Como estudar para concurso em 2019

2

Estudar para concurso envolve estratégia, planejamento e foco, sendo assim antes de começar a estudar, o candidato a concurseiro deve definir a sua área de atuação e estudo, visto que cada área requer conhecimentos aprofundados em matérias especificas e infelizmente não tem como afirmar que o concurseiro irá conseguir adquirir conhecimentos particulares de todas as áreas, o que na verdade é improvável.

Ao definir uma área de atuação e estudo o candidato também acaba definindo seu objetivo de carreira, ou seja, ele determina a área na qual deseja atuar levando em consideração todas as atribuições que são oferecidas, como cargo pretendido, funções, jornada de trabalho, benefícios, plano de promoção na carreira e local onde irá trabalhar.

Após determinar a área de atuação e estudo o candidato precisa começar sua preparação para manter-se motivado para estudar e desenvolver o hábito de estudar, visto que se preparar para uma prova de concurso exige muita dedicação e motivação para seguir em frente. Para ajudar os candidatos a aprenderem como estudar para concurso o Oportunidades Profissionais preparou este artigo com as melhores dicas de como se preparar para qualquer prova, banca e edital.

Estratégia completa de como estudar para concurso

Antes de mais nada, o concurseiro deve prezar por estudar com objetividade e foco, o que só é possível adotando uma boa estratégia de estudo para concurso, por esse motivo recomendamos que o mesmo utilize ferramentas que o ampare para que consiga estudar de maneira eficiente e que o garanta uma aprovação.

Destacamos no entanto que estudar para concurso abrange várias etapas que vão desde conseguir manter-se motivado para estudar até a adquirir conhecimento para apurar o que estudar para ter sucesso e passar no concurso desejado para realizar seu sonho, uma vez que os seus resultados dependem diretamente da sua motivação e de ter um conhecimento estratégico e organizacional para conseguir efetivamente estudar.

Como Estudar para Concurso | Guia 2019 com Técnicas e Organização

Como ter motivação para estudar para concurso

O concurseiro deve iniciar este processo fazendo uma lista com os fatores importantes que o incentiva, estimula, impulsiona, anima e motiva a passar no concurso, pois somente com estas informações em mente que o concurseiro terá motivos para continuar estudando para passar no concurso. Outra dica que pode ajudá-lo é criar objetivos e metas diárias que o mantenham sempre motivado a conseguir se concentrar para estudar de verdade.

Ao saber como se manter motivado para estudar o candidato também entenderá a importância de criar uma rotina de estudos, o que com o tempo se tornará um hábito de estudo diário, já que o mesmo perceberá a sua necessidade de estudar todos os dias para conquistar a sonhada aprovação.

Outro fator importante para conseguir se manter motivado a estudar, é a escolha de um local adequado para estudos, isso porque o ambiente irá afetar diretamente a sua capacidade de se motivar. Então recomendamos que o concurseiro opte por um lugar silencioso, organizado e confortável, onde o mesmo não terá distrações para não interferir na sua concentração e atrapalhar seu aprendizado.

Como estudar para concurso sozinho de forma estratégica

Para garantir um aprendizado satisfatório e que garanta uma aprovação, aconselhamos que os concurseiros que estão iniciando sua jornada de estudos iniciem esse processo criando um cronograma ou plano de estudos, pois somente com organização é possível evitar o estresse e o desanimo, afinal de contas é muito importante se planejar para estudar de forma estratégica.

O primeiro passo para conseguir estudar sozinho de forma estratégica é determinando alguns parâmetros que irão organizar o tempo para estudo e criar uma rotina de estudos adequada e compatível com o cronograma ou plano de estudos criado a partir da disponibilidade real de cada concurseiro.

Determine quantas horas estudar para concurso

Para determinar o tempo de estudos o concurseiro deve levar em conta a individualidade de cada pessoa, pois é importante entender quanto tempo cada pessoa gasta individualmente para aprender. Então, a melhor maneira de determinar o seu tempo de estudo é avaliando o seu perfil de concentração e foco, pois o tempo de estudos pode variar, dependendo do aproveitamento de cada pessoa.

Por esse motivo, aconselhamos que os concurseiros façam um acompanhamento do seu nível de atenção durante os estudos iniciais, onde todas as vezes em que se perceberem desconcentrados, os mesmos devem anotar este tempo de dispersão, ou seja, o concurseiro deverá anotar o tempo do horário separado para estudos onde o mesmo não estava aprendendo, para contabilizar o tempo realmente gasto com estudo.

Todas as vezes que o concurseiro perceber que não está realmente concentrado no estudo, ele deverá fazer uma pausa de aproximadamente 05 minutos do seu tempo de estudos, isso o ajudará a relaxar e encontrar novamente foco e objetividade para retornar aos seus estudos.

Organize as matérias para estudar para concurso

Para estudar para concurso de maneira estratégica o concurseiro deve organizar as matérias de estudo, pois é necessário determinar quais as matérias deverão ser estudadas de acordo com o edital do concurso, área de atuação e estudo, uma vez que este simples preparo poderá facilitar e agilizar o processo de aprendizagem.

Após saber quais matérias deverão ser estudadas é o hora de organizar quanto do seu tempo de estudo, preestabelecido, deverá ser destinado a cada matéria. Sendo assim, aconselhamos que os candidatos separem as matérias de forma estratégica, criando quatro categorias diferentes, conforme abaixo:

  • Matérias com maior relevância na prova e com maior nível de dificuldade
  • Matérias com maior relevância na prova e com menor nível de dificuldade
  • Matérias com menor relevância na prova e com maior nível de dificuldade
  • Matérias com menor relevância na prova e com menor nível de dificuldade

Está técnica poderá ajudá-lo a conseguir dedicar o tempo necessário, conforme as necessidades e limitações do estudante, para cada matéria exigida no concurso.

Ou seja, recomendamos que o concurseiro estude de maneira que ele consiga se dedicar a todas as matérias do concurso para o qual se inscreveu, porém, não na mesma proporção, pois ele deve levar em consideração a relevância de cada matéria na prova e o seu nível de dificuldade de aprendizado em cada matéria especifica para se programar e dedicar o tempo adequado a cada uma delas.

Com isso o concurseiro terá criado um cronograma ou plano de estudos completo, com uma organização do tempo que deverá ser dedicado ao estudo, com as matérias já divididas e organizadas por prioridades, que estará de acordo com seus objetivos e que ainda irá impulsioná-lo a criar o hábito de estudar.

Como usar técnicas para estudar para concurso

Para estudar para concurso de maneira eficiente o concurseiro precisa adotar algumas técnicas de estudo que visam facilitar a imersão do aprendiz no conteúdo que está sendo estudado para que o mesmo consiga otimizar o seu tempo e ainda favorecer seu rendimento para gerar maior facilidade e qualidade no aprendizado. Ou seja, ele deve utilizar técnicas de estudo que buscam proporcionar uma maneira para se concentrar e memorizar o conteúdo estudado.

Como já citamos cada pessoa é diferente, e por esse motivo se adaptam a formas diferentes de memorização e aprendizado, sendo assim, recomendamos que os concurseiros testem vários métodos diferentes e incorporarem a sua rotina de estudos aquele ou aqueles que mais facilite seu aprendizado.

Preparamos uma pequena lista com algumas técnicas de estudos que podem e devem ser utilizados, inclusive em conjunto, para obter melhores resultados de aprendizado.

Segue uma lista com 07 técnicas de estudos:

  1. Elabore um resumo do conteúdo com as suas próprias palavras;
  2. Faça associações mentais (utilize métodos mnemônicos);
  3. Grave sua própria voz explicando o conteúdo;
  4. Faça intervalos regulares para descansar e mexer o corpo;
  5. Faça “muitos” exercícios para testar o aprendizado;
  6. Estude escutando músicas relaxantes;
  7. Determine recompensas ao conquistar uma meta estipulada.

