Networking Profissional: O que é e como fazer

Investir na criação de uma estratégia de networking pode ajudá-lo a alavancar sua carreira da melhor maneira possível, pois além de possibilitar a conexão de contatos profissionais diversos capaz de gerar visibilidade no mercado de trabalho, essa estratégia ainda permite o cultivo de relações profissionais que pode aumentar suas chances de sucesso.

Ou seja, o networking é uma estratégia inteligente que possibilita que os profissionais construam e mantenham relações, de longo prazo, que implicam em gerar benefício para todas as partes envolvidas. O que viabiliza a divulgação de projetos, oportunidades novas e aumenta as chances dos profissionais de construir uma carreira de sucesso.

Mas, antes de investir nesta indispensável ferramenta, é importante aprender tudo sobre ela, pois somente assim é possível dominar todos os aspectos do networking. E para possibilitar a absorção destes conhecimentos a redação do Oportunidades Profissionais preparou este artigo completo com um passo a passo para ajudá-lo a desenvolver uma boa estratégia de networking.

O que é e para que serve networking

Networking é uma forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para trocar experiências e informações para potencializar as oportunidades profissionais. Ou seja, o networking nada mais é que uma moderna estratégia que tem o objetivo de estabelecer e manter relações de colaboração em âmbito profissional por meio de uma rede de contatos.

Essa importante ferramenta serve para viabilizar a construção de relações com pessoas que possam ajudá-lo a obter informações relevantes, aprofundar relações com clientes, tornar a empresa ou ideia de negócio mais conhecida, aumentar a sua visibilidade profissional, detectar oportunidades de negócio e desenvolver sua carreira.

A rede de relacionamento deve ser construída de maneira estratégica, levando em consideração aspectos e perfis de pessoas diferentes, mas que tenham interesses mútuos, já que se baseia na troca de experiências, informações e conhecimentos. Então, ela pode e deve abranger desde pessoas da família, amigos, colegas da faculdade e do trabalho, até pessoas de outras áreas.

A importância do networking para sua carreira

Saber se relacionar profissionalmente com pessoas de perfis diferentes, mas com interesses correspondentes aos seus, é importe para sua carreira porque irá aprimorar seus conhecimentos, estimular seu desenvolvimento e consolidar sua imagem profissional, garantindo assim uma oportunidade de crescimento.

Além é claro, de ser uma ferramenta que pode ser utilizada com uma excelente estratégia para alavancar sua carreira, uma vez que possibilita ao profissional formar alianças, fazer negócios comerciais e ainda apresenta opções de oportunidades interessantes e condizentes no mercado de trabalho.

Vale reforçar, que para ter sucesso fazendo networking é essencial e até indispensável que o profissional escolha um público-alvo com o qual tem compatibilidade para se relacionar, pois o verdadeiro objetivo desta rede são as relações de troca, já que possibilita benefícios tanto para você quanto para seus contatos.

Como fazer um networking eficiente

Para conseguir fazer um networking eficiente e que realmente gere resultados positivos para sua carreira, o profissional deve primeiro identificar o que ele tem a oferecer, como pessoa e profissional, para seus futuros contatos. Pois antes de estabelecer conexões profissionais é interessante conhecer as vantagens mútuas desse relacionamento.

Depois de identificar seus atributos profissionais e pessoais vem a parte mais complexa desta tarefa, que é estabelecer o seu verdadeiro objetivo ao criar uma rede de contatos. Essa informação é indispensável para saber exatamente o que irá motivá-lo a manter essa rede de contatos ativa.

Esse processo é importante porque além de ajudá-lo a determinar suas qualidades e qualificações profissionais e pessoais, que o tornam um profissional atraente para se conectar com outras pessoas, também irá possibilitar a construção de uma estratégia completa de networking para que você consiga alavancar sua carreira.

Como construir uma estratégia de networking para alavancar sua carreira

Agora, basta criar um perfil em uma rede social, preferencialmente em plataformas desenvolvidas e estruturadas para o âmbito profissional, como o LinkedIn. Esse perfil deve ser extremamente profissional e adequado para sua área de atuação ou interesse, para possibilitar, somente, conexões de pessoas relevantes para seu objetivo de carreira.

Ao construir um perfil profissional é interessante mantê-lo sempre atualizado, pois assim seu currículo também estará atualizado. Também é importante ter uma atenção especial com a foto do perfil, o ideal é optar por utilizar uma foto profissional. Isto é, uma foto onde o profissional está sozinho, com roupas adequadas e preferencialmente em um ambiente com um fundo neutro.

Após estar com o perfil pronto, basta investir na busca por contatos, pessoas que podem ajudá-lo a conquistar seus objetivos, para começar a se relacionar. Vale destacar, que as conexões de uma rede social profissional dependem também da atividade na plataforma, pois é indispensável manter seu perfil ativo, visível e atraente.

Então, crie e compartilhe conteúdos coerentes com seu objetivo e sua rede de contatos, faça comentários produtivos para impactar e gerar valor ao seu perfil, se possível participe de eventos online e presenciais, para manter um bom relacionamento com sua rede de contatos, e sempre interaja com as publicações da sua rede de contatos, pois mostra interesse e colaboratividade com os mesmos.

Passo a passo da estratégia de networking para alavancar sua carreira

  1. Crie uma rede de contatos analógica
  2. Esteja conectado a sua rede de contatos
  3. Comunique-se de maneira clara com sua rede de contatos
  4. Produza e/ou compartilhe conteúdos relevantes e interessantes
  5. Mantenha-se atualizado, para garantir o interesse da sua rede de contatos
  6. Ao se comunicar, deixe espaço para feedbacks da sua rede de contatos
  7. Não fale mal de seus concorrentes, apenas demonstre o que tem para oferecer
  8. Seja colaborativo e troque experiências, informações e conhecimentos
  9. Tenha interesse nas publicações da sua rede de contatos
  10. Mantenha um bom relacionamento com sua rede de contatos, se possivel frequentemente

Acreditamos que com este passo a passo completo de como criar uma estratégia de networking, você já está pronto para fortalecer sua imagem profissional e impulsionar sua carreira de maneira efetiva. Entretanto temos uma dica para ajudá-lo a conseguir crescer na sua carreira com a ajuda dos seus contatos.

Se você deseja ter uma carreira de sucesso, é interessante investir eu utilizar sua rede de contatos também para manter as pessoas conectadas a você sempre atualizadas sobre sua carreira, é valido expor o que você está fazendo e deixar claro seus anseios e objetivos para que você possa se conectar sempre com as oportunidades certas no momento certo.

Networking Profissional: O que é, para que serve e como fazer

A equipe do Oportunidades Profissionais te deseja sorte na criação da sua estratégia de networking para alavancar sua carreira e sugere que você também leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.