Como descrever perfil profissional no currículo

Saiba como descrever perfil profissional no currículo e aumente as suas chances de ser selecionado para a entrevista.

Quando for desenvolver seu currículo tenha em mente que ele é o primeiro contato que a empresa tem com o seu perfil profissional, tornando extremamente importante planejar cada etapa desta apresentação, para despertar o interesse do recrutador.

Por isso é necessário criar um resumo da sua carreira e desenvolver um plano de carreira completo, onde através de autoconhecimento identificará seus interesses, habilidades, qualificações, competências e experiências anteriores, para aprimorar sua habilidade para descrever o seu perfil profissional no currículo.

Confira a seguir algumas dicas que te ajudarão a usar as informações de forma objetiva para elaborar um currículo com um perfil profissional de sucesso e que o valorize.

Como descrever perfil profissional no currículo

O que é o perfil profissional

É uma forma de apresentação profissional que deve constar no seu currículo.
Consisti em um resumo de suas qualificações dentro de uma manobra de venda de si mesmo, onde você deve demonstrar suas características e qualidades que trarão vantagens e benefícios àquela instituição.

É basicamente dar motivos para ser contratado. É como dizer eu sou o funcionário que sua empresa precisa para obter resultados bem sucedidos.

como descrever perfil profissional no currículo

No perfil profissional deve conter a descrição de suas habilidades, qualificações e experiências profissionais que podem ser aplicadas a vaga a qual se candidatou.
Lembre-se que este é um dos campos mais importantes do currículo e deve ser curto, claro e objetivo.

Para descrever seu perfil profissional no currículo de modo que te valorize é importante destacar o seu grau de conhecimento, suas competências e quais foram às realizações conquistadas nas experiências anteriores.

Exemplos:

  • Histórico de experiência no setor de recursos humanos de empresas de grande porte.
  • Conquistou grandes números de acordo com os gráficos superando as expectativas.
  • Reconhecido pelo profissionalismo, aprendizado rápido e pelos resultados obtidos.

O que não colocar em um perfil profissional

Saber o que não colocar no perfil profissional é tão importante quanto saber o que colocar. Afinal as informações incluídas no currículo, devem ser escolhidas de modo que o recrutador constate com clareza quem é aquele profissional.

Somente confirme que você sabe fazer o que está dizendo que sabe.

Para isso evite clichês sem significado, mantenha o foco no seu plano de carreira e principalmente não minta.

Exemplos de clichês:

• Sou uma pessoa dinâmica
• Sou uma pessoa comunicativa
• Sei trabalhar em equipe

Nestes exemplos de frases não consta informações objetivas de experiência, habilidades, qualificações ou realizações profissionais, ela demonstra somente características soltas que não te relevância e ainda podem passar uma ideia de que você não tem nenhum diferencial para citar.

Modelos de estrutura do campo perfil profissional

Existem dois formatos que podem ser usados para descrever o seu perfil profissional que irá destacar suas qualificações de formas diferentes de acordo com a apresentação pessoal que melhor te representa. Texto corrido ou estrutura de tópicos.

Modelo de perfil profissional em texto corrido

Um texto onde você vai contar um pouco da sua vida profissional, habilidades, conquistas, experiências e aprendizados.
Este modelo te permite usar a criatividade para descrever suas habilidades e experiências profissionais de forma mais produtiva e engenhosa.

Modelo de perfil profissional em estrutura de tópicos

Uma lista com os tópicos mais relevantes da sua carreira, relacionando as suas habilidades, conquistas, experiências e aprendizados.
Este modelo facilita a leitura e evidência as suas competências e experiências.

Para desenvolver um perfil profissional bem elaborado que destaque suas melhores habilidades, realce sua imagem profissional e abra portas é necessário investir um tempo em autoconhecimento profissional, para saber cada aspecto da sua carreira. Uma vez que somente assim construirá um perfil profissional de sucesso.

Agora que você já sabe tudo para preencher o seu perfil profissional corretamente, acreditamos que já esteja pronto para desenvolver com clareza e objetividade o seu currículo para despertar o interesse do recrutador.

Caso tenha alguma dúvida, critica ou sugestão a respeito de como descrever perfil profissional no currículo, fique à vontade para deixar um comentário que a nossa equipe terá um enorme prazer de responder o mais breve possível.

5/5 (1 Review)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *