Pular para o conteúdo

Como começar a trabalhar como afiliado na internet em 2021

Pensando em trabalhar online? Elaboramos um guia completo e gratuito, para te ensinar como começar a trabalhar como afiliado na internet em 2021, confira.

Diante da crise que o Brasil e outros países se encontram, inclusive com aumento do desemprego, muitas pessoas estão em busca de novas formas para ganhar dinheiro, principalmente de maneira online. 

Nesse sentido, a venda de produtos sempre foi uma ótima opção. Ainda mais agora, com a internet, que trouxe uma melhoria e praticidade nesse aspecto, já que agora você pode ser afiliado de uma grande empresa e ganhar comissão a partir deles, sem nem mesmo precisar investir na compra desses produtos.

Você sabe como funciona o programa de afiliado? Conhece a definição de marketing de afiliados? Entenda com a gente como esse serviço se dá no mercado virtual, além de como iniciar nessa carreira, as vantagens de fazer parte dele e como isso se tornou um diferencial durante a crise sanitária.

Além disso, nessa época complicada que estamos vivendo, trabalhar com programas de afiliado pode ser uma solução muito efetiva. 

Já que as pessoas estão isoladas em casa, muitas sem poder trabalhar, associar-se a esse tipo de projeto e vender pela internet é uma nova maneira de fazer dinheiro e sair da crise que nos encontramos. Para você que está sofrendo com as consequências do isolamento, aproveite a oportunidade!

Claro, não poderíamos deixar de falar também sobre algumas empresas que oferecem esse projeto na internet!

Continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura. 

Como começar a trabalhar como afiliado na internet em 2021

Você sabe o que é trabalhar como afiliado?

Trabalhar como afiliado é totalmente diferente dos parâmetros tradicionais empregatícios. Ao invés de você passar por um processo seletivo rigoroso, que muitas vezes exclui bons candidatos da lista, apenas é necessário se inscrever gratuitamente nos sites das empresas e começar a vender pela internet. Fácil, não é mesmo?

Cada afiliado pode selecionar o tipo de produto que deseja divulgar. Através de sua escolha, um link específico é gerado, redirecionando para o perfil desse associado – ou vendedor digital, como achar melhor a definição. 

Há empresas, contudo, que fazem algumas exigências para inscrição. Estas, por exemplo, pedem que você demonstre uma certa potência para divulgação, como um número específico de seguidores nas redes sociais ou tráfego contínuo em um site próprio. 

Mas não são todos que trabalham dessa forma, variando de acordo com a sua opção. Assim, você pode selecionar aquela que melhor se enquadra no seu perfil.

Como iniciar nessa carreira na internet?

Para iniciar a carreira de afiliado na internet é muito fácil! Como já falamos, não existe nenhum processo seletivo, a não ser as empresas que exigem que o associado tenha uma quantidade específica de seguidores ou tráfego. Mas, tirando isso, tudo se torna mais simples. 

Basta você pesquisar o nome da empresa que deseja se vincular para vendas e adicionar “afiliados”, que muitas opções irão aparecer. Grande parte do mercado brasileiro já oferta esse tipo de trabalho e ajuda inúmeros cidadãos do país inteiro.

É importante salientar que essa carreira não gera nenhum vínculo empregatício com a empresa. 

Você trabalha como um freelancer vendendo produtos para aquele lugar e ganhando comissões em cima disso. As leis trabalhistas não se aplicam a esse serviço, somente algumas normas no contrato que eles elaboram. 

Afiliado de produtos digitais: quais as vantagens?

É comum que as pessoas se perguntarem sobre as vantagens desse tipo de afiliação em relação à venda física ou outros tipos de trabalhos. Sim, existem muitos benefícios, que podem realmente te atrair para essa carreira!

Separamos aqui três delas, que com certeza irão te encantar e fazer que você pense na ideia de se tornar afiliado de alguma empresa. Pegue seu papel e caneta para anotar todas as informações necessárias:

Comissão mais alta

A comissão dos vendedores que trabalham como afiliados é muito mais alta que aqueles que vendem em lojas físicas. Isso acontece porque a empresa não precisa pagar impostos da loja propriamente dita, somente os tributos necessários para o funcionamento de um e-commerce.

Além disso, como o afiliado não possui um vínculo empregatício, o negócio pode ofertar uma comissão mais alta por não pagar nenhum imposto em sua contratação – já que ela não acontece definitivamente, somente é um serviço freelancer. 

Maior procura 

A procura, sem dúvida alguma, é muito maior em casos de empresas online. Vivemos a pós-modernidade, conhecida também como Quarta Revolução Industrial, que as pessoas estão o tempo todo conectadas com a internet e fazendo tudo que é possível através da rede, inclusive compras. 

A procura por produtos digitais é muito maior do que em lojas físicas. Ou seja, a sua venda diária, semanal e mensal é mais alta de que muitos vendedores que trabalham em lojas de rua, shoppings e afins. Quanto maior a procura, maior a comissão! 

Variedade de produtos

A variedade de produtos também é um diferencial para o programa de afiliado. As pessoas não ficam presas somente a um nicho de itens, atendendo somente a um público-alvo. O vendedor associado pode ofertar variados links, com produtos que vão de tecnologia a até mesmo saúde e beleza.

É importante ressaltar, porém, que isso depende da loja que o afiliado está fazendo parceria. Algumas são um pouco limitadas, trabalhando somente com um ramo de criação – mas a pessoa pode pesquisar tudo isso antes de decidir trabalhar junto a essa empresa. 

Quais empresas trabalham com afiliados?

No mercado digital muitas empresas varejistas oferecem o programa de afiliados. A maioria adotou esse método para aumentar as vendas online sem a necessidade de contratar um número considerável de vendedores, que nem sempre trazem verdadeiros resultados e batem as metas estabelecidas.

Para quem está interessado nesse tipo de programa, separamos alguns dos modelos de afiliados que existem atualmente nas redes e os benefícios que eles dão a quem opta por esse tipo de serviço;

Associados Amazon

Em primeiro lugar, o programa de Associados Amazon é um projeto bastante vantajoso, que paga comissões de até 15% por cada compra. 

Para quem não conhece a empresa, ela funciona como um marketplace semelhante ao Mercado Livre, ofertando ao consumidor não apenas uma variedade de produtos, mas também de vendedores.

No programa de afiliados da Amazon, contudo, há um entrave: para que você seja aprovado é necessário conter uma rede social com fluxo de seguidores bastante interessante, normalmente a partir de mil followers, ou um site que gere tráfego constante, sendo obrigatório o envio dos dados para a empresa. 

Parceiro Magalu

O Parceiro Magalu, sem dúvida alguma, é um dos mais interessantes da lista. Para você que deseja se tornar um afiliado, que ganha através de comissões na internet, esse programa simplesmente dá a oportunidade de você ter uma interface de loja dentro do site da Magazine Luíza. 

Portanto, além de você vender com o link comissionado gerado pela empresa, também ganha um perfil dentro do próprio e-commerce do negócio, com o nome de sua escolha e produtos de seu gosto. Muitas pessoas dão preferência para esse diante às opções de autonomia que ele dá na hora de vender.

Udemy

Dando continuidade ao nicho de cursos, a Udemy também é uma empresa digital, que vende cursos pela internet e é extremamente conhecida pelas pessoas que gostam de áreas como computação, design e marketing. 

Porém, como falamos acima, ela não é conhecida somente pela equipe interna, mas também pelos afiliados que participam desse projeto. 

A Udemy Afiliados funciona como todos os outros, pagando uma quantia específica de comissão por cada curso vendido. O valor não é tão alto como da Hotmart, mas a variedade de áreas é maior, sendo um diferencial na hora de comercializar o produto na internet. 

Hurb

Por último, mas não menos importante, o Hurb é uma das maneiras de trabalhar na internet como vendedor independente e ganhar comissão em cima de cada produto. Para quem não conhece, esse é um site terceirizado do Hotel Urbano, que vende pacotes de viagens extremamente interessantes e vantajosos!

O afiliado que se vincula à empresa ganha uma porcentagem de cada pacote vendido, além de ter uma interface totalmente qualificada, que dá até mesmo a oportunidade do associado enviar e-mail marketing para um público-alvo. Por isso, esse é um dos modelos mais completos e bastante atrativo para quem tem contato com compradores desse modelo de produto. 

Plataformas de afiliados: qual a diferença?

É importante destacar que tratamos, primeiramente, sobre as empresas de varejo que oferecem oportunidades de trabalhar como afiliado junto com eles. 

No entanto, existem plataformas que são voltadas somente para esse tipo de serviço, não havendo nenhum outro intuito, sendo a única função desses sites que você trabalhe com essa forma de venda. 

Se você não está a fim de se vincular às multinacionais, que repassam esse tipo de trabalho para os associados na internet, conheça algumas outras empresas que trabalham somente com esse modelo de serviço. 

Lomadee

Essa, sem dúvida alguma, é a plataforma de afiliados mais comum na internet, o Lomadee

Ele não se trata de uma loja propriamente dita, mas de uma empresa que une vários comércios e cria links comissionados para os seus vendedores online. Ou seja, o seu intuito é de apenas trabalhar diretamente com essas pessoas, sem a necessidade de comercializar produtos. 

Para participar não há nenhuma burocracia, apenas exigindo que você seja pessoa física ou pessoa jurídica para participar do programa. Por isso, a única necessidade é de que os seus documentos estejam em dia e que você os disponibilize para fazer parte dos associados. 

Hotmart

Quem nunca ouviu falar sobre os cursos do Hotmart? A fama dessa empresa e das aulas comercializadas por eles não se deve somente pelo marketing envolvido, mas também pelo investimento pesado na plataforma de afiliados, que traz muitos resultados principalmente para as vendas digitais. 

O maior atrativo deste em relação aos outros se dá pela comissão dos cursos. Alguns pagam até mesmo 80% do valor para o vendedor, tornando-se quase uma venda própria, sem lucros para a empresa. Grande parte das pessoas que participam dessas plataformas se encontram filiados com a Hotmart. 

Novamente iremos ressaltar que o intuito desta é de trabalhar diretamente com esses associados, não de comercializar o próprio produto. Eles ganham a partir da venda dessas pessoas e da parte recebida do curso comprado.

Monetizze 

A empresa Monetizze é outra que faz parte do grupo de plataformas que trabalham com afiliados. Ela é especializada em vendas de produtos digitais e físicos, que envolvem nichos como ebooks, cursos online, podcasts, entre outros. 

A relação com o associado funciona como um intermediador de serviços. O site disponibiliza a sua rede para que o vendedor se vincule e para que comercialize um produto específico. A cada compra, ele ganha uma comissão em cima daquilo.

É importante salientar que ela funciona como uma plataforma de associados porque não tem o intuito de gerar outros tipos de vínculos ou ganhos. A intenção é de trabalhar somente com esse modelo de serviço de afiliação e terceirização.

Eduzz

Por último, mas não menos importante, a Eduzz é outra plataforma que serve como uma intermediadora entre empresa e afiliados, mas que contém alguns diferenciais – que estão chamando a atenção das pessoas interessadas por esse tipo de serviço.

Além de você comercializar o produto de um negócio específico através da plataforma, também é possível vender um produto seu, funcionando de forma semelhante a um marketplace. 

Mesmo que esse item seja de uma loja sua, você também ganha comissão, sendo apenas um pouco mais baixa que os outros.

Por isso, além de servir como uma forma de ganhar dinheiro com comissão, ele auxilia também na comercialização própria. Para você que está interessado a se associar a alguma empresa, pense na Eduzz como um ponto diferencial. 

Esse serviço substitui outros métodos empregatícios?

Até aqui, então, entendemos que o programa de afiliados é uma excelente maneira de ganhar dinheiro na internet fazendo um serviço que muitas vezes é desprezado em lojas físicas e demais tipos de negócio. 

Em meio a isso é importante destacar que os associados não substituem outros métodos empregatícios. Sim, ele é vantajoso, mas não fornece os mesmos direitos que uma pessoa que possui contrato com uma empresa ou nem mesmo quando está com a sua carteira assinada.

Ao entrar nesse programa, tenha em mente que ele é uma maneira de ganhar dinheiro extra. Essa não pode ser a sua renda fixa, pois ela varia de acordo com as suas vendas mensais – em alguns casos havendo pagamento somente em 60 dias – e não dá os direitos trabalhistas que outros serviços oferecem. 

Como funciona a questão de impostos para afiliados

Quando seus esforços no aprendizado e na prática de trabalhar como afiliado na internet começar a dar resultados, é hora de se preocupar com parte legal do seu negócio, para evitar problemas futuros com a Receita Federal.

O mais indicado é procurar auxílio especializado, preferencialmente um escritório de contabilidade para afiliado e/ou produtor digital, que pode te auxiliar na apuração de impostos e regularização de todos os ganhos.

Principalmente se você recebe ganhos de fora do Brasil, como no caso da plataforma do Google AdSense.

Dicas extras para se tornar afiliado

Para você que chegou até aqui vamos resumir tudo que discutimos no artigo. O programa de afiliados é um serviço que as pessoas se inscrevem para vender produtos online e que ganham comissão a partir de cada venda, sem a necessidade de se envolver burocraticamente com a empresa em questão. 

Mesmo que você não possua um vínculo empregatício definitivo, trabalhando somente como um freelancer, esse projeto tem atraído muitas pessoas principalmente no período de crise, já que grande parte perdeu o seu emprego e está sem a chance até mesmo de se sustentar. 

Existem vários comércios digitais que trabalham com esse método de afiliados, trazendo uma série de oportunidades para quem está a fim de participar desse projeto online. Caso você queira participar, junte-se a alguns deles e seja um comissionado da empresa! 

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário em “Como começar a trabalhar como afiliado na internet em 2021”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *