Como fazer resumo profissional para currículo

Elaborar um currículo dá muito trabalho, principalmente por que atualmente existem milhares de profissionais qualificados que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Mas para se destacar e chamar a atenção dos recrutadores é fundamental fazer um currículo completo com informações claras e objetivas.

Por isso introduzir o campo resumo profissional em um currículo é importante, uma vez que o mesmo é capaz de auxiliar o recrutador a fazer uma avaliação concisa e imediata das suas qualificações, habilidade e realizações profissionais.

Este artigo vai te ajudar a entender o que é um resumo profissional, qual a importância de fazer um bom resumo profissional para o seu currículo e como fazer um resumo ideal, das suas qualificações profissionais para que chame a atenção do recrutador.

Entenda a importância do campo resumo profissional

Para identificar a importância do campo resumo profissional, é preciso primeiramente entender o que é resumo profissional, como o mesmo poderá fazer diferença durante o processo de seleção e como ele poderá auxiliar na contratação do profissional.

O campo resumo profissional é destinado à uma descrição resumida, em poucas palavras, sobre as qualificações, habilidades e realizações profissionais do candidato, isso significa que o candidato precisa fazer um texto que contenha um conteúdo que chame a atenção do recrutador, já que isso fará grande diferença na hora da seleção.

Este campo é extremamente importa uma vez que o mesmo é capaz de auxiliar o recrutador a identificar se o perfil daquele candidato pode atender ou não os critérios da empresa. Ou seja, ele irá auxiliar o candidato que o fizer especificamente para a vaga para a qual o mesmo está se candidatando.

Como fazer resumo profissional para currículo

O que colocar no resumo profissional do currículo

O resumo profissional é um campo que deve estar posicionada no início do currículo, logo depois do campo informações pessoais e objetivo profissional. Ele também exige alguns padrões e diretrizes que devem ser seguidos para que se destaque em meio aos vários currículos que passam por um recrutador.

Seu resumo profissional deve conter suas principais experiências, como área de atuação, formação profissional, porte da empresa onde trabalhou e segmento, habilidades extras, resultados positivos obtidos nos empregos anteriores e dados que reforcem as informações colocadas no campo objetivo profissional.

Para fazer um resumo profissional bem completo e objetivo, o candidato deve escrever um conteúdo breve (com no máximo 100 palavras), com informações fundamentais e de fácil leitura, o mesmo pode ser desenvolvido tanto em formato de texto corrido quanto em formato de lista, ele também deve ser escrito na terceira pessoa e sempre utilizando termos comuns e curtos.

Como fazer um resumo profissional passo a passo

O candidato pode colocar o nome da profissão, função, formação acadêmica ou área de atuação e citar quanto anos de experiências na área. Isso é importante para que o recrutador identifique que o profissional tem as habilidades que o cargo exige. Experiências profissionais relevantes devem ser colocadas para afirmar a experiência no segmento, caso a vaga exija experiência.

Destacamos que ao citar a instituição de formação profissional, o candidato deve optar por siglas, uma vez que as mesma auxiliam o processo de leitura rápida que é utilizada pelos recrutadores.

Colocar habilidades extracurriculares relevantes (como idiomas, cursos, intercâmbios e outros) é extremamente importante, visto que as mesmas são consideradas um diferencial durante o processo de seleção. Caso possua resultados positivos obtidos nos empregos anteriores que seja relevante para a vaga ou segmento é muito valido citar, pois transmite maturidade profissional.

Como estruturar o conteúdo para o seu resumo profissional

O primeiro passo antes de elaborar o seu resumo profissional é desenvolver um esquema, uma espécie de esboço do texto, que te ajudará a estruturar o conteúdo com informações importantes.

Este esquema deve ser feito a partir das respostas de um pequeno questionário, relacionado aos seus objetivos e habilidades pessoais e que te garantam informações que possam ser utilizadas no resumo profissional.

Para te ajudar, elaboramos um pequeno questionário com 05 perguntas básicas que podem ajudar a colher informações para estruturar o seu resumo profissional. Segue:

  • Qual a sua profissão, função ou área de atuação?
  • Quais suas qualificações profissionais (formação)?
  • Onde trabalhou anteriormente, e quanto tempo ficou na empresa?
  • Quais eram as suas principais tarefas?
  • O que a empresa tem a ganhar com a sua contratação?

Destacamos que o candidato pode e deve elaborar mais questões que o ajudem a coletar mais informações relevantes a vaga. Após responder as perguntas, o candidato deve formatar as informações, adequar a linguagem e revisar a escrita, para que o mesmo possa ser utilizado como um resumo profissional.

O que não colocar no resumo profissional do currículo

Assim como existem informações que são fundamentais no campo resumo profissional, também existe aquelas que não precisam ser divulgadas, pois podem atrapalhar sua candidatura e ainda eliminar suas chances de conquistar a contratação.

Destacamos que atualmente existem dois erros comuns que são muito cometidos pela maioria dos candidatos disponíveis atualmente no mercado de trabalho e que devem ser evitados, uma vez que além de passarem uma imagem banal e sem atrativos do candidato ainda sugere um perfil apelativo.

O primeiro erro que normalmente é muito encontrado no mercado é o uso de adjetivos populares no resumo profissional, como “proativo”, “organizado”, “perfeccionista” ou “dedicado” que além de não expressarem as qualificações, habilidades ou realizações profissionais do candidato ainda não o torna atrativo para ser convidado para a próxima etapa da seleção.

O outro erro que encontramos regularmente é o uso de informações de experiências que não são relevantes para a vaga ou cargo pretendido, por isso recomendamos acrescentar apenas informações que poderão destaca-lo.

Resumo profissional para primeiro emprego

O resumo profissional do currículo deve ser utilizado para colocar uma descrição resumida,  sobre as qualificações, habilidades e realizações profissionais do candidato, sendo assim, na hora de definir o que colocar neste campo deve-se avaliar a relevância das informações, ou seja, se o candidato não tem experiências e nem qualificações relacionadas à vaga para a qual está se candidatando, o mesmo não precisa incluir uma síntese da sua carreira.

Desta forma, os candidatos que não possuem nenhum tipo de experiência, qualificações, habilidade ou realizações profissionais relevantes a vaga não precisam acrescentar em seu currículo o campo resumo profissional.

Vale destacar, no entanto, que candidatos a primeiro emprego que não possuem experiência e realizações profissionais, mas que contam com qualificações e/ou habilidade relevantes para a vaga, devem sim aproveitar os benefícios que o campo resumo profissional pode garantir aos candidatos que o acrescentam.

Exemplos de resumo profissional

Ressaltamos que o resumo profissional deve contar com informações objetivas, pontuais e organizadas de uma forma lógica, e caso opte pelo desenvolvimento através de texto corrido, o mesmo deve contar com no máximo dois parágrafos, caso contrário, o conteúdo fica muito grande e acaba sendo desinteressante para o recrutador.

Seguem alguns modelos de resumo profissional em formato de tópico, texto corrido, para primeiro emprego e que não deve ser utilizados, para auxiliar o entendimento de como o campo resumo profissional no currículo deve ser desenvolvido.

Modelo de resumo profissional em tópico

  • Publicitário com 05 anos de experiência na área de marketing digital;
  • Conhecimentos avançados de SEO;
  • Cursando especialização em gestão de Marketing Digital e Mídias Sociais na PUC Minas;
  • Espanhol Fluente;
  • Domínio de Photoshop, Google Analytics e WordPress.

Modelos de resumo profissional em texto corrido

Experiência de 03 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.

Cursando a noite o Técnico de Administração de Empresas pela FIEMG (jun/2020) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).

Em março/2018 concluí um curso de Apresentação do Sistema Tributário pela FGV (12 horas-online).

Modelos de resumo profissional para primeiro emprego

Profissional recém-formado em Engenharia Civil pela UNIBH, sem experiência profissional, mas com conhecimento avançado no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word). Inglês intermediário.

Modelo de resumo profissional que não deve ser utilizados

Sou uma pessoa muito proativa e dedicada. Com a minha experiência acredito que poderei dar o melhor para essa empresa. E por amar tanto a minha profissão garanto que ao me contratarem não haverá arrependimentos.

Seguindo essas dicas para aprender como fazer resumo profissional para currículo você aumentará consideravelmente as suas chances de avançar para a próxima etapa da seleção.

O Oportunidades Profissionais deseja muita sorte e sugere que você leia os demais textos do site para ter sucesso na sua carreira e está aberto a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *