. Para facilitar a leitura, dividimos a leitura em três dicas principais:

  • O que colocar no assunto do e-mail
  • O que escrever no corpo do e-mail
  • Como finalizar o e-mail da maneira correta

O que colocar no assunto do e-mail

Como foi dito acima, primeiro verifique com atenção se a empresa descreveu algo específico para enviar no assunto do e-mail, se nada estiver descrito, envie o seu e-mail de uma das seguintes formas:

  1. Currículo Ana Maria – Vaga para auxiliar de vendas – Belo Horizonte/MG
  2. Vaga para auxiliar de vendas | Belo Horizonte/MG | Candidata Ana Maria
  3. Currículo Ana Maria | Auxiliar de vendas | Belo Horizonte/MG

O importante é que esteja bem organizado, tenha o seu nome, a vaga que está se candidatando e a cidade, empresas maiores podem ter a mesma vagas em diversos estados do Brasil, então são informações essenciais.

O assunto do e-mail é o primeiro contato que o recrutador tem com a sua apresentação, seguindo essas dicas você já começou muito bem, vamos adiante.

O que escrever no corpo do e-mail

Aqui é a sua grande oportunidade de se apresentar, por isso não desperdice como um simples “segue currículo em anexo”. É importante que você seja direto e faça um pequena descrição, com as suas experiências relevantes para a vaga e qualificações profissionais.

Comece com uma saudação formal e faça sua apresentação, como no exemplo:

Prezados,

Meu nome é Ana Maria, 23 anos, de Belo Horizonte/MG. Envio em anexo o meu currículo para vaga de auxiliar de vendas na loja [escrever o nome da empresa].

Possuo formação em técnicas de vendas pelo Sebrae e experiência de 2 anos com vendas na loja [escrever o nome da loja que trabalhou].

Você não precisa aqui escrever palavras difíceis e centenas de elogios para a empresa, o importante é ser simples e direto. Lembre-se que o recrutador tem centenas de e-mail para ler todos os dias, facilitar o seu trabalho é a melhor maneira de você agradá-lo.

Se você não possui experiência e qualificação específica para a vaga, mantenha a apresentação inicial e em seguida escreva algo como:

Prezados,

Meu nome é Ana Maria, 23 anos, de Belo Horizonte/MG. Envio em anexo o meu currículo para vaga de auxiliar de vendas na loja [escrever o nome da empresa].

Estou em busca de uma primeira oportunidade, totalmente disposta para aprender e me qualificar para a vaga.

Isso nem sempre é um ponto negativo, muitas empresas preferem treinar um profissional a partir do zero, para trabalhar da forma que a empresa considere mais eficaz.

Como finalizar o e-mail da maneira correta

Você fez uma breve descrição, para finalizar você deve escrever apenas um agradecimento e colocar o seu nome e contato principal. Se você tiver um perfil bem preenchido no LinkedIn, pode e deve colocar o link logo após o seu nome, finalizando a sua apresentação dessa forma:

Grata pela oportunidade de me candidatar.

Atenciosamente,

Ana Maria

Contato: (31) 98888-8888
https://br.linkedin.com/anamaria96

O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais, uma excelente forma de aumentar os seus contatos (networking), mas se você ainda não possui, não coloque link para outra rede social, a não ser que seja solicitado na descrição da vaga.

Exemplo de como mandar currículo por e-mail

O exemplo completo, com o assunto, descrição no corpo da mensagem e finalização para para enviar o seu currículo por e-mail da maneira correta, ficaria:

Assunto: Currículo Ana Maria – Vaga para auxiliar de vendas – Belo Horizonte/MG

Prezados,

Meu nome é Ana Maria, 23 anos, de Belo Horizonte/MG. Envio em anexo o meu currículo para vaga de auxiliar de vendas na loja [escrever o nome da empresa].

Possuo formação em técnicas de vendas pelo Sebrae e experiência de 2 anos com vendas na loja [escrever o nome da loja que trabalhou].

Grata pela oportunidade de me candidatar.

Atenciosamente,

Ana Maria

Contato: 98888-8888
https://br.linkedin.com/anamaria96

Você acaba de enviar um e-mail ideal, curto e com todas as informações essenciais que o recrutador precisa saber. As informações mais detalhadas estão no seu currículo, enviado em anexo, onde você descreve com mais detalhes o seu perfil profissional, todas as suas experiências e qualificações.

Seguindo essas dicas para aprender como enviar um currículo por e-mail, pode até utilizar o exemplo como modelo, você aumenta consideravelmente as chances de avançar para a próxima etapa da seleção.

Aprender como enviar um currículo por e-mail da maneira correta
O Oportunidades Profissionais deseja muita sorte e sugere que você leia os demais textos do site para ter sucesso na sua carreira e está aberto a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!
4.4/5 (21 Reviews)
18 Comentários
  1. Samara firmino de souza Diz

    Gostei. Muito das dicas pois não sabia como mandar currículo por email.

    1. Leila Diz

      Boas dicas, irei adaptar para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

      Grata.

      1. Oportunidades Profissionais Diz

        Sucesso Leila!

        1. Jociara André Da Silva Diz

          Amei essas dicas!

  2. vitoria Diz

    Tenho uma dúvida. Quando o recrutador retorna o e-mail, sendo ou não selecionado para a próxima etapa do processo seletivo, devo responder? Se sim, o quê em cada um dos casos (rejeição e aceitação)?

    1. Oportunidades Profissionais Diz

      Oi Vitória, em ambos os casos é interessante sim receber.

      Se for aprovada, agradeça a oportunidade.

      Em caso negativo, agradeça da mesma forma, as portas ficam abertas para uma futura vaga.

    2. Jose Barbosa da silva Diz

      Ok

  3. Marcelo Guimaraes Silva Diz

    No campo assunto eu devo colocar a cidade onde a obra está sendo feita ou a minha cidade??

    1. Oportunidades Profissionais Diz

      Oi Marcelo, a cidade é para colocar onde você mora!

  4. Elizabete Diz

    Gostei bastante da explicação me ajudou muito.

    1. Oportunidades Profissionais Diz

      Que bom Elizabete, ficamos felizes que foi útil!

  5. Carla Aparecida Diz

    Boa noite, maravilhosas dicas obrigado.
    Colocarei em prática.
    Mais tenho uma dúvida, no campo Objetivo Profissional é permitido colocar mais do que um, sendo esses objetivos coerentes uns com os outros?.
    Exemplo:
    Objetivo Profissional : Administrativa/Recepção

    É correto colocar assim?
    Agradeço a atenção.

    1. Oportunidades Profissionais Diz

      Oi Carla, ótimo que gostou. Temos uma publicação específica sobre objetivo profissional, confere: https://oportunidadesprofissionais.com.br/objetivo-profissional-curriculo/

  6. Karina Diz

    Adorei as dicas !

    1. Oportunidades Profissionais Diz

      Oi Karina, que ótimo, um abraço pra você!

  7. Keila Nayara Diz

    Esse tempo eu tava enviado errado, obrigada pelo post.

  8. Rodrigo Diz

    Muito Obrigado pela dica. Pois, creio que esse tempo todo estava enviando meu currículo de modo errado.
    Uma dúvida: Na parte experiência profissional (no currículo) onde tem o nome da empresa, cargo/função e período. Pode colocar o nome CONTRATO ao invés do período? Exemplo: trabalhei em determinada empresa X, seja 1, 2 ou 3 meses, sendo que CONTRATO. Posso colocar esse nome (CONTRATO) ao invés de PERÍODO (d/m/a).
    Desde já, agradeço.

    1. Oportunidades Profissionais Diz

      Fala Rodrigo, nós que agradecemos a sua visita.

      Sobre a sua pergunta, pode sim, com certeza.

      Abraço!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.