Como se comportar em uma entrevista de emprego

Após receber uma ligação marcando uma entrevista de emprego, a maioria dos candidatos ficam muito ansiosos, pois a entrevista de emprego costuma ser um momento decisivo na vida dos profissionais que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, e por esse motivo se torna uma situação de muita tensão e nervosismo para os candidatos que acabam não sabendo como se comportar em uma entrevista de emprego e cometendo erros eliminatórios.

Por isso os profissionais precisam ter em mente que para se saírem bem na entrevista de emprego eles precisam se organizar para mostrar todo o seu potencial, não basta apenas preparar uma cópia do currículo, ter uma boa noite de sono e se alimentar bem no dia da entrevista, o candidato também deve saber como se comportar em uma entrevista de emprego para conseguir se destacar e conquistar a vaga.

É imprescindível que o profissional se prepare para se apresentar de maneira que agregue valor a sua candidatura e demonstre porque deve ser contratado, sem cometer erros que podem fazer com que o recrutador o considere inadequado para a vaga em aberto.  Para ajudá-lo com está difícil tarefa o Oportunidades Profissionais desenvolveu este artigo completo para quem precisa de dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego.

Se prepare com antecedência para a entrevista de emprego

O primeiro passo após ser convidado para uma entrevista é se preparar para se sair bem na entrevista de emprego, o que só é possível com muita organização e determinação, por isso recomendamos que os candidatos planejem com antecedência todos os detalhes, desde o cuidado com a aparência até a atenção com a postura, pois somente deste modo o mesmo estará pronto para se dar bem em todos os aspectos da entrevista de emprego.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

07 ações para se preparar para uma entrevista de emprego

  1. Estude a empresa e vaga em aberto
  2. Saiba falar sobre você
  3. Memorize e domine todas as informações do seu currículo
  4. Treine para as perguntas do recrutador
  5. Arquitete perguntas pertinentes sobre a empresa e a vaga
  6. Seja coerente com as informações compartilhadas em redes sociais
  7. Saiba como se vestir adequadamente para a entrevista

Além disso o candidato também deve, como já citamos no começo deste artigo, preparar no dia anterior uma cópia do seu currículo para levar na entrevista, ter uma boa noite de sono na noite anterior e se alimentar muito bem no dia da entrevista. Vale ressaltar a importância da pontualidade em uma entrevista, então aconselhamos que os candidatos cheguem sempre uns 15 minutos antes do horário marcado para que possa se conter para uma apresentação apropriada.

07 dicas de como se comportar durante uma entrevista

O candidato precisa ser profissional desde a sua chegada na empresa, uma vez que o mesmo certamente está sendo observado por todos, sendo assim é importante evitar mascar chicletes e estar com cheiros fortes de perfume ou cigarro, além disso ele também deve prezar por ser simpático e cumprimentar educadamente todos com os quais tiver contato.

Antes de iniciar a entrevista de emprego, é importante que os candidatos coloquem o celular no modo silencioso ou avião, para evitar interromper a entrevista. Agora, caso o candidato esteja passando por alguma situação emergencial na família, deve explicar ao entrevistador no inicio da entrevista a situação e que se receber uma ligação sobre o assunto terá que atender.

Confira abaixo as 07 dicas, que valem para qualquer área de atuação, de especialistas em recrutamento e seleção sobre como se comportar em uma entrevista de emprego.

1 – Seja cativante

Conquistar o recrutador é um fator muito importante em uma entrevista de emprego, por esse motivo recomendamos que os candidatos procurem cativar a atenção e o respeito do recrutador logo no início da conversa, ao cumprimentá-lo com um firme aperto de mão, uma fisionomia aberta e receptiva, um sorriso espontâneo e um olhar que os conecte.

Ser um profissional cativante envolve se apresentar como uma pessoa interessante, humilde e gentil, que saiba sorrir de forma sincera para todos sem levar em consideração a hierarquia social, ou seja, trata-se de um comportamento que inspira simpatia nas outras pessoas.

