Perguntas para se fazer em uma entrevista de emprego

Durante a sua entrevista de emprego demonstre que é um profissional que se valoriza, realize questionamentos ao recrutador, então prepare antecipadamente perguntas para se fazer em uma entrevista, no entanto seja natural, não decore, apenas ensaie, demonstre sinceridade, honestidade, espontaneidade e autenticidade durante a conversa.

Uma boa tática é pesquisar o site e as redes sociais da empresa, assim será possível conhecer um pouco da forma de trabalho da instituição e ter uma noção se a empresa combina com você e se está alinhada com os seus interesses profissionais.

Descubra a seguir por que você deve fazer perguntas durante sua entrevista de emprego, o que não deve perguntar e quais são as perguntas para se fazer em uma entrevista.

Por que fazer perguntas:

As perguntas são muito importantes, visto que somente a partir delas fica claro que não é só a empresa que está avaliando suas aptidões e habilidades, você também está analisando todos os quesitos da empresa que considera trabalhar para saber se é a oportunidade ideal de acordo com seus anseios profissionais.

Além disto, atualmente as empresas esperam que os candidatos façam perguntas, visto que isso demonstra ao entrevistador que ele prestou atenção no diálogo e que pesquisou sobre a empresa e sabe algumas informações relevantes, passar esta imagem é muito importante pois fica claro que está interessado e que é proativo.

Tome cuidado ao demonstrar suas restrições nas perguntas, visto que disponibilidade e dedicação são características que normalmente são muito relevantes durante o processo de recrutamento.

Perguntas para se fazer em uma entrevista

Descubra a seguir sobre o que deve e o que não deve ser questionado.

Quais são as perguntas para se fazer em uma entrevista:

Os candidatos que demonstram curiosidade são considerados mais entusiasmados e por isso são fortes candidatos.

A empresa

  • Como é a cultura da empresa, na prática?
  • Qual é o grau de rotatividade de profissionais na empresa?
  • Existem oportunidades de crescimento dentro da empresa?

A vaga

  • O que a empresa espera da pessoa que vai ocupar esta vaga?
  • Quais as funções pertinentes a estes cargo?
  • Com quais departamentos vou lidar mais?

O Gestor

  • Há quanto tempo você, gestor, está na empresa?
  • Quais são os principais desafios na área?
  • Que características comportamentais o profissional precisa ter para se dar bem com você?

A Equipe

  • Como é o ambiente de trabalho?
  • Pode me falar um pouco sobre a equipe com a qual vou trabalhar?
  • Qual é a dinâmica de trabalho e quais são os maiores desafios nesta vaga e na empresa em geral?

Informativas

  • Há algo mais que gostaria que saber sobre mim?
  • Quando acha que terei uma resposta?

Não exagere nas perguntas, faça em média uma para cada tema, de maneira que demonstre o interesse necessário e não sature o entrevistador. E lembre-se as perguntas devem ser feitas ao fim da entrevista, quando o entrevistador perguntar se você ficou com alguma dúvida, ou se gostaria de fazer alguma pergunta que é depois que já foi lhe passado todas as informações que ele julgou pertinentes.

Sobre o que não pode perguntar:

Questionamentos como estes devem ser evitados no primeiro momento, a não ser que o assunto seja iniciado pelo entrevistador, caso contrário deixe estes assuntos para uma próxima entrevista.

  • Remuneração
  • Benefícios
  • Horário de trabalho

Caso faça perguntas relacionadas a remuneração, aos benefícios, a carga horária e horas extras, tenha em mente que antes de fazê-las é necessário conhecer todos os aspectos da vaga e da empresa, pois somente com todas as informações este tipo de pergunta serão pertinentes, para te auxiliar a se posicionar quanto a oferta da empresa. E tome muito cuidado para não evidenciar interesse exagerado na remuneração ou benefícios.

Agora que você já sabe as melhores perguntas para se fazer em uma entrevista, lembre-se que as perguntas certas são muito importantes para conquistar uma efetivação, por isso estude a empresa, a vaga e seu perfil profissional para desenvolver uma afinidade.

Caso tenha alguma dúvida, critica ou sugestão sobre perguntas para se fazer em uma entrevista, fique à vontade para deixar um comentário que nossa equipe terá um grande prazer em responder.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.