O que responder: “Fale um pouco sobre você”

Uma entrevista de emprego pode ser um momento de muita tensão para os candidatos, visto ser uma ocasião que visa analisar a personalidade, as habilidades, o comportamento e as limitações dos candidatos, para encontrar o mais apto para exercer aquela função de acordo com o perfil da empresa. O que pode ser assustador, principalmente quando o candidato não se prepara adequadamente.

Uma das perguntas mais comuns e aparentemente inocente realizada em entrevistas de emprego “Fale um pouco sobre você”, é também uma das questões mais difíceis de responder corretamente, visto que a maioria das pessoas tem dificuldade para falar sobre a sua própria personalidade de maneira que o destaque e conquiste o recrutador.

Para ajudar os candidatos que tem dificuldade para desenvolver uma resposta que seja estruturada, específica, relevante, impressionante e capaz de conquistar o respeito e a confiança do recrutador, desenvolvemos este artigo com algumas dicas de como responder. O Oportunidades Profissionais também possui um artigo completo com exemplos de perguntas e respostas na entrevista de emprego.

Leia também: Como fazer resumo profissional para currículo

O que responder “Fale um pouco sobre você” em uma entrevista

Está questão, normalmente é a primeira pergunta realizada pelo entrevistador ou recrutador durante uma entrevista de emprego, isso porque além de servir como uma pergunta quebra gelo, ela ainda possibilita que o recrutador descubra se o candidato é capaz de identificar e expor suas qualidades, habilidades e limitações de maneira sucinta e precisa.

Para responder está questão o candidato deve ter bom senso e saber que deve compartilhar apenas informações relevantes, ou seja, o entrevistador não quer e nem precisa saber a história da vida do candidato, ele quer saber apenas, de maneira resumida, sobre suas experiências profissionais, formação acadêmica, formação técnica, conhecimentos e competências compatíveis com a vaga.

Sendo assim, recomendamos que o candidato se prepare previamente para responder está questão, pois como se trata de uma pergunta que é muito comum em entrevistas de emprego, sugerimos que o mesmo desenvolva um esboço, que servirá como uma base para a resposta, que seja uma espécie de resumo abreviado de sua vida profissional, competências e experiências profissionais mais significativas.

A partir deste esboço o  candidato será capaz de preparar uma resposta que crie uma relação entre a vaga e suas habilidades, experiências profissionais e conhecimentos técnicos que sejam relevantes e que possa mostrar que é o profissional ideal para o trabalho.

Leia também: Por que devemos te contratar [Saiba como responder na entrevista]

O que responder: Fale um pouco sobre você

Como responder “Fale um pouco sobre você” em entrevistas de emprego

Lembre-se que os recrutadores não querem que o candidato faça uma lista com suas habilidades, até porque o seu currículo já aponta estes dados, ele espera que o candidato desenvolva uma resposta estruturada, específica, relevante, impressionante e capaz de demonstrar o seu potencial. Ou seja, o recrutador quer ouvir exemplos reais e concretos de suas realizações que possam ajudá-lo a formar uma imagem profissional sobre o candidato.

Então, para conquistar o respeito e a confiança do recrutador será necessário que o candidato mostre que tem o perfil ideal para o cargo através de uma resposta focada e que realce suas maiores realizações, mas sempre mantendo o foco dentro dos seus objetivos de carreira.

Para isso, basta estruturar sua resposta para apresentar um resumo curto, conciso e que se relacionam com a posição desejada, através de referências as suas conquistas profissionais, habilidades, conhecimentos e seus objetivos ou metas profissionais que demonstrem que é uma pessoa com visão de futuro e que quer uma carreira estável. É importante finalizar a resposta explicando que a empresa pode te ajudar a alcançar as suas metas ou objetivos.

Leia também: Objetivo profissional para currículo

03 Exemplos de resposta para a pergunta “Fale um pouco sobre você”

Ressaltamos que os exemplos citados abaixo são apenas alguns modelos de como o candidato pode se organizar para falar mais sobre sua vida profissional.

Exemplo 01:

“Espero desenvolver as minhas habilidades em… (área de atuação) e fazer carreira na área … (área de atuação) que sempre despertou o meu interesse, uma vez que gosto muito de trabalhar com… (área de atuação). Nos tempos livres gosto de…  (hobbies) para me manter motivado e feliz.”

Exemplo 02:

“Sou formado na Universidade… (história) e já trabalhei como … (história) na empresa… (história), onde aprendi muito sobre… (história) e me deram excelentes condições para desempenhar o meu trabalho. Eu gosto de fazer… (história) nos tempos livres, para aperfeiçoar os meus conhecimentos neste campo.”

Exemplo 03:

“Cresci na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais e então vim para São Paulo para fazer um curso … (história). Gostei da área e terminei fazendo uma faculdade de … (história) na Universidade … (história). Nesse mesmo período, para pagar minhas contas, trabalhei como … (história). Assim que me formei, fui chamado para continuar na Empresa … (história) como … (história). Eu continuo trabalhando … (história), mas tenho vontade de enfrentar novos desafios e sinto que aqui vou poder desenvolver todo o meu potencial.”

Destacamos que é muito importante que o candidato pareça calmo e confiante durante a entrevista, para ajudá-lo a ficar mais tranquilo recomendamos que o mesmo pratique sua apresentação antes da entrevista para que possa responder com confiança.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte nas suas próximas entrevistas de emprego e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Compartilhe na sua rede social favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *