Pular para o conteúdo

Como ser entregador do Mercado Livre: Guia atualizado

Descubra passo a passo como se tornar entregador do Mercado Livre, abordando requisitos, processo de inscrição e dicas para sucesso na função.

Anúncios

Não há dúvidas que atualmente o Mercado Livre é uma das maiores plataformas de e-commerce da atualidade. Ele reúne vendedores de todos os tipos de mercadoria, criando uma grande rede capaz de atender consumidores com os mais variados objetivos. 

Por esse motivo, a busca por trabalhar em parceria com a plataforma também tem crescido bastante e a opção de ser de entregador é bastante procurada, já que cada vendedor pode contratar diferentes profissionais para realizar o transporte de seus produtos, fazendo com que esse espaço seja bastante disputado.

Sabendo disso, aqui neste artigo trouxemos tudo que você precisa saber sobre como ser um entregador do Mercado Livre e um passo a passo completo para ingressar nesse meio. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo!

Anúncios

Leia também:

Como ser entregador do Mercado Livre: Guia atualizado
Como ser entregador do Mercado Livre: Guia atualizado

O crescimento do e-commerce no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Statista, o Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. Isso porque nós fomos responsáveis por mais de 50% das compras pela internet durante o ano passado, o que representa muito bem o crescimento significativo do Mercado Livre e das outras plataformas de vendas online.

Além disso, segundo o mesmo estudo, o próprio Mercado Livre foi um dos líderes dentro das vendas aqui do país, superando outras lojas de tradição aqui no país. 

Sendo assim, é evidente que investir em trabalhar dentro dessa plataforma é uma ótima opção, sendo um verdadeiro investimento para quem deseja aderir a um negócio lucrativo para 2021.

Anúncios

Entregas em parceria com transportadoras 

De modo geral, o Mercado Livre oferece duas opções de entrega para seus vendedores: o envio por meio de transportadoras parceiras e o Mercado Envios Extra, onde o próprio vendedor escolhe quem fará a entrega. 

O formato de envio por transportadoras é bem simples: o vendedor informa a plataforma que deseja contar com a empresa e, a partir disso, fornece o produto para envio e entrega. Para trabalhar dentro desse formato é preciso entrar em contato diretamente com a empresa que fará o transporte e solicitar o emprego. 

No entanto, é importante dizer que ser um entregador do Mercado Livre dessa forma é um pouco mais difícil, tendo em vista que você precisará ser contratado pela transportadora. Sendo assim, pode demorar um pouco mais para você começar a obter o lucro desejado. 

Entregas no Mercado Envios Extra

O Mercado Envios Extra tem sido a ferramenta mais escolhida para quem deseja começar a trabalhar com o Mercado Livre e obter aquela graninha extra rapidamente. 

Essa opção funciona de maneira bem simples: o Mercado Envios Extra tem como objetivo principal agilizar a entrega de produtos para os consumidores, muitas vezes fazendo com que eles cheguem em menos de 24 horas. 

Quando o vendedor adere a esse formato ele ganha diversos pontos com a plataforma, o que ajuda bastante também a impulsionar as próximas vendas e a conseguir uma melhor reputação. 

Para começar a trabalhar com o Mercado Envios Extra o vendedor entra em contato diretamente com um entregador, o qual normalmente mora na mesma região. Sendo assim, o profissional recebe o produto e escaneia o endereço por meio de um QR CODE. Depois disso, basta levar o item  para o destinatário, tudo de maneira bem ágil e rápida. 

Nesse sentido, trabalhar com os Envios Extra em parceria com o vendedor é uma das melhores maneiras de obter dinheiro com entregas para o Mercado Livre. 

Requisitos