Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Confira como se sair bem em uma entrevista de emprego com as dicas práticas do Oportunidades Profissionais.

Quando você é convidado para uma entrevista de emprego é porque o seu currículo foi escolhido por um especialista em recrutamento e seleção, que o considerou um profissional apto aos requisitos daquela vaga, no entanto nenhum profissional irá contratá-lo sem uma entrevista presencial.

Então você pode e deve ficar contente, entretanto precisa se preparar, para não perder a oportunidade de contratação por falta de organização, aprendendo como se sair bem em uma entrevista de emprego.

Primeiramente você deve conhecer como é a estrutura básica de uma entrevista de emprego para então conseguir se destacar.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Estrutura de uma entrevista de emprego

  1. Inicialmente existe uma apresentação formal de ambas as partes;
  2. Em seguida começa um dialogo onde e debatido informações pessoais básicas e sobre as experiências profissionais do candidato;
  3. Posteriormente são passadas informações gerais sobre a empresa, função e quanto à vaga em aberto;
  4. A seguir existe um espaço para tirar as duvidas do candidato;
  5. Para concluir o candidato confirma o interesse de continuar no processo de seleção.

Agora que você conhece a composição básica da estrutura do processo de recrutamento, vamos focar em algumas dicas que te ajudarão a se autopromover adequadamente durante toda a entrevista de emprego para causar uma boa impressão aos olhos do recrutador.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego [antes da entrevista]

  1. Pesquise sobre a empresa: Pesquise sobre o perfil, normas, setor de atuação entre outras informações que possam te ajudar na sua apresentação de acordo com que a empresa espera.
  2. Saiba falar de si mesmo: A partir da descrição da vaga você deve por meio do seu autoconhecimento desenvolver uma afinidade entre o seu perfil e o que a empresa busca. Lembre-se que o entrevistador não te conhece, então você deve se apresentar de forma natural, clara e objetiva.
  3. Prepare-se para perguntas especificas: Elas exigem um raciocínio ágil, por isso é necessário conhecer bem cada detalhe do seu currículo e perfil profissional.
  4. Elabore perguntas pertinentes: Fazer perguntas demonstra que você pesquisou informações sobre a empresa e que tem interesse no cargo para o qual se candidatou. Mas tome cuidado com perguntas das quais, você consegue respostas após uma analise sobre a empresa na internet.
  5. Ensaie para a entrevista: Treinar em casa é importante para ter certeza que está preparado para todas as etapas da entrevista.

Tenha em mente que a entrevista é um momento de avaliação, tanto do candidato quanto da vaga em questão, por isso exige uma organização apropriada onde o conhecimento garante uma preparação adequada para se sair bem na entrevista de emprego.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego [durante a entrevista]

  1. Chegue sempre com 15 minutos de antecedência para ter tempo suficiente de se acalmar e controlar a ansiedade para uma apresentação apropriada.
  2. Apresente-se ao entrevistador, com um aperto de mão firme e um sorriso suave.
  3. Tenha atenção à linguagem corporal. Demonstre uma postura alinhada, gestos leves e mantenha contato visual.
  4. Ouça com atenção as perguntas e responda com agilidade, cautela, clareza, objetividade e sinceridade.
  5. Faça as perguntas que você elaborou antes da entrevista com foco na vaga e perfil da empresa para demonstrar entusiasmo.
  6. Ouça com atenção as informações sobre o prazo da decisão final.
  7. Agradeça e coloque-se à disposição.

Esta avaliação de perfil requer atenção total do candidato e do recrutador por isso evite distraí-lo com questões irrelevantes para o momento e lembre-se é muito importante sempre terminar as suas falas com algo positivo, visto que normalmente a próxima pergunta está relacionada com a sua resposta anterior.

Com estas dicas você já está pronto para aperfeiçoar suas habilidades e táticas de desenvoltura para se autopromover adequadamente com profissionalismo, sinceridade e objetividade melhorando assim suas chances de uma boa impressão durante a entrevista de emprego conquistando de tal modo uma contratação.

Caso tenha alguma dúvida, critica ou sugestão sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego, fique a vontade para deixar um comentário que será um grande prazer te ajudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.