Reforçamos ainda que o concurseiro também pode usar sua criatividade para criar sua própria técnica de estudo de acordo com seu perfil de aprendizagem. Vale citar que este material também poderá ser utilizado como material para revisões periódicas.

O que estudar para concurso

Após determinar uma estratégia de estudo e planejar como estudar para concurso é importante também saber organizar o que estudar para concurso, afinal de contas, não adiante ter uma estratégia completo de estudos e não saber como executá-la adequadamente. Visando oferecer um artigo completo, também separamos as melhores dicas de o que estudar para sua prova de concurso.

Estude o edital e a organizadora do concurso

Como o ideal é iniciar os estudos com o máximo de antecedência possível, recomendamos que os concurseiros não fiquem esperando o edital do concurso ser publicado para começar a estudar, até mesmo porque após a publicação o prazo médio até a prova é de três meses, então recomendamos que o concurseiro pesquise o edital do concurso anterior e estude a partir dele.

Estudar editais anteriores e fazer seus exercícios poderá ajudá-lo a absorver melhor alguns assuntos que serão cobrados na sua prova e ainda o deixará atento a forma de cobrança e até com algumas pegadinhas da organizadora. Sendo assim reforçamos a importância de focar em pesquisas de provas anteriores, simulados e investir um tempo para conhecer as questões mais comentadas.

Escolha um bom material para estudo

Escolher um bom material para estudo é imprescindível para conquistar a sonhada aprovação, sendo assim é importante investir em materiais de qualidade comprovada, então, procure por cursos, vídeo aulas e materiais PDF específicos para o concurso que irá prestar.

Destacamos que é improvável que o candidato encontre todos os materiais de forma gratuita, sendo assim invista em materiais conceituados que realmente poderão ajudá-lo a conquistar seu objetivo inicial de passar no concurso para garantir uma carreira de sucesso.

Estude para a redação

O concurseiro deve ter consciência de que a redação é uma parte muito importante da prova, sendo assim, ela também exige uma preparação adequada. Por esse motivo, recomendamos que os candidatos elaborem em média uma redação por semana, seguindo os critérios da mesma organizadora do concurso que pretende prestar.

Caso o mesmo tenha dificuldades em redações, indicamos que procure um especialista que possa o ensinar as particularidades de cada parte de uma redação, pois é necessário elaborar uma fórmula eficiente que o ajude a apresentar coesão entre as ideias exibidas e uma argumentação consistente, para garantir uma boa nota e uma aprovação.

Crie material para revisão e Faça revisões periódicas

Fazer revisões é essencial para qualquer planejamento de estudos, pois todas as informações que deixamos de utilizar com o tempo são descartadas pela nossa memória. Por esse motivo é extremamente importante criar matérias para revisão, pois além de proporcionar um aprendizado eficaz, a revisão também é a única forma de realmente acompanhar o seu progresso no entendimento das matérias.

A sua revisão pode ser feita de vários métodos diferentes, conforme o utilizado para o aprendizado, no entanto recomendamos que os concurseiros acrescentem ao seu cronograma ou programa de estudos, diário, semana, mensal e trimestral, um espaço para revisar as matarias vistas anteriormente e para mantê-las em sua memória.

Destacamos que tanto a estratégia de como estudar para concurso, quanto as informações de o que estudar para concurso também podem e devem ser utilizadas, desde que adaptadas, para estudantes do ENEM, estudantes do vestibular e por concurseiros que trabalham e estudam, uma vez que, a única mudança que deverá ser implementada é quanto as estratégias motivacionais que deverão ser utilizadas para manter uma rotina de estudos eficiente e de acordo com o objetivo.

O Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte nas suas próximas provas de concurso e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma aprovação e muito sucesso na sua carreira. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (2 Reviews)
2 Comentários
  1. Moises Diz

    Achei bem interessantes as dicas. Vou seguir.

    1. Oportunidades Profissionais Diz

      Boa Moises, que bom que gostou. Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.