2 – Comunique-se de maneira profissional

O candidato deve ter em mente que todo o bate-papo que ocorre durante uma entrevista de emprego precisa ser extremamente profissional, mesmo quando o recrutador tornar o ambiente agradável, confortável e informal, pois sua comunicação verbal precisa ser clara para transmitir confiança e segurança.

Aconselhamos que o candidato dê preferência por utilizar uma linguagem mais formal e que evite usar apelidos, gírias, vícios de linguagem e comentários inconvenientes. E caso esteja participando de uma dinâmica de grupo seja a todo momento muito educado com o recrutador e com outros candidatos.

3 – Estabeleça uma linguagem corporal assertiva

A forma como o candidato age durante uma entrevista de emprego diz muito sobre a sua personalidade, por isso é muito importante que o candidato mantenha uma postura confiante e tenha muita atenção a todos os seus gestos e atitudes.

Aconselhamos que o candidato evite se sentar de maneira muito relaxada, opte por manter a coluna e ombros eretos e mantenha uma expressão facial neutra, pois irá transmitir mais segurança. Também recomendamos que o candidato evite cruzar os braços,  transparecer hábitos que possam aparentar nervosismo e tome muito cuidado para não gesticular demais.

4 – Mantenha contato visual

Ao manter contato visual o candidato demonstra mais confiança e interesse no bate-papo com o recrutador, não estamos dizendo para o candidato ficar olhando o recrutador fixamente, mas que demonstre que está totalmente focado na conversa.

Para não passar a impressão de que está contemplativo ao olhar fixamente para o recrutador, recomendamos que o candidato dirija seu olhar para a boca do recrutador quando o mesmo estiver falando e para os olhas quando o candidato estiver falando, pois essa ação confirma que o profissional está prestando atenção na conversa.

5 – Seja dinâmico e comunicativo

Apesar da entrevista de emprego ser um momento de avaliação, tanto para a empresa quanto para o candidato, ela deve ser pautada por um diálogo produtivo e tranquilo, pois ao se demonstrar dinâmico é comunicativo o candidato apresenta que não tem dificuldades em se comunicar. Mas vale reforçar a importância de falar somente o necessário.

Ou seja, nada de interromper o recrutador, falar demasiadamente ou falar enquanto pensa (sem pensar), pois isso pode passar uma péssima imagem ao recrutador que como já citamos aqui está avaliando todos os aspectos do candidato para decidir se aquele profissional está apto ou não para a vaga.

6 – Evite falar mal de empresas ou chefes anteriores

Os candidatos nunca devem criticar ou falar mal de empresas ou chefes anteriores, pois além de falta de profissionalismo do candidato essa atitude ainda pode ser encarada como um desabafo de um candidato mal agradecido que não sabe lhe dar com momentos de estresse, pressão, rotina, prazos ou relacionamentos interpessoais.

O candidato também deve ter em mente que ao falar mal de empresas ou chefes anteriores ele se coloca em uma posição difícil, pois, além de não ser profissional o fato do candidato estar usando a entrevista para desabafar pode ainda significar que o mesmo poderá, caso contratado, fazer o mesmo na empresa que pretende integrar.

7 – Não minta

Os recrutadores estão tão acostumados a fazerem entrevistas de empregos e por isso possuem competência para identificar quando um candidato está mentindo, através de análise de tom de voz e linguagem corporal. Portanto recomendamos que os candidatos não mintam, pois isso pode fazer com que o mesmo perca a oportunidade de trabalho e ainda manche sua imagem profissional.

Recomendamos que os candidatos procurem ser o mais verdadeiro possível e não invente competências ou experiências que não tem. Quanto a omitir informações, como de uma demissão, aconselhamos que opte por explicar as circunstâncias de uma perspectiva verdadeira mas de maneira que não o prejudique.

A melhor maneira de se comportar adequadamente em uma entrevista de emprego é se demonstrando calmo, objetivo sem ser muito resumido e preparado, mesmo quando o recrutador apresentar perguntas embaraçosas, agressivas e desafiadoras. Mantenha sempre uma linha de raciocínio clara mesmo quando estiver falando de defeitos e limitações, lembre-se o candidato deve sempre focar em resolver os problemas da empresa.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte na sua próxima entrevista de emprego e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.