Pular para o conteúdo

Programa Adolescente Aprendiz Caixa: Guia completo

  • Carreira

Conheça o programa Adolescente Aprendiz Caixa, o que é, como funciona e como se inscrever. Guia completo.

Anúncios

O Adolescente Aprendiz da Caixa, mais conhecido como Jovem Aprendiz, é um projeto amparado pela Lei de Aprendizagem, que tem como objetivo a inclusão de jovens no ambiente de trabalho, proporcionando experiência teórica e prática.

Sendo a parte prática dentro da própria instituição e teórica em empresas parceiras da Caixa. Portanto, se você tem entre 15 e 17 anos e está cursando ou já concluiu o ensino médio e fundamental, essa é uma oportunidade e tanto para dar início a sua carreira no mercado de trabalho.

Para te ajudar nesse primeiro passo e a entender melhor como funciona o programa Adolescente Aprendiz Caixa, desenvolvemos este guia. Aqui, você irá encontrar tudo o que você precisa saber, desde os pré-requisitos até a inscrição. Faça uma ótima leitura!

Anúncios

Leia também:

Programa Adolescente Aprendiz Caixa: Guia completo

O que é e como funciona o programa Adolescente Aprendiz Caixa

O programa Adolescente Aprendiz Caixa é um projeto que tem como objetivo promover a capacitação profissional em serviços bancários e administrativos, ao mesmo tempo em que incentiva a prática da cidadania, de valores éticos e profissionais a jovens adolescentes menores de 18 anos.

A seleção e contratação dos candidatos ocorre por meio de Entidades Sem Fins Lucrativos validadas pelo Ministério do Trabalho que são selecionadas por meio de Chamada Pública e conveniadas à Caixa.

Os participantes recebem um salário condizente com a categoria de Jovem Aprendiz, além de benefícios como auxílio alimentação, vale transporte, férias e 2% de FGTS.

Anúncios

Quanto a carga horária é de 4 horas/dia, sendo que, um dos dias de trabalho é destinado a parte teórica em uma das instituições parceiras.

Dessa forma, o jovem é capaz de transitar entre o ensino básico, trabalho e capacitação sem excessos, o que proporciona uma introdução gradativa ao mercado de trabalho, sem gerar grandes impactos e exaustão.

Pré-requisitos para participar do programa

  • Ter entre 15 e 17 anos completos
  • Ter renda familiar de até 50% do salário mínimo por pessoa;
  • Estar cursando no mínimo o 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente na Educação para Jovens e Adultos.

Como se inscrever no programa Adolescente Aprendiz Caixa

Para participar do programa, o jovem interessado deve acessar a página de trabalhe conosco no site da Caixa Econômica e verificar a disponibilidade de vagas com as instituições parceiras de cada estado. Veja:

  • Primeiramente, acesse o portal oficial da caixa
  • Vá até o final da página e procure por “Trabalhe na Caixa”
  • Agora, role a página até chegar na seção “programa adolescente Aprendiz”
  • Leia todos os detalhes referentes ao programa e clique em “Conheça aqui as Entidades Parceiras de Aprendizagem​.”
  • Informe seu estado e faça a busca
  • Visite o site da instituição parceira e siga o processo de inscrição

Outra forma é visitar o portal CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que é a responsável por intermediar a contratação e divulgação dessas vagas. Para isso, veja um guia completo.

Se prepare para o mercado de trabalho

Segundo a Caixa, há grandes chances dos participantes do programa Adolescente Aprendiz serem efetivados logo após a finalização do período de contrato. Contudo, é levado em conta o seu desempenho e capacidade de evolução.

Desse modo, é preciso se aprofundar e desenvolver novas competências que contribuam para o desempenho da instituição e lhe torne um recurso valioso e necessário. 

Mas, se não tenho dinheiro para investir, o que fazer?

Existem diversos cursos gratuitos pela internet como os oferecidos pelo Governo Federal, Senai, Senac, Faetec, Fundação Bradesco entre outros. Grande parte deles é necessário apenas fazer o cadastro e começar a estudar, sem burocracia e períodos de aprovação.

Ou seja, com apenas algumas horas de dedicação por dia, determinação e persistência você pode construir a sua carreira dentro de uma das instituições bancárias mais sólidas do país e caso a efetivação não aconteça, não se desanime, você está construindo o seu portfólio de experiências e conhecimentos.

Por fim, esse foi o nosso conteúdo sobre o programa Adolescente Aprendiz da Caixa, mais conhecido como Jovem Aprendiz, onde lhe mostramos desde o que é esse projeto até o processo de inscrição. Espero que tenha gostado e caso ainda tenha dúvidas deixe na caixa de comentários abaixo que vamos te ajudar.

No mais, obrigado por nos acompanhar até aqui e para conhecer outras ações semelhantes, acesse: Jovem Aprendiz nos Bancos.

CONTEÚDO RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Procurando uma alternativa de cartão de crédito, mesmo com nome sujo? Toque aqui ou no botão abaixo e saiba como pedir o seu:

1 comentário em “Programa Adolescente Aprendiz Caixa: Guia completo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *