Nome sujo atrapalha conseguir emprego?

Estar com o nome sujo atrapalha na hora de conseguir emprego? As empresas costumam fazer a consulta ao SPC/Serasa?

De acordo com as últimas pesquisas (nov/2018), o índice de desemprego no Brasil caiu pelo sétimo mês consecutivo, mas ainda atinge mais de 12 milhões de pessoas. Esse número afeta diretamente a inadimplência no País, que cresce a cada mês, uma vez que as pessoas não estão conseguindo pagar suas contas sem seus empregos e não possuem uma reserva de emergência.

E para piorar a situação, ao irem em busca de conseguir um novo emprego, existem muitas empresas que usam como filtro de recrutamento a consulta aos serviços de proteção ao crédito, como forma de avaliar as condutas dos profissionais, apesar dessa prática ser considerada discriminatória, portando ilegal, no entendimento de juízes, ministros e desembargadores.

Vale destacar que as empresas não costumam admitir abertamente que um candidato foi rejeitado no processo de seleção devido ao fato de estar com o nome sujo, pelos motivos citados acima, mas na prática infelizmente sim, ter o nome sujo pode atrapalhar a conseguir um emprego em muitas empresas.

Escrito com a colaboração da contadora e graduanda em Direito Denise Costa, sócia-proprietária da Hope Contábil, tradicional escritório de contabilidade, com duas unidades em Belo Horizonte, dúvidas também podem ser enviadas no e-mail denisecosta@hopecontabil.com.

Leia também: Feirão Serasa Limpa Nome [Aproveite descontos de até 90%]

Se o nome sujo atrapalhar a conseguir um emprego, candidato pode acionar a justiça

Se o candidato a uma vaga de emprego for rejeitado por causa do nome sujo, o mesmo poderá acionar a justiça por dano moral, no entanto, será necessário provar que a empresa realizou uma consulta de restrição de crédito e que o candidato não foi contratado por este motivo.

O problema é que existe uma grande dificuldade para conseguir provar prática discriminatória na contratação, uma vez que na maioria dos casos a empresa não costuma dizer por qual motivo rejeitou ou eliminou um candidato do seu processo de recrutamento.

No entanto, é importante ressaltar que a restrição de crédito pode ser levada em consideração e ser um ponto de eliminação do candidato em processos seletivos para trabalhar em instituições financeiras.

Leia também: Como retirar restrição interna nos bancos

Imagem mostra uma carteira sendo apertada, simbolizando um problema financeiro e possível individamento, estamos respondendo a dúvida se nome sujo atrapalha conseguir emprego!

Nome sujo pode prejudicar em caso de aprovação em concurso público?

No caso dos concursos públicos além dos requisitos básicos que a legislação brasileira prevê para os candidatos a servidores públicos, as regras costumam ser redigidas por cada órgão, sendo assim a contratação deverá estar de acordo com o edital que é considerado a lei do concurso.

Requisitos básicos para assumir um cargo público:

  • Ter nacionalidade brasileira
  • Gozo dos direitos políticos
  • Quitação com as obrigações militares e eleitorais
  • Idade mínima de 18 anos
  • Ter o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo
  • Aptidão física e mental

Normalmente a negativação do nome não irá impossibilitar que os candidatos assumam cargos públicos, desde que a contratação esteja de acordo com o edital e não seja para uma vaga em instituições financeiras.

Leia também: Como estudar para concurso

O melhor caminho para seguir é se livrar o quanto antes de restrições cadastrais e na hora de participar de processo seletivo ter o nome limpo, mostrando que você está em dia com seus compromissos. Confira nosso artigo que mostra qual é a melhor estratégia para negociar suas dividas e limpar o nome sujo no Serasa e SPC pagando o mínimo possível.

Leia também: Com quanto tempo o nome sai do SPC e Serasa

Conhece alguém com nome sujo que está em busca de uma vaga de emprego? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para ajudar no esclarecimento. Dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários logo abaixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.