Trabalho Online: 10 empresas que contratam para trabalhar pela internet

A evolução constante da tecnologia é a responsável por possibilitar que muitos empreendedores e até mesmo funcionários de algumas empresas atuantes hoje no mercado possam trabalhar pela internet, diretamente de um escritório em suas casas ou home office, como também é conhecido. Isso é possível porque a estrutura necessária geralmente é básica, acessível e exige pouco espaço.

Além disso, outro fator interessante desta modalidade de trabalho que já conta com a vantagem de oferecer flexibilidade, já que possibilita aos profissionais maior qualidade de vida, é proporcionar também uma enorme quantidade de possibilidades de áreas e serviços para atuação, permitindo assim que mais pessoas, qualificadas, possam optar por trabalhar em casa pela internet.  

O mercado de trabalho para essa modalidade de trabalho se tornou uma opção bem atraente, pois permite que os profissionais troquem a parte desagradável de gastar horas se deslocando por uma rotina mais leve e condizente com suas necessidades profissionais e pessoais. Se você gostou da ideia e deseja trabalhar online de casa, preparamos este artigo completo que vai tirar todas as suas dúvidas sobre a modalidade.

Como funciona o trabalho pela internet

O trabalho pela internet ou online, como também é conhecido, é uma opção interessante para muitos profissionais, entretanto é recomendado apenas para aqueles que conseguem lidar também com as desvantagens características desta modalidade de trabalho, afinal de contas, todo trabalho tem desvantagens e saber identificá-las para superá-las é indispensável.  

A lista de desvantagens é pequena, mais muito válida, pois pode interferir muito na produtividade e capacidade de trabalhar do profissional. Um dos principais fatores desta lista de desvantagens requer apenas o entendimento de que a rotina e a organização do trabalho dependerão unicamente do profissional, e assim sendo é necessário saber administrar o trabalho para que renda e gere resultados.

No mais, temos também o fato de que o trabalho online normalmente é realizado de maneira solitária. Ou seja, essa modalidade de trabalho costuma proporcionar poucas ou nenhuma interação humana presencial, o que pode ser difícil para profissionais acostumados a conversar, trocar ideias ou interagir com colegas de trabalho.

Agora que já analisamos as principais desvantagens, é interessante também validar outras vantagens, como a possibilidade de trabalhar de onde quiser e poder oferecer seus serviços e/ou produtos digitais para mais de uma empresa e/ou pessoa ao mesmo tempo. Além disso, o trabalho pela internet também exige baixo investimento o que o torna ainda mais atraente.

De maneira geral o trabalho online, pela internet, funciona basicamente como em um escritório tradicional não convencional, já que o profissional poderá atuar em ambientes muito mais propícios a distrações e tentações, fator que exigirá maior foco, organização e disciplina do profissional, mas que também visa possibilitar maior qualidade de vida.

Tipos de trabalhos que pode ser feitos pela internet

A maioria dos trabalhos que são oferecidos para serem realizados por meio da internet, desenvolvidos online, são freelancer e como em qualquer outra modalidade de trabalho disponível no mercado, também são destinados a profissionais que possui conhecimentos específicos para atuarem na área e segmento.

Ou seja, para se tornar um profissional desta modalidade é preciso ter uma qualificação adequada e condizente com a área que deseja atuar. Vale reforçar ainda, que apesar de ser um mercado em expansão, a maioria dos trabalhos oferecidos nesta modalidade conta com uma grande taxa de concorrência, isso devido aos benefícios multos oferecidos e a falsa cresça de trabalho facilitado.

Tipos de trabalhos online:

  • Consultoria
  • Projetos temporários
  • Serviços de marketing digital
  • Serviços diversos para empresas
  • Criação de produto

Atualmente o mercado engloba basicamente estes cinco tipos de trabalhos, destacados acima. Entretanto, também existem outras opções, que são totalmente ligados à área de tecnologia, como programação, análise e desenvolvimento de sistemas, jogos digitais, entre outros que exigem habilidades, competências, especializações, vivencias e graduação.

Mas, como o foco deste artigo é auxiliar profissionais que desejam trabalhar de maneira mais independente, seja em home office, business centers, escritório ou coworking, com o objetivo de conquistar maior flexibilidade de horário e retorno monetário, reunimos também alguns exemplos de tipo de trabalho online.

Exemplos dos tipos de trabalhos que pode ser feitos pela internet

Para ajudá-lo a entender melhor a modalidade de trabalho online, onde o profissional pode trabalhar por meio da internet, a equipe do Oportunidades Profissionais apresentou, abaixo, algumas profissões e/ou áreas de atuações especificas e condizentes com as disponíveis no mercado.

Consultor de Marketing Digital

O consultor de marketing digital é o profissional responsável por oferecer suporte, a empresas e gestores, por meio de apresentação e acompanhamento de projetos com opções de campanhas para publicidade online no mercado e suas implicações para execução.

Ou seja, trata-se de um profissional que atua apresentando opções variadas e estratégicas do mundo digital para ajudar as empresas a estipularem uma estratégia de ações de marketing online para garantir resultados práticos na exposição da marca.

Entretanto, essa profissão exige capacitação, pois é imprescindível dominar a área para que possa oferecer serviços da mesma. Também é interessante se especializar em segmentos específicos do marketing digital, pois as empresas buscam profissionais qualificados que sejam capazes de conversar com o público nos canais digitais.

Assistente Virtual

O assistente virtual é um profissional que atua realizando tarefas online, de forma totalmente remota, em áreas diversas para atender a microempreendedores, pequenas e médias empresas, profissionais liberais, startups, youtubers, blogueiros e organizações.

O que torna essa uma profissão muito atraente, é que além da possibilidade de trabalhar em horários flexíveis e em locais diversos, ela ainda permite que o profissional possa atuar em várias áreas, já que possibilita a assinatura de múltiplos contratos com organizações e pessoas de nichos diferentes e que consequentemente possuem necessidades diferentes. 

Mas, vale lembra, que essa profissão, assim como a maioria, exige conhecimentos, habilidades e qualificações específicas para o exercício. Então, é recomendado que o profissional que deseja atuar na área faça um curso de especialização e/ou profissionalizante para aprender todos os aspectos necessários para exercê-la corretamente.

Designer Gráfico

O designer gráfico é o profissional responsável por criar e produz projetos de comunicação visual, embalagens de produtos, logotipos, identidade visual, ilustração, animação,  modelagem 3D e formatar matérias visuais como páginas na internet, outdoor, panfletos e outros. Trata-se de uma profissão muito versátil, entretanto, a mesma não é regulamentada, o que pode desvalorizar sua execução.

Além disso, essa é uma profissão que não exige um diploma de curso superior ou profissionalizante, porém exige muito estudo, que pode ser autodidata, além de domínio de ferramentas especificas, criatividade e inovação constante para a execução, pois é uma área que evolui rapidamente.

Influenciador Digital

O influenciador digital é uma pessoa referência em determinado assunto que consegue influenciar, por meio de exposição de ideias e opiniões que normalmente são publicadas em seus canais de comunicação, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, a maneira que seus seguidores encaram e consideram determinadas questões ou conceitos.

E essa influência pode ser utilizada para gerar uma renda, já que muitas empresa buscam por pessoas que tem a capacidade de atingir um grande número de pessoas de maneira fácil e rápida para reforçar seus produtos e/ou marca em campanhas de marketing online.

Mala Direta

O profissional que atua trabalhando com mala direta, trabalha no envio de mensagens promocionais, físicas ou eletrônicas, para os clientes de empresas contratantes, por meio de uma estratégia voltada para a divulgação de produtos e/ou serviços que tem o objetivo de aumentar as vendas.

Como trabalhar pela internet

Infelizmente para alguns e felizmente para outros, os trabalhos online costumam ser freelancer ou autônomos, já que as empresas que buscam esses profissionais dificilmente querem um profissional com vínculo empregatício para exercer atividades que muitas vezes são temporárias.

Deste modo, é importante ter em mente que a maioria dos trabalhos online oferecidos hoje pela internet não são permanentes, ou seja não tem garantia de recorrência, e assim sendo só podem ser lucrativos se forem estruturados para atender um maior número de pessoas e/ou empresas.

Então, o ideal é que os profissionais que desejam trabalhar online, pela internet, procurem investir no desenvolvimento de um negócio próprio que utilize um modelo de negócio que preza por oferecer serviços e/ou produtos digitais que podem ser oferecidos somente pela internet.

Estrutura necessária para trabalhar pela internet

Os profissionais que desejam trabalhar pela internet diretamente de sua casa, home office, business centers, escritório ou de um coworking precisam investir em um local com infraestrutura adequada e equipamentos pertinentes e condizentes com o serviço para exercer o trabalho.

Um dos aspectos que é primordial para esta modalidade de trabalho é a necessidade de um local que proporcione um ambiente calmo e silencioso, afinal de contas, não tem como se concentrar em ambientes barulhentos e bagunçados, além é claro de que existe a possibilidade de contato com o contratante e/ou cliente do mesmo.

Outro fator importantíssimo é a velocidade da internet, já que um trabalho online parte da premissa de que o profissional esteja online para executar suas funções rapidamente. A agilidade da rede também é necessária e até indispensável para que o profissional consiga investir em trabalhos que possam ser oferecidos simultaneamente a mais de uma empresa e/ou pessoa.

Obviamente existem outros fatores que são importantes para conseguir ter sucesso trabalhando online, como cumprir horários, usar roupas apropriadas, evitar distrações, manter o local de trabalho organizado e com todos os objetos necessários para execução, utilizar ferramentas de produtividade, manter contato com a contratante, fazer pequenas pausas e outros que podem fazer muita diferença na produtividade do trabalho.

Empresas que contratam para trabalhar pela internet

Vale destacar, que algumas empresas que contratam profissionais para trabalhar online exigem que o profissional possua uma estrutura e impõem algumas regras básicas, predeterminadas, que podem variar de contratante para contratante.

Entretanto, também existem alguns casos onde a empresa contratante oferece os equipamentos e a estrutura para execução do trabalho, ou seja o trabalho é realizado fora das dependências da empresa, mas com uso da tecnologias de informação e de comunicação do empregador.

10 empresas que contratam para trabalhar online:

Relatamos a seguir um pouco sobre cada uma das 10 empresas apontadas, acima, juntamente com dados de como visualizar e se candidatar para as vagas em aberto.

Gol Linhas Aéreas

A Gol Linhas Aéreas é uma companhia aérea em operação desde 2001 que oferece opção de trabalhos online, de casa, ou como é nomeado pela empresa home based, para atuação no setor de suporte ao cliente como Teleoperador Home Based para setores diversos como SAC, Smiles e Vendas.  

É possível visualizar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso a página Trabalhe Conosco da Gol onde são apresentadas todas as vagas abertas disponíveis na companhia aérea.

Locaweb

A Locaweb é uma empresa de tecnologia que oferece serviços de internet, atendimento especializado e conteúdo em operação desde 1998. A Locaweb oferece opção de trabalhos online, para atuação no setor comercial para atendimento dos Leads via Chat, telefone, e-mail e helpdesk..

É possível acessar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso ao site Jobs Powered página Locaweb onde são apresentadas todas as vagas abertas disponíveis na empresa.

PartnerHero

A PartnerHero é uma empresa privada de software e terceirização que foi fundada em 2014 e que possui escritórios nos EUA, Honduras, Alemanha e Filipinas, além de contar também com associados remotos em 17 países, incluindo Turquia, Brasil, Marrocos, Itália, França, Espanha e Japão.

A empresa que é especializada em terceirização, startups, tecnologia, otimização de processos, moderação de conteúdo e experiência do cliente. E oferece vagas de trabalho online, ou remoto ou como é nomeado pela empresa, para atuação no setor de suporte ao cliente.

É possível visualizar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso a página de carreiras da PartnerHero onde são apresentadas todas as vagas, mundialmente, abertas na empresa.

3M

A 3M é uma grupo multinacional americano de tecnologia diversificada, organizado em unidades de negócios reunidas em grandes mercados, como comunicações; designe e construção, eletrônica; energia; indústria; mineração, petróleo e gás; segurança; saúde; setor automobilístico; soluções comerciais; transporte e produtos para consumidor. E que conta com instalações em mais de 60 países em todo o mundo.

É possível visualizar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso a página da 3M na My Workday Jobs onde são apresentadas todas as vagas abertas na empresa.

Home Agent

A Home Agent é uma empresa de call center que atua no mercado desde 2011 e oferece serviços de atendimento ao consumidor dos seus clientes. A Home Agent oferece opção de trabalhos online, em modelo home office, para profissionais contratados no regime CLT, para as áreas de atendimento e vendas.

A empresa ainda fornece aos seus profissionais contratados todo o hardware e mobília adequada para execução das atividades, além de fazerem a homologação do espaço físico onde será executado o trabalho.

É possível visualizar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso a página da Home Agent na Gupy onde são apresentadas todas as vagas abertas na empresa.

Ticket

A Ticket é uma empresa europeia que foi criada em 1962, que chegou ao Brasil em 1973 e que se tornou uma marca que integra o grupo Edenred em 2010. A Ticket atua oferecendo benefícios como Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Transporte, Ticket Car, Ticket Express e Ticket Cultura, por meio de um convenio para trabalhadores de empresas que contratam os benefícios Ticket.

