Resumo de qualificações profissionais para currículo

0
Exemplos de resumo de qualificações profissionais para currículo. Saiba como preencher, independente se você já tem experiência ou busca o primeiro emprego.

Preencher o campo resumo de qualificações profissionais no currículo é uma tarefa simples, no entanto costuma gerar muitas dúvidas na maioria dos candidatos, pois exige que o mesmo apresente de maneira profissional e resumida suas competências e experiências para que gere interesse no recrutador, o que infelizmente é difícil porque muitos profissionais encontram dificuldade em falar de si mesmo.

Este campo tem como principal objetivo apresentar uma visão geral sobre o candidato, além disto ele ainda preza por mostrar como o perfil daquele candidato poderá contribuir com a organização. Deste modo, este é um campo fundamental por atuar como uma introdução profissional, que mostra as principais qualificações profissionais do candidato.

E por esse motivo que o profissional deve colocar as informações de forma objetiva e contundente. Para ajudar os profissionais que não sabem como preencher o campo resumo de qualificações no currículo a se inspirarem o Oportunidades Profissionais desenvolveu este artigo completo sobre este tópico que é imprescindível  para destacar seu currículo.

O que colocar no resumo de qualificações profissionais

O campo de resumo de qualificações profissionais deve sempre ser posicionado logo no início do currículo, logo após o campo objetivo profissional, isso porque o mesmo mostra todas as maiores realizações e habilidades do candidato que são  diretamente relacionadas a vagas que precisam ser preenchidas pela empresa.

E assim sendo o campo é direcionado a informações como formação acadêmica, conhecimento de softwares, idioma estrangeiro, experiência na área, premiações e resultados objetivos, ou seja o profissional deve relacionar suas habilidades e/ou conquistas profissionais relacionada ao trabalho para o qual está se candidatando.

Ao desenvolver o campo de resumo de qualificações dê preferência por empregar apenas termos contextualizados, que deixa o conteúdo mais condensado, focado e otimizado. Também recomendamos que os candidatos evitem utilizar adjetivos abrangentes como, competente, proativo, perfeccionista ou determinado.

Exemplos de termos que podem e devem ser empregados

  • Bom conhecimento em…
  • Experiente em …
  • Intensa vivência em …
  • Grande potencial de trabalho com…
  • Facilidade em…
  • (X) anos de experiência sólida em…
  • Intensa vivência de…
  • Habilitado em…

Estes tipos de termos garantem um tom mais sério, sóbrio e solene e ao seu currículo e ainda demonstra mais objetividade, segurança e profissionalismo por parte do profissional.

Dicas para escrever um resumo de qualificações

A primeira dica foca na apresentação deste campo, o mais recomendado é que o campo resumo de qualificações seja desenvolvido em tópicos, de maneira lógica e coerente, com no máximo cinco marcadores, com ressalva apenas para os casos onde o profissional possui muitas experiências que sejam relevantes para a candidatura.

Outra dica interessante é primeiro ler atentamente as competências solicitadas na descrição da vaga, para ser possível, a partir das exigências para o cargo e autoconhecimento do candidato sobre sua carreira, sintetizar algumas qualificações coerentes e verdadeiras para preencher o campo de maneira lógica e singular.

E por último, mas não menos importante, preze por criar um modelo diferente para cada vaga ou área de atuação que pretende se candidatar, isso porque cada vaga ou área específica exigirá um tipo diferente de perfil profissional com características distintas para atender as necessidades da vaga e empresa. Ou seja, um único modelo genérico não garantirá bons resultados.

3 exemplos para colocar no resumo de qualificações do seu currículo

Antes de começar a desenvolver o seu resumo de qualificações profissionais para o currículo, o profissional precisa compreender que este campo deve funcionar como uma sinopse da sua carreira, para que seja capaz de gerar interesse no recrutador para que ele lhe convide para participar de uma entrevista ou processo seletivo para concorrer a vaga almejada.

Primeiro emprego

  • Rápido aprendizado
  • Boa comunicação, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe fazem parte do meu perfil profissional
  • Domínio do pacote Office
  • Conhecimento intermediário em inglês
Leia também: Currículo para primeiro emprego [dicas para elaborar o currículo sem experiência]

Candidato com experiência

  • Profissional com ampla experiência em x (citar área de atuação)
  • Experiência como x (citar profissão)
  • Atuação como x (citar projeto que tenha atuado dentro do nicho)
  • Amplo conhecimento em x (citar segmento)
  • Especialista nas áreas de x (citar especialização)

Candidato em transição de carreira

  • Profissional com x anos de experiência no mercado, com foco em x (citar áreas de especialização da profissão)
  • Atuação na área x (citar cargo) com experiência em x (citar conhecimentos específicos para exercer as funções do cargo)
  • Experiência em x (citar área), atualmente em transição de carreira.

Lembre-se que saber como fazer um currículo é muito importante no mercado atual, uma vez que o mesmo se torna, a cada dia, mais dinâmico e competitivo, o que faz com que os candidatos que procuram ingressar no mercado precisem se tornar verdadeiros especialistas para conseguirem administrar suas carreiras.

Resumo de qualificações para currículo

A equipe do Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte para que seu currículo seja selecionado para a vaga que almeja e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.