O que colocar em informações adicionais no currículo

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, no último dia 15 de maio de 2019, o número de brasileiros desempregados no primeiro trimestre deste ano chegou a 13,4 milhões, o que automaticamente aumenta a competitividade no mercado. Diante destes dados os brasileiros que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho devem ficar mais atentos e começarem a se prepararem melhor para atender os requisitos das oportunidades que estão surgindo no mercado.

Isto significa que para conquistar está vaga concorrida, no mercado atual, os candidatos precisarão começar a acrescentar em seus currículos o campo intitulado informações adicionais ou como também é conhecido, informações complementares, aonde os mesmos deverão acrescentar algumas informações que com certeza são importantes para o desenvolvimento da carreira do candidato, mas que por não serem consideradas competências profissionais tradicionais normalmente não são acrescentadas aos currículos.

Por esse motivo, ressaltamos a importância deste campo que tem o intuito de dar mais ênfase para às habilidades e qualificações que adequam o candidato para o cargo e que não podem deixar de serem acrescentadas no currículo. E para ajudar aqueles profissionais que não sabem como descrever suas competências técnicas e comportamentais de forma clara e concisa para dar ao recrutador informações que possam aumentar as suas chances de contratação desenvolvemos este artigo completo sobre este tema que atualmente é muito escaco no mercado de trabalho, mas que pode determinar a conquista de uma vaga.

Campo de informações adicionais do currículo: O que é? Para que serve?

O campo informações adicionais ou informações complementares do currículo foi criado visando apresentar algumas habilidades e qualificações do candidato que não são consideradas competências profissionais e por isso não se encaixam em outro campo do currículo. Este campo também propõe que o candidato tenha um espaço no currículo para se destacar ao apresentar informações que são importantes por demonstrarem as aptidões do candidato como um todo.

Ressaltamos que o campo informações adicionais deve ser colocado no final do currículo, logo após o tópico “experiência profissional”, isso porque o mesmo tem o intuito de apresentar aos recrutadores as habilidades e qualificações do candidato que vão além da formação ou experiência profissional. Ele também tende a exibir algumas informações que tem o dever de agregar valor à candidatura.

Por isso que o campo informações adicionais deve ser focado em valorizar o perfil pessoal e profissional do candidato, ou seja ele deve ser criado para chamar a atenção do recrutador para que possa fazer diferença na hora da sua contratação. Vale lembrar que o mesmo também deve estar de acordo com o objetivo profissional do candidato e ser relevante para a vaga para a qual o mesmo está se candidatando.

O que colocar em informações adicionais no currículo

Nós temos como objetivo ser o seu portal número um para você conseguir progredir na sua vida profissional. Nós também somos incentivadores do Empreendedorismo, e em especial do Empreendedorismo Digital.

Você que se identifica ou quer saber mais sobre isso, recomendamos que assista a aula o Treinamento Fórmula Negócio Online, que é o treinamento mais recomendado para quem quer começar um negócio na internet do zero, clique aqui para acessar.

O que colocar em informações adicionais do currículo

Reafirmamos a importância de acrescentar ao campo informações adicionais somente informações que demonstrem as aptidões do candidato que sejam pertinentes a vaga e que possa contribuir para destacá-lo, por isso, antes de preencher as informações adicionais, tenha bastante atenção aos assuntos que serão abordados para não passar uma má impressão ao avaliador

Segue alguns exemplos de informações que são realmente relevantes e que devem ser inseridas somente neste campo.

  • Prêmios ou certificações de reconhecimentos acadêmico, técnico ou empresas anteriores;
  • Palestras, workshops e eventos que participou;
  • Cursos extracurriculares;
  • Registro no Conselho Regional da sua classe;
  • Trabalhos voluntários;
  • Viagens internacionais a trabalho;
  • Intercâmbios;
  • Disponibilidades de horários, viagens ou mudanças;
  • Habilitação (CNH) e veículo próprio (caso tenha disponibilidade de uso para o trabalho).

Junto as informações é importante acrescentar o nome da instituição que te capacitou e a data de início e término de cada atividade. Destacamos que estas informações são extremamente importantes para agregar valor à sua candidatura, isso porque cada citação demonstra ao recrutador alguns dos seus conhecimentos, aprendizados e vivencias que contam algo interessante sobre você como pessoa e sobre seus esforços para construir uma carreira.

O que NÃO colocar em informações adicionais do currículo

Além de saber o que colocar no campo informações adicionais do currículo, também é imprescindível saber o que NÃO colocar, isso porque como já explicamos anteriormente, estas informações realmente podem fazer muita diferença na hora da avaliação do seu currículo.

Segue dois exemplos de informações que não são relevantes e que não devem ser inseridas no seu currículo.

  • Características pessoais;
  • Referências profissionais

Lembre-se de manter o foco e não ignorar o campo informações adicionais, afinal de contas, ele existe exatamente para reunir todas as vivências da carreira do candidato que não se encaixam em outros tópicos.

Dica para preencher o campo informações adicionais do currículo

A melhor dica para conseguir preencher o campo informações adicionais de maneira que o componha adequadamente e que fique de acordo com os padrões esperados pelos especialistas em seleção, é inserindo somente informações que agreguem valor a sua candidatura. Ou seja, o candidato deve avaliar quais informações referentes as suas habilidades e qualificações realmente acrescentará algum diferencial que o tornará mais apto para a vaga para qual você está se candidatando.

Modelos de informações adicionais prontas para currículo

Agora que já aprendemos o que é, para que serve, o que colocar e o que não colocar em informações adicionais do currículo, veja a seguir 03 modelos de informações adicionais prontas para currículo que o ajudaram a entender como chamar a atenção do recrutador.

Modelo nº 01

  • Prêmio de melhor aluno do curso X (citar curso e mês/ano de conclusão);
  • Participação no workshop X (citar área), sobre X (citar assunto abordado);
  • Possuo disponibilidade para trabalhar de segunda a sábado;
  • Possuo disponibilidade para viagens a trabalho;
  • Morei por 02 anos X (citar local) fazendo intercâmbio cultural e melhorando a minha fluência em X (citar idioma).

Modelo nº 02

  • Tenho certificação no curso X (citar curso e mês/ano de conclusão);
  • Tenho disponibilidade para trabalhar em horário comercial de segunda a sexta-feira;
  • Tenho disponibilidade para viagens a trabalho;
  • Tenho disponibilidade para mudanças para outro estado ou país onde a empresa tenha filial;
  • Fiz intercâmbio em X (citar local) pelo período de 06 meses;
  • Tenho habilitação B e C;
  • Tenho carro disponível para trabalhar.

Modelo nº 03

  • Certificação no curso de X (citar curso e mês/ano de conclusão);
  • Participei de um Workshop X  (citar área), sobre X (citar assunto abordado); em X (citar mês/ano);
  • Ministrei uma palestra sobre X  (citar área) em X (citar mês/ano);
  • Faço trabalho voluntario X (citar local), X (citar o que faz e a quem atende);
  • Disponibilidade a partir das ou até as Xh (citar motivo);
  • Morei por 1 ano X (citar local)  fazendo intercâmbio.

Advertimos que é imprescindível saber como especificar os feitos da sua carreira no campo informações adicionais do currículo de maneira objetiva, clara e concisa conforme visto nos exemplos acima.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte para que seu currículo seja selecionado para a vaga que almeja e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.