É possível visualizar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso a página da Ticket no Vagas.com onde são apresentadas todas as vagas abertas na empresa.

B2W Digital

A B2W Digital é uma empresa que opera por meio de uma estrutura multicanal, multinegócios e que também oferece serviços de tecnologia, logística, distribuição, atendimento ao cliente e pagamentos.

A Companhia atua nas seguintes frentes: e-commerce nas marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato; plataformas de serviços de crédito ao consumidor, com o Submarino Finance e o Digital Finance; plataforma de tecnologia; plataforma de logística, distribuição e atendimento ao cliente; e Marketplace.

É possível visualizar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso a página da B2W Digital no LinkedIn, Vagas.com e Gupy onde são apresentadas todas as vagas abertas na empresa.   

Intel

A Intel é uma empresa de tecnologia que é referência na fabricação de computadores mundialmente, no Brasil a Intel possui instalações em São Paulo. Entretanto as vagas para trabalhar na Intel são pouco divulgadas e bastante disputadas.

A companhia não divulga vagas em plataformas especificas, entretanto mantém em seu site oficial uma página para os candidatos se cadastrarem para concorrer a empregos no Brasil.

Dell

A Dell mantém um Programa de Ambiente de Trabalho Conectado que permite que os membros, qualificados da equipe, possam exercer suas funções online, ou como a empresa nomeia remotamente.

É possível visualizar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso a página de carreiras no site da Dell onde são apresentadas todas as vagas abertas na empresa. A página oferece filtros que auxiliam na localização mais rápida de vagas remotas.

A companhia ainda disponibiliza um plugin de cadastro para que os profissionais interessados recebam, por e-mail, dados das novas vagas abertas na empresa.

DB1 Global Software

A DB1 Global Software é uma empresa com foco em desenvolvimento de soluções de software personalizados para os negócios dos seus clientes. A empresa oferece trabalhos online ou Allows Remote, como é apresentado pela mesma, para profissionais da área de tecnologia, comunicação, ciências contábeis, vendas, gestão de pessoas e outras.

É possível visualizar e se candidatar as vagas em aberto através de acesso a página da DB1 Group na plataforma de recrutamento Recruiterbox onde são apresentadas todas as vagas abertas da DB1 Global Software. A plataforma ainda possibilita um plugin “Keep me posted” de cadastro para recebimento de novas vagas por e-mail.

Além das 10 opções citadas, acima, existem muitas outras empresas que oferecem trabalhos pela internet disponíveis no mercado, e para encontrá-las, basta acessar plataformas de divulgação de vagas de emprego de empresas que adotam essa modalidade de trabalho.

Uma plataforma muito útil para essa busca hoje é a rede social LinkedIn, já que a mesma oferece ferramentas que possibilitam fazer pesquisas por termos, como “home based” ou “home office”, o que agiliza a busca. Além disso, o profissional também pode procurar por vagas diretamente nos sites das empresas ou plataformas facilitadoras de contato.

Plataformas que facilitam o contato do profissional com a contratante

Atualmente existem muitas opções de sites e plataformas que visam facilitar o contato entre os profissionais, freelancer e/ou autônomo, com as empresas ou pessoa que precisam de serviços. Mas isso, normalmente possibilita pequenos serviços pontuais, que devem seguir uma programação rígida para gerar uma renda válida para o profissional.

Ou seja, esses sites e plataformas atuam intermediando o contato das partes e oferecendo diversos tipos de trabalhos online que podem ser executados somente por profissionais cadastrados nestas plataformas para prestar o serviço, já que levam o nome e credibilidade da marca da plataforma ou site.

Sites e plataformas que podem ajudá-lo a começar a trabalhar online:

  • 99 Freelas
  • Workana
  • Freelancer
  • Hotmart
  • WeDoLogos 
  • Rock Content
  • Getninjas

Para ter acesso aos trabalhos online oferecidos nos sites e plataformas especializadas de serviços online, o profissional precisa se cadastrar junto ao site ou plataforma e seguir os processos internos para conseguir ser elegível para conseguir um trabalho.

Trabalho Online: 10 Empresas que contratam para trabalhar pela internet

Oportunidades Profissionais preparou este artigo completo sobre trabalho online, para ajudá-lo a conhecer e conquistar uma oportunidade no mercado. Além disso, também sugerimos que você leia os demais textos do site para se preparar melhor para o mercado. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.