Como se vestir para uma entrevista de emprego

Saber como se vestir de maneira adequada para uma entrevista de emprego é um requisito determinante para causar uma boa primeira impressão, pois além de passar uma mensagem positiva para impressionar o recrutador ou entrevistador, ainda garante uma boa apresentação pessoal e profissional.

Atualmente os recrutadores estão buscando candidatos que se apresentem com perfis mais condizente com o tipo de vaga que desejam ocupar, por tanto, uma boa apresentação pessoal é tão importante quanto possuir experiência profissional naquela área e ter um currículo bem escrito.

Com o propósito de auxiliar aqueles candidatos que conseguiram se destacar aos olhos dos recrutadores e foram convidados para participar de uma entrevista de emprego, desenvolvemos este artigo com orientações de como se vestir, quais acessórios usar e o que não vestir para uma entrevista de emprego, uma vez que o candidato deve se destacar apenas pelas suas habilidades e qualificações para desempenhar a função desejada.

Leia também: Perguntas e respostas frequentes na entrevista de emprego

Como escolher a roupa adequada para uma entrevista de emprego

Para escolher uma roupa adequada o candidato deve procurar conhecer como trabalham e se apresentam os profissionais que desempenham a função que ele deseja exercer, isso porque, o candidato precisar conseguir adequar o seu perfil às exigências do cargo.

O candidato também deve buscar conhecimentos sobre o tipo de empresa, uma vez que existem empresas, de mesmo segmento, que são formais e outras informais, além disso conhecer um pouco mais sobre a empresa que visa trabalhar também irá ajudar o candidato a se preparar para a sua entrevista.

Ressaltamos que não existe um padrão de aparência para todos os tipos de entrevista, mas, existem algumas dicas que ao serem seguidas ajudam o candidato a passar uma imagem confiante e que contribua com um resultado positivo na disputa pelo cargo.

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Posso ir de calça jeans?

O uso de calça jeans em entrevistas de emprego é aceitável apenas em ambientes informais, isso porque apesar de ser considerada uma peça super versátil e cheia de possibilidades de uso e combinações, também passa uma imagem de visual mais moderno e despojado, tornando a peça mais informal e descontraída.

Ao optar por acrescentar este tipo de peça ao look para uma entrevista de emprego é necessário tomar alguns cuidados, como evitar peças muito chamativas, justa, larga, com cores muito claras ou modelos com rasgos, também é recomendado escolher um jeans tradicional com lavagem mais escura e com um corte reto ou liso.

Uma boa maneira de usar uma calça jeans em um look para entrevista de emprego que seja mais ou menos formal ou que fique entre o formal e o casual, é usar a peça com um cinto básico e com uma camisa social para dentro da calça.  Essa dica vale tanto para homens quanto para mulheres que buscam ingressar ou continuar no mercado de trabalho.

Como homens devem se vestir para um entrevista de emprego

Opções para ambientes formais:

  • Camisa social de manga longa
  • Calça social
  • Sapato de couro
  • Cinto de couro

O uso de ternos e gravatas não é necessário, a não ser para cargos ou áreas especificas que em geral pedem essa formalidade. Como por exemplo para entrevistas em escritórios de advocacia e em setores financeiros.

Opções para ambientes mais informais:

  • Camisa polo
  • Camisa neutra de manga curta ou longa
  • Calça jeans básica
  • Sapatênis

Como mulheres devem se vestir para uma entrevista de emprego

Opções para ambientes formais:

  • Tailleur ou terninho
  • Calça social com camisa social
  • Saia na altura dos joelhos ou Midi
  • Vestido na altura dos joelhos ou Midi
  • Sapatilha
  • Scarpin
  • Acessórios discretos

Opções para ambientes mais informais:

  • Calça jeans básica
  • Sapatilha
  • Sapatênis
  • Camisa polo
  • Vestido na altura do joelho ou Midi
  • Acessórios discretos

A candidata também pode investir em uma maquiagem leve com base, corretivo, blush, rímel e um batom com tom mais pastel, pois além de ressaltar a beleza natural e valorizar a candidata, também pode ser bem visto pelo contratante.

Detalhes importantes ao se vestir para uma entrevista de emprego

Recomendamos que os candidatos evitem uma apresentação ousada, com exageros e itens que possam desviar a atenção do entrevistador, uma vez que o candidato deve focar a atenção do entrevistador somente em reafirmar as suas habilidades descritas no currículo que inicialmente o tornaram apto para desempenhar a função.

Na dúvida, busque vestir tons mais neutros e prefira modelos mais discretos, formais e simples, afinal eles têm o hábito de serem assertivos, e ainda vão ajusar o entrevistador a manter-se focado apenas nas qualificações e habilidades do candidato.

O candidato também deve ter atenção e cuidado com a sua higiene pessoal, visto que tais cuidados além de compor sua imagem pessoal e profissional ainda mostram traços da sua personalidade.

O que não vestir em uma entrevista de emprego

Tão importante quanto saber como se vestir para uma entrevista de emprego é saber o que não usar, uma vez que a apresentação visual do candidato interfere diretamente na primeira impressão que o recrutador tem sobre o mesmo.

Sendo assim não aconselhamos o uso de roupas com cores fortes, decotes, estampas marcantes, bijuterias ou joias muito extravagantes, acessórios chamativos, roupas curtas ou muito informais, sapatos muito altos, maquiagem muito marcante, roupas amassadas ou desleixadas, tênis e roupas esportivas, roupa íntima aparecendo, bonés ou chapéus, óculos escuros e perfumes muito marcantes ou usados em quantidade exagerada, pois estes itens podem fazer com que o recrutador perca o foco.

Também sugerimos que os candidatos optem por peças confortáveis, que de alguma forma demonstrem a sua personalidade e que o façam se sentir confiante, pois está é a melhor maneia de garantir uma apresentação que contribua para o sucesso da entrevista.

Lembramos a importância de revisar todos os detalhes, em frente a um espelho antes de se dirigir para a entrevista, isso porque é imprescindível confirmar que está passando a imagem adequada de acordo com o perfil da empresa, pois a composição do visual é importante e colabora para uma primeira impressão positiva.

Para finalizar, temos uma dica legal para ajudar o candidato a não cometer erros na sua próxima apresentação, ao receber o contato do recrutador o candidato pode perguntar se a empresa possui um dress code ou um código de vestimenta, conjunto de regras criados a partir de percepções e normas sociais da empresa, para que ele siga.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte na sua próxima entrevista de emprego e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Compartilhe na sua rede social favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *