Como limpar o nome sujo no Serasa e SPC

No Brasil, segundo a últimas pesquisa divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 63 milhões de brasileiros estão endividados, número que cresce de forma acelerada e a cada vez temos um número muito maior de pessoas com nome sujo.

Geralmente após 90 dias sem honrar o pagamento de uma dívida, por qualquer motivo, a empresa que você está devendo solicita a inclusão do seu nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito,  Serasa ou SPC, geralmente dívidas com bancos e cartões de crédito são inclusos primeiramente no Serasa e dívidas no comércio no SPC.

Esses dados são compartilhados entre as instituições e é bem provável que você fique com o nome sujo em ambos. Como ter o nome sujo atrapalha na hora de conseguir um emprego, com esse artigo vamos estrear a categorias Finanças aqui no Oportunidades Profissionais e te dar ótimas dicas de como limpar o nome sujo no Serasa e SPC.

Como pagar das dívidas e limpar o nome sujo

Comece se organizando, é muito importante que você saiba exatamente o valor original da dívida e não o valor que está sendo cobrado agora após aplicação de juros compostos com taxas altíssimas, isso vai te ajudar na hora de negociar a dívida com o seu credor e ficará mais fácil de pagar e consequentemente limpar o seu nome no SPC e Serasa.

Imagem mostra algumas moedas sendo apertadas por uma chave, para o consumidor conseguir pagar suas dívidas e limpar o nome sujo

Durante todo o ano o Serasa mantém no ar um site chamado Serasa Limpa Nome, para você negociar diretamente com os credores, quitar as dívidas e ficar com o nome limpo. Basta acessar o site, colocar o seu CPF e clicar em “Consultar”. O Serasa Limpa Nome já conta com diversas empresas participantes, é muito provável que o seu credor esteja cadastrado.

Você fica no controle da negociação, que é feita totalmente online, sem interagir no telefone ou chat com nenhum atendente, se alguma das condições forem favoráveis, você pode na hora mesmo gerar um boleto para pagamento da entrada, caso tenho optado por financiar a dívida com juros mais baixos, ou valor integral negociado.

A grande dica para pagar as suas dívidas pagando menos é utilizar os feirões de negociação para conseguir o maior desconto possível do valor cobrado e chegar o mais próximo do valor original , quem sabe até um pouco abaixo, existem casos de pessoas que conseguiram um desconto de até 90% do valor que estava sendo cobrado.

Anualmente é promovido o feirão online, o último se encerrou no dia 15/12/2018, o Serasa recomenda que você siga as redes sociais (@serasaoficial disponível no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn) para ficar informado sobre as novas datas. Em muitas cidades acontece um feirão presencial, chamado Feirão Limpa Nome, entre contato através do telefone 3003-6300 para mais informações.

Como não voltar a se endividar

É importante que você tenha controle do seu orçamento, se na negociação você optou por financiar a sua dívida, tenha certeza de que a parcela cabe no seu bolso, caso você atrase o pagamento ela é considerada uma dívida totalmente nova e o seu nome poderá ficar incluso por mais 5 anos nos Órgãos de Proteção ao Crédito SPC e/ou Serasa.

Para quem não sabe, o nome sai automaticamente dos cadastros do SPC e Serasa após 5 anos, mas existem uma centena de desvantagens em deixar isso acontecer, como cobranças recorrentes, um baixo score. Se você precisar no futuro de fazer um financiamento, terá uma grande dificuldade de crédito mesmo com “nome limpo”, além de uma taxa de juros maior.

Conseguiu quitar tudo? Comece a construir a sua reputação de bom pagador, pague em dia os seus compromissos, faça adesão ao Cadastro Positivo e com o tempo você pode ter boa pontuação no score do Serasa e voltar a ter um bom acesso ao crédito. Daqui pra frente preocupe-se em construir a sua reserva de emergência e comece a investir o seu dinheiro.

Conhece alguém que está com nome sujo? Compartilhe essas dicas que ensinam como limpar o nome pagando menos nas suas redes sociais. Dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários logo abaixo.

5/5 (2 Reviews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *