Entrevista de emprego: Exemplos de perguntas e respostas

Para conseguir uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, o candidato deve ter em mente que um dos principais passos para assegurar sua contratação é a entrevista de emprego, sendo assim, é muito importante estar preparado e conhecer quais são as perguntas mais frequentes em uma entrevista, visto que este conhecimento pode garantir respostas precisas, eficientes e que o destaque dos demais candidatos.

Ressaltamos que adquirir conhecimentos sobre as perguntas que são mais frequentes em entrevistas de emprego visa certificar que o candidato consiga se manter calmo para poder demonstrar todo o seu potencial durante sua entrevista. Advertimos que não é recomendado, de maneira nenhuma, que o candidato chegue à entrevista com respostas decoradas, uma vez que isso pode ser percebido e prejudicar a boa projeção do entrevistado.

Com o propósito de auxiliar aqueles candidatos que conseguiram se destacar aos olhos do recrutador e passaram para a próxima etapa do processo de seleção, desenvolvemos este artigo repleto de perguntas e respostas prontas que vão explicar o que o recrutador espera do candidato em cada pergunta, e como responde-las de maneira precisas e pertinente.

Como ter sucesso em uma entrevista de emprego

Antes de qualquer coisa, o candidato precisa aprender a se apresentar profissionalmente, pois, uma entrevista requer que o profissional se “venda” de maneira concisa e que reafirme as suas habilidades descritas no currículo que inicialmente o tornaram apto ao cargo, ou seja, o candidato precisará se autopromover com base nas habilidades já apresentadas no seu currículo.

Um requisito fundamental para uma apresentação durante uma entrevista é o autoconhecimento, uma vez que somente assim o candidato conseguirá descrever suas habilidades e ambições de maneira que conquiste o respeito e a confiança do recrutador.

Para se preparar adequadamente, também sugerimos que o candidato estude a empresa, visando aprender o que a mesma espera, e a vaga para a qual se candidatou, visto que será necessário desenvolver uma afinidade entre o seu perfil profissional e o que a empresa busca em um candidato.

Além de estudar, o candidato também vai precisar entender as perguntas que estão sendo feitas, para que consiga focar suas respostas tanto no que a empresa espera, quanto nos aspectos da vaga específica. Lembrando que existem perguntas de diferentes tipos, e saber responder a todas elas durante sua entrevista é a única maneira de garantir uma chance real de conquistar a vaga.

Exemplos de perguntas e respostas mais frequentes na entrevista de emprego

20 exemplos de perguntas e respostas na entrevista de emprego

Ressaltarmos que o objetivo de uma entrevista de emprego para a contratante, é avaliar a personalidade e as habilidades comportamentais dos candidatos para descobrir qual candidato possui mais afinidade com a posição e cultura da empresa através de perguntas bem elaboradas.

Destacamos que o recrutador ou entrevistador preza por fazer perguntas amplas, uma vez que os questionamentos tendem a evitar respostas simples, de sim ou não, pois o intuito da entrevista é conseguir desenvolver uma conversa esclarecedora, que geralmente exige um longo bate-papo.

Pensando nisso, aconselhamos que os candidatos sempre terminem suas respostas com algo positivo, isso porque normalmente a próxima pergunta que o recrutador fará estará relacionada com a sua resposta anterior.

Segue as 20 perguntas que mais são utilizadas pelos entrevistadores ou recrutadores durante uma entrevista de emprego. Nós também iremos explicar o que a contratante espera de cada pergunta, demonstrar a melhor forma de respondê-las e ainda daremos exemplos de respostas para aquelas que forem mais expansivas e que permitir exemplificações.

1 – Fale um pouco sobre você

O entrevistador não quer uma resposta muito longa, é uma pergunta para quebrar o gelo, então para responder pense na descrição da vaga e em suas experiências, e então desenvolva uma relação entre ambas para citar suas experiências ou conhecimentos na área. O candidato também deve citar brevemente alguns hobbies, mas de maneira natural, breve, clara e objetiva.

Exemplo de resposta: Espero desenvolver as minhas habilidades em… (área de atuação) e fazer carreira na área … (área de atuação) que sempre despertou o meu interesse, uma vez que gosto muito de trabalhar com… (área de atuação). Nos tempos livres gosto de…  (hobbies) para me manter motivado e feliz.

Leia também: Fale um pouco sobre você [confira mais exemplos]

2 – Como você ficou sabendo da vaga?

Está pergunta pode ajudá-lo a se destacar, então aproveite para além de contar como descobriu a vaga, ainda dizer que ficou animado e que se interessou devido a… (explica seus motivos).

Exemplo de resposta: Descobri está oportunidades no site x de divulgação de oportunidades profissionais, e ela chamou minha atenção devido ao meu grande interesse em trabalhar na área de … (cite a vaga) visto que venho me aprimorando neste seguimento desde x.

3 – Quais são os seus pontos fortes?

Para responder esta pergunta o candidato deve focar em suas habilidades, em elogios que recebeu em empregos anteriores e na descrição da vaga para relacionar as qualidades pessoais com as necessidades da empresa, visto que uma boa resposta deve priorizar os pontos fortes que mais se adequem ao cargo e a empresa.

4 – Quais são os seus pontos fracos?

Ao responder esta pergunta o candidato não deve mentir, mas ele também não precisa ser completamente honesto, os seja, a resposta deve ser verdadeira, porém, deve indicar defeitos que não estejam ligados aos atributos exigidos para atender a vaga. A resposta também deve ser finalizada citando que está fazendo algo para reverter à situação.

Exemplo de resposta: Não sou bom para falar em público, pois tenho muita dificuldade, mas estou começando a me acostumar e acredito que tenho melhorado minha desenvoltura devido as recorrentes apresentações de trabalhos da faculdade.

5 – Fale sobre seus objetivos profissionais ou onde se vê daqui a 05 anos?

O recrutador quer saber se o candidato tem um plano para o futuro profissional, e se ele realmente está interessado na área ou se está apenas de passagem.

Para responder a esta pergunta o candidato precisa pesquisar sobre a empresa e ter um objetivo claro. A sua resposta deve apontar uma estratégia realista e que mostre seu objetivo de construir uma carreira, para isso junte a sua meta profissional e a meta da empresa dentro de uma resposta. Caso tenha feito cursos de aperfeiçoamento na área também é importante citá-los.

Leia também: Objetivo profissional [exemplos para colocar no currículo]

6 – Como você irá compensar a sua falta de experiência?

Os recrutadores costumam avaliar se a falta de experiências formais do candidato foi compensada por outras atividades extracurriculares, que tenham ajudado o candidato a se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Então, para responder está pergunta pense na descrição da vaga e caso tenha alguma habilidade ou experiência relevante como qualificações técnicas, cursos extracurricular, experiência internacional, projetos acadêmicos ou outras, este é o momento de expô-la. Caso contrário, concentre-se em afirmar a sua capacidade de desempenhar a função de acordo com suas habilidades.

7 – O que sabe sobre nossa empresa

O recrutador quer saber se o candidato pesquisou sobre a empresa e o que ele achou. Para responder a esta pergunta o candidato precisa ter feito uma boa pesquisa na internet, onde conseguiu absorver informações importantes e relevantes.

Exemplo de resposta: De acordo com minhas pesquisas no site da empresa aprendi que se trata de uma empresa que atua no ramo de (pesquisa) a x anos e que possui valores bem definidos, e que tem a missão de (pesquisa), e por isto gostaria de conquistar um espaço para construir minha carreira de acordo com a visão desta empresa.

8 – Como você lida com a pressão?

Para responder a esta pergunta o candidato precisa ser direto, e caso tenha algum caso interessante onde conseguiu resolver a situação com agilidade, deve citá-lo.

Exemplo de resposta: Eu costumo enfrentar este tipo de situações mantendo a calma e o foco em solucionar o problema. Como quando eu trabalhava na … (cite seu exemplo).

9 – Como você reage às críticas?

Esse tipo de pergunta tem o intuito de expor um pouco da personalidade e caráter do candidato. O contratante quer saber se o candidato é um profissional receptível a mudanças e a novas instruções, visto que saber ouvir e  aprender a buscar melhorar é fundamental para o mercado atual.

A melhor resposta para esta pergunta requer a apresentação de um exemplo, onde é possível citar uma situação onde teve uma reação positiva sobre determinada tarefa.

Exemplo de resposta: No meu último trabalho … (história) então meu superior me chamou para conversar, e foi quando percebi milha dificuldade em … (história), depois disso fiquei mais atento e comecei a me esforçar para mudar … (história), que me prejudicava.

10 – Você prefere trabalhar em equipe ou sozinho?

Essa pergunta pode ser uma pegadinha, visto que nos dias de hoje a maioria das empresas e empregos exigem, em algum momento, esforços em grupo e individual.

Para responder está pergunta o candidato deve focar no perfil da empresa e da vaga para a qual se candidatou, uma vez que saber quanto do seu tempo será gasto individualmente ou em equipe fará toda a diferença para responder. O importante e dizer o que prefere de maneira positiva.

Exemplos de respostas:

Eu prefiro trabalhar sozinho, mas ocasionalmente é bom trabalhar em equipe, pois, uma equipe pode nos ajudar a sermos mais criativos, e acho que é importante aprender com outras experiências.

Eu gosto da dinâmica de trabalhar em grupo e me sinto bem interagindo com outras pessoas, mas em algumas ocasiões gosto de fazer parte de um projeto individual.

11- Você já teve dificuldade para trabalhar com alguém, conte-me sobre um desafio ou conflito que você enfrentou no trabalho

Está questão visa descobrir se o candidato é bom em resolver conflitos profissionalmente e se ele está disposto a aprender com experiências anteriores de conflitos enfrentados no trabalho. Então para responder, recomendamos que explique superficialmente um conflito que teve em um emprego anterior e foque em destacar como você resolveu o problema com aquele colega e como você resolveria essa situação diferentemente no futuro caso não tenha sido resolvido de maneira profissional.

Exemplo de resposta: Quando trabalhe na empresa x tive um desentendimento com … (história), que me deixou muito frustrado, mas visando resolver o problema, chamei … (história) e conseguimos resolver a questão de maneira profissional e sensata.

12 – O que o diferencia dos outros candidatos?

Para responder esta pergunta o candidato deve pensar na descrição da vaga e em suas habilidades, capacitações e então desenvolver uma relação entre ambas para criar uma resposta adequada concentrando-se no que você pode oferecer de valioso à empresa sem menosprezar os outros candidatos.

Exemplo de resposta: Eu não conheço os demais candidatos, mas acredito que sejam fortes concorrentes, no entanto creio no meu comprometimento e na minha necessidade de crescimento profissional, pois me conduzem a ser muito dedicado e me tornam um concorrente valioso.

13 – Por que devemos te contratar?

O recrutador quer avaliar o candidato, para escolher um perfil mais condizente com as necessidades da empresa. Para responder esta pergunta tenha confiança nas suas habilidades e capacitações e conheça a empresa para a qual se candidatou.

Exemplo de resposta: Acredito que a minha formação em (dados pessoais) combinada com a minha experiência em (dados pessoais) me proporcionam competência para exercer esta função me permitindo conseguir bons resultados para a empresa.

Leia também: Por que devemos te contratar [confira mais exemplos]

14 – Qual é a sua pretensão salarial?

Para responder está pergunta é necessário realizar uma pesquisa do piso salarial do cargo pretendido em relação ao porte da empresa, definir um mínimo que precisa ganhar para pagar suas contas e deve estar de acordo com o momento em que está na sua carreira. Lembrando que o candidato também deve levar em conta os benefícios oferecidos.

Tente colocar na sua resposta a frase: na faixa de (cite o valor). Pois demonstra flexibilidade e abertura para uma negociação.

15 – Por que deixou o emprego anterior? Ou, por que você está deixando seu trabalho?

O recrutador não precisa saber da sua insatisfação profissional ou das suas queixas da antiga ou atual empresa. Então para responder à está pergunta foque em falar dos seus pontos fortes, pois a resposta vai variar de acordo com o motivo da saída.

Tente de modo geral expressar que a empresa não está mais atendendo suas necessidades, e que você está à procura de um ambiente desafiador e motivador onde possa ter chances de crescimento.

16 – O que seu chefe ou ex-chefe e seus colegas diriam sobre você?

Para responder está pergunta pense em adjetivos positivos que pessoas que trabalharam com você podem ter lhe dito durante um feedback de um trabalho em que os resultados foram satisfatórios, e que você possa falar nesta etapa da entrevista, ao citar explique a ocasião ou circunstância em que os mesmos foram ditos.

Lembre-se de evitar usar aspectos negativos, e não faça críticas tanto ao seu chefe atual ou ex-chefe quanto a empresa, pois, isso pode passar uma impressão negativa do seu perfil profissional, visto que tanto este profissional quanto a empresa representarem uma contribuição efetiva e valiosa para a sua trajetória profissional.

17 – O que fez neste tempo sem trabalhar?

Para responder o candidato deve contar um pouco da sua história, mas de maneira breve. Está resposta também pode variar então é importante que seja sincero e fale os motivos reais. Como adquirir conhecimentos pessoais ou profissionais através de cursos.

Caso durante este período não tenha se capacitado pode citar que dedicou um tempo a: Família (em caso de doenças ou filhos), mas especifique o motivo. Hobbies construtivos (especifique como fazer artesanato, escrever um blog, fazer trabalho voluntário entre outros). Trabalhos freelance ou temporários, período sabático (comente como se planejou para essa pausa profissional) mas não minta.

Exemplo de resposta: Além de procurar emprego aproveitei para melhorar as minhas capacidades pessoais e profissionais através de um curso profissionalizante de (área de atuação) e um curso online de inglês.

18 – O que te motiva?

Essa questão visa investigar as necessidades  do candidato em um cenário profissional, isso porque a  motivação está intimamente relacionada ao desejo fisiológico ou psicológico de conseguir conquistar algo.

Então, para responder esta pergunta o candidato deve pensar nas suas paixões e no que o entusiasma na vida, não precisa ter relação com o trabalho, mas é importante dizer algo que não possa atrapalhar seu futuro emprego e que seja sincero.

19 – Quanto tempo pretende ficar conosco?

Responda dizendo algo como: Enquanto houver oportunidade de continuar contribuindo com a empresa ou até quando meus serviços forem necessários para a empresa.

20 – Existe algo mais que você gostaria de saber sobre o trabalho e sobre a empresa?

O candidato deve lembrar que a entrevista é um momento de avaliação, tanto do candidato quanto da vaga em questão. Ou seja, o entrevistador precisa saber se você tem as qualificações necessárias e o perfil adequado para a empresa e você precisa saber como é o trabalho, e se a empresa é certa para você.

Então para responder está pergunta o candidato precisa ser astuto e elaborar questões que te darão respostas que qualifiquem ou não a empresa e a vaga para atender as suas perspectivas como profissional, mas tome cuidado e planeje como perguntar.

Exemplo de perguntas:

  • Caso eu seja a pessoa contratada receberei um treinamento?
  • Caso eu seja a pessoa contratada quais serão as minhas principais tarefas?
  • Pode me falar um pouco sobre a equipe de … (área de atuação)?
  • Como são as probabilidades de desenvolvimento de carreira dentro da empresa?
  • Existe algo mais que gostaria de saber sobre mim?
  • Quando acha que terei uma resposta?

Uma dica importante é prestar muita atenção nas respostas do recrutador, para que seja possível avaliar se a empresa também atende as suas necessidades para que possa prosseguir ou não no processo de seleção. Ao realizar algumas perguntas pertinentes ao recrutador durante a entrevista, o candidato também mostra que é um profissional que se interessa pela empresa.

É muito importante levar em consideração que nem todas as perguntas e respostas prontas citadas aqui serão necessariamente feitas e outras podem aparecer, pois, elas vão depender bastante do tipo de empresa e cargo para o qual o candidato está se candidatando.

E lembre-se o recrutador ou entrevistador também está prestando atenção em outros aspectos que podem ser revelados pelo seu comportamento, como senso de humor, conhecimento, iniciativa, assuntos que te fazem hesitar e outras informações necessárias para uma contratação.

Agora que você já conhece as principais perguntas realizadas durante uma entrevista de emprego, recomendamos que você estude, treine e se possível filme seus testes, para que você possa fazer uma análise detalhada de como você se saiu e do que precisa melhorar.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte nas suas próximas entrevistas de emprego e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

13 Comentários
  1. Sandra Farias Diz

    Gostei muito de sua matéria, pois foi muito verdadeira. Quero pesquisar mais seus conteudos, pois esse site vale mesmo a pena tirar um tempo e ler mais.

  2. Vitor Diz

    Muito Bom Gostei muito do seu Artigo Parabéns.

  3. Francisco Diz

    Acessei seu blog e achei interessante seu conteudo.

  4. Marcela Almeida Diz

    Muito bom este artigo!!! Obrigado

  5. Manuela Silva Diz

    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
    Obrigado
    Manuela Silva

  6. Matheus Diz

    Parabéns pelo conteudo, as dicas vão me ajudar muito;

  7. Juliano Diz

    boa tarde. gostei muito do tema abordado.Muito bom o site principalmente tudo que foi detalhado na postagem ajudou a enriquecer muito meu conhecimento sobre o assunto. Abraços

  8. Vera Silva Diz

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  9. Carlos Diz

    Gostei das dicas do artigo, aguardo mais dicas como estas. Para quem está começando agora, são dicas de muito valor. Parabéns!!!

  10. cleilson fernandes martins Diz

    gostei muito obg.abraço.

  11. Juciara Prado Diz

    gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito

  12. Jakeline Reis Diz

    Excelentes dicas, é muito bom poder encontrar informações assim sobre como se comportar em uma entrevista de emprego.

  13. leandro higuara Diz

    gostei muito do seu site. parabéns pelo conteúdo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.