Como estudar para concurso em 2019

Desenvolvemos um guia completo de como estudar para concurso onde você vai aprender o melhor método de estudo de forma simples e eficaz. Com ele você vai aprender ainda a importância de todas as etapas, desde o que deve ser definido até a execução.

Este guia vai te ajudar a desenvolver ou a aprimorar suas habilidades de estudo através de um método organizado que lhe garantirá uma aprovação em qualquer concurso.

Por isso conheça a seguir o passo a passo da melhor estratégia de como estudar para concurso, que tornará seu estudo muito mais eficaz e completo.

Defina seus objetivos e mantenha o foco

O primeiro passo é definir um objetivo especifico.

Como começar a estudar para concurso

É necessário definir uma área de atuação visto que para garantir uma estratégia satisfatória que assegure uma aprovação é preciso objetividade e foco, uma vez que cada área requer conhecimentos aprofundados em matérias especificas e infelizmente não tem como afirmar que conseguirá adquirir conhecimentos particulares de todas as áreas.

Por isso, é extremamente importante que seja definido um objetivo claro quanto a área para estudo.

Sendo assim, quando for definir a área que deseja atuar leve em consideração tudo que é oferecido, visto que todas as atribuições são relevantes.

  • O cargo pretendido
  • As funções daquele cargo
  • A jornada de trabalho
  • Os benefícios
  • O plano de ascensão na carreira
  • A localização onde irá trabalhar

Lembre-se que são informações muito importantes para construir um objetivo bem definido e especifico.

Mantenha-se motivado para estudar

Agora que você já definiu seu objetivo, manter-se motivado é uma etapa muito importante para aprender como estudar para concurso.

Para se manter motivado faça uma lista com os fatores importantes que o incentiva, estimula, impulsiona, anima e motiva a passar no concurso.

Pense que seus motivos vão permitir que conquiste seus objetivos, por isso utilize técnicas de motivação para estudar.

  • Pense no seu objetivo, no que irá conquistar através dos estudos.
  • Não encare o estudo como algo ruim ou desanimador, seja otimista, encare os estudos como possibilidades e não obstáculos.
  • Esqueça tudo que precisa fazer, foque no seu estudo, pense que precisa estudar.

Lembre-se que seus resultados dependem diretamente da sua motivação, por isso não deixe que o desanimo invada sua mente.

Desenvolva o hábito de estudar

Desenvolver o hábito de estudar é o próximo passo para aprender como estudar para concurso.

Para desenvolver o hábito de estudar é imprescindível que você crie uma rotina de estudos, onde com o passar do tempo aconteça de forma automática, visto que foi identificado que aquela ação lhe traz benefícios importantes.

Dicas de como estudar para concurso em 2018

Para te ajudar a desenvolver o hábito de estudar, você pode usar algumas das motivações identificada anteriormente como incentivo, pois isso irá te dar entusiasmo e ajudar a tornar em rotina e posteriormente em hábito.

Exemplo:

  • Quando for estudar para o concurso pense que está estudando para garantir o seu objetivo, então visualize suas características e pense nas atitudes necessária para atingi-la.

Para conquistar seus objetivos é necessário ter em mente que você precisa estudar todos os dias.

Defina um local adequado para os estudos

Antes de definir uma estratégia de como estudar para concurso é fundamental que seja selecionado um local adequado para se dedicar aos estudos. Leve em consideração que este local deve ser silencioso e organizado.

Caso não tenha acesso a um local destinado a estudos, aconselhamos que opte por uma estrutura onde você não tenha distrações. Este ambiente pode ser na sua casa mesmo, com tanto que consiga manter a sua concentração totalmente voltada aos estudos, afinal ela afeta diretamente a sua capacidade de se motivar.

Exemplos de ambientes onde pode estudar:

  • Seu quarto
  • Bibliotecas
  • Salas de estudos

Exemplos de locais e momentos inapropriados para estudar

  • Na cama
  • Em frente à televisão
  • Durante alimentação

É muito importante selecionar um ambiente confortável, tranquilo e sem muita movimentação para não interferir na sua concentração e atrapalhar seu aprendizado.

Defina uma estratégia de como estudar para concurso

Para definir uma estratégia de estudos é necessário organizar seus horários. É pertinente se atentar aos detalhes das suas atividades diárias, visto que somente assim será possível adequar o melhor horário para o estudo.

Como estudar para concurso público sozinho

Crie um cronograma

Ao criar um cronograma com todas as suas atividades e seus respectivos horários te possibilitará encontrar horas disponíveis para estudar.

Crie uma planilha completa, que contenha todas as informações possíveis.

Exemplo:

  • Hora que acorda
  • Hora que toma café
  • Hora que vai trabalhar
  • Tempo de deslocamento
  • Hora que almoça
  • Hora que sai do trabalho
  • Tempo de deslocamento
  • Hora que chega do trabalho
  • Hora que janta

Faça um levantamento completo. Se necessário corte as atividades que não são essenciais, para adequar um horário para o estudo.

 Determine quantas horas estudar por dia

Para conseguir determinar o tempo que será necessário se dedicar ao estudo é imprescindível utilizar de autoconhecimento, uma vez que somente assim saberá quantas horas você leva para adquirir conhecimento.

Se você sabe que não se distrai e que o seu tempo de estudo é totalmente aproveitado, leve em consideração está informação, caso tenha dificuldades de concentração e por isso gasta mais tempo para aprender, também deve considerar, pois o tempo que conta é aquele no qual você gasta para aprender.

De qualquer maneira, quanto mais tempo você dispor aos seus estudos melhor, independente do seu perfil de aprendizagem.

Selecione as matérias para estudo

Para identificar como selecionar as matérias é preciso que você as detecte por relevância na prova e nível de dificuldade.

Separe-as por:

  • Matérias com maior relevância na prova e com maior nível de dificuldade
  • Matérias com maior relevância na prova e com menor nível de dificuldade
  • Matérias com menor relevância na prova e com maior nível de dificuldade
  • Matérias com menor relevância na prova e com menor nível de dificuldade

Em seguida divida seu tempo de estudo de acordo com a importância destacada por você, e então se dedique de maneira que estude todas as matérias de acordo com sua magnitude.

Aconselhamos que separe as matérias de forma que 40% do seu tempo deve ser dedicado as matérias com maior relevância na prova e com maior nível de dificuldade, 30% deve ser dedicado a matérias com maior relevância na prova e com menor nível de dificuldade, 20% deve ser dedicado para as matérias com menor relevância na prova e com maior nível de dificuldade e os últimos 10% deve ser dedicado a matérias com menor relevância na prova e com menor nível de dificuldade.

Desenvolva um cronograma de estudo

Agora que você já identificou o melhor horário para se dedicar ao estudo e detectou o nível de relevância e dificuldade de cada matéria é importante determinar um cronograma de estudos.

Desenvolva uma planilha especifica de estudos que contenha os horários disponíveis para estudo e suas matérias de estudo, pois somente assim será possível obter controle.

Nesta planilha você deve listar todas as matérias de acordo com o nível de importância, em qual dia e horário deve ser estudada.

Este preenchimento pode ser fixo ou por ciclos de matérias. É importante separar ao menos duas matérias por dia para estudo.

Técnicas de como estudar para concurso

Desenvolva uma técnica de estudo que facilite seu entendimento e aprendizado. Para estudar de forma fácil é necessário descobrir qual a melhor maneira para você memorizar uma informação.

Exemplos de técnicas de memorização

  • Ler em voz alta
  • Repetição
  • Escrever

Certifique-se de você está entendendo o que está lendo, por isso reflita sobre o conteúdo e caso tenha alguma dúvida pesquise ou peça ajuda.

Use sua criatividade e crie sua própria estratégia de estudo, ou pesquise na internet técnicas que podem se adequar ao seu perfil de aprendizagem.

Estude o edital e a organizadora do concurso

Como não tem como ficar esperando o edital ser publicado para começar a estudar, visto que após a publicação o prazo médio até a prova é de três meses, pesquise o edital do concurso anterior e estude a partir dele. Você precisa iniciar os estudos com antecedência.

Estude cada tópico do edital anterior e faça exercícios, uma vez que podem te ajudar com os assuntos que será cobrado na sua prova e a aprender a forma de cobrança e até com algumas pegadinhas da organizadora.

Sendo assim foque em pesquisas de provas anteriores, simulados, invista em conhecer sites e livros com questões mais comentadas.

Escolha um bom material para estudo

Ao escolher materiais para estudar lembre-se do seu objetivo e invista de forma inteligente. É improvável que ache todo o material gratuito na internet, sendo assim não seja ingênuo e invista em materiais de qualidade comprovada.  Procure investir em cursos, vídeo aulas e materiais PDF específicos para o concurso que irá prestar.

Estude para a redação

Tenha consciência que a redação é uma parte muito importante da prova, sendo assim não se esqueça de se preparar adequadamente. Uma boa nota na redação pode te ajudar a garantir uma aprovação.

Por isso procure elaborar em média uma redação por semana de acordo com os critérios, da mesma organizadora do concurso que pretende prestar, para lhe ajudar a elaborar uma formula eficiente.

Caso tenha dificuldades em redações, procure um especialista que possa te ensinar as particularidades de cada parte de uma redação.

Revise seus estudos

A revisão periódica dos seus estudos vai auxiliar na sua memorização, afinal a memória é acionada pela repetição.

Dicas de como estudar para concurso

 

Com o passar do tempo você pode esquecer boa parte do conteúdo estudado. Por isso aconselhamos revisões periódicas que podem ser semanais, quinzenais e mensais.

Além disso a revisão pode te ajudar nos estudos, afinal, ao invés de rever todo o conteúdo novamente, você pode consultar suas revisões periódicas, tornando seu estudo mais eficaz e simples. Durante as revisões é pertinente fazer provas sobre a matéria para revisar a memorização, por isso faça muitos exercícios, principalmente da mesma organizadora do concurso que irá prestar.

Agora que você já aprendeu como estudar para concurso, em caso de reprovações não desanime, aproveite está oportunidade para avaliar seu desempenho, corrigir seus pontos fracos e modificar sua estratégia.

Fique à vontade para deixar nos comentários alguma dúvida, critica ou sugestão sobre como estudar para concurso, pois a nossa equipe terá um imenso prazer em ajudar.

5/5 (1 Review)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *