Pular para o conteúdo

Objetivo profissional no currículo: Saiba como colocar e exemplos prontos

Descubra o que colocar no objetivo profissional no currículo, além de ter acesso a modelos prontos para adaptar a todos os cargos e profissões.

Anúncios

Começar um currículo com um objetivo profissional bem escrito pode ser a chave para capturar a atenção dos recrutadores.

Afinal, é uma oportunidade de mostrar rapidamente quem você é, o que busca e como pode contribuir para a empresa, destacando suas qualidades e aspirações de maneira direta e convincente.

Portanto, se você quer começar com o pé direito e chamar atenção dos recrutadores desde o primeiro contato, fique com a gente até o final e entenda como escrever seu objetivo profissional. Faça uma ótima leitura!

Anúncios

Leia também:

Modelos de Currículo Online: Confira Opções Prontas para Editar

Melhores sites para procurar emprego: Guia atualizado

Entrevista de emprego: 10 exemplos de perguntas e respostas

Objetivo profissional no currículo: Saiba como colocar e exemplos prontos

O que é objetivo profissional?

O objetivo profissional é uma breve declaração no currículo que resume suas metas de carreira, posição desejada e o que você espera alcançar no médio e longo prazo dentro da empresa.. 

Ou seja, este campo serve para orientar os recrutadores sobre suas intenções e compatibilidade com a vaga. Veja um exemplo simples na prática:

“Vendedor experiente com mais de 4 anos de atuação em vendas diretas, buscando um cargo de gerente para liderar equipes no setor, impulsionar as metas e contribuir para o crescimento e sucesso da empresa.”

Considerando que a vaga pretendida esteja alinhada com a vaga disponível, as chances desse candidato ser chamado para uma entrevista de emprego é consideravelmente maior em relação aos outros participantes, já que ele facilita a vida do recrutador e sintetiza de maneira clara suas experiências e pretensões.

Entre no nosso grupo do WhatsApp.

Como escrever o objetivo profissional no currículo

Para criar um objetivo profissional impactante, seja claro e direto, usando frases curtas com no máximo 2 ou 3 linhas para facilitar a leitura e reconhecimento dos recrutadores. 

Pesquise sobre a empresa e a vaga para alinhar seu objetivo com a missão, visão e valores da organização, e utilize palavras-chave relevantes para aumentar suas chances de passar pelos sistemas de rastreamento de currículos (ATS).

Além disso, cuidado com promessas e frases vazias. Como já foi dito anteriormente, o objetivo profissional serve a um único propósito: descrever suas experiências, habilidades e aspirações mais pertinentes à vaga, portanto, sem exagerar ou falsificar informações. 

Objetivo profissional no primeiro emprego

Escrever o objetivo profissional para o primeiro emprego pode ser uma tarefa ainda mais desafiadora, mas existem algumas estratégias que podem ser utilizadas. 

Neste caso, o objetivo deve destacar sua vontade de aprender e crescer na área escolhida. Relacione habilidades adquiridas e experiências educacionais que se alinhem com a vaga, usando uma linguagem simples e direta. 

Outro ponto importante é manter o texto curto e específico, evitando clichês, promessas ou informações falsas. Afinal, caso você seja selecionado o seu currículo pode ser colocado à prova e tudo que tinha pra dar certo acaba caindo por terra.

Veja um exemplo na prática:

“Busco minha primeira oportunidade após concluir o Ensino Médio. Tenho muito desejo de aprender e sou proativo, espero colaborar na área de marketing, onde posso colocar meus conhecimentos em prática.”

Por último, caso esteja se candidatando em diversas vagas simultaneamente, não se esqueça de adaptar o seu currículo para cada uma delas, a fim de demonstrar entusiasmo, cuidado e respeito.

7 modelos prontos para objetivo profissional

Agora, que você já entende para que serve o campo de objetivo profissional, é hora de colocar a mão na massa.

Para te ajudar inicialmente, desenvolvemos 7 modelos prontos para utilizar em todo e qualquer tipo de contexto.

Contudo, indicamos que utilize essas opções apenas como base para criar o seu próprio texto e deixá-lo ainda mais personalizado e alinhado com suas experiências e especificidades da vaga. Veja:

  1. “Com anos de experiência em [setor ou função], procuro uma posição na [Nome da Empresa] onde possa aplicar meus conhecimentos em [competências chave] e ajudar a empresa a atingir suas metas de curto, médio e longo prazo.”
  2. ,”Profissional com ampla experiência em liderança e gestão de equipes, buscando uma oportunidade na [Nome da Empresa] para aplicar minhas habilidades de liderança estratégica e motivar equipes.”
  3. Gostaria de atuar na [setor ou função] e prestar apoio em atividades de [setor ou função] para contribuir com o desenvolvimento e a geração de resultados da empresa.
  4. “Com sólida experiência em [setor ou função], procuro uma posição na [Nome da Empresa] que me permita utilizar minhas habilidades em [competências chave] e contribuir para o sucesso da empresa. Estou ansioso para enfrentar novos desafios e crescer dentro da empresa.”
  5. “Com um histórico comprovado de sucesso em minha área, busco integrar a equipe da [Nome da Empresa] para contribuir com minhas habilidades e atingir metas ambiciosas.”
  6. Primeiro emprego: “Procurando uma oportunidade na [Nome da Empresa] para iniciar minha carreira profissional e adquirir experiência no mercado de trabalho. Estou motivado para aprender, contribuir com dedicação e crescer junto com a empresa.”
  7. Estagiário: “Buscando uma posição na [Nome da Empresa] para aplicar os conhecimentos adquiridos durante a minha formação de [formação] e contribuir para o sucesso da organização.”

Para concluir, lembre-se que o objetivo profissional é apenas uma dentre as informações principais que você deve colocar no seu currículo, ainda há outros campos que precisam ser considerados para uma boa apresentação como dados pessoais, resumo profissional, habilidades e competências, resumo de qualificações e experiência profissional.

A verdade é que todo detalha conta, desde a fonte que você escolhe até a forma como envia. Por esse motivo, procure sempre revisar o seu currículo e otimizar ao máximo para se destacar e chamar a atenção dos recrutadores.

Ainda com dúvidas sobre como escrever seu objetivo profissional ou o que colocar no seu currículo? Deixe na caixa de comentário abaixo que o Oportunidades Profissionais vai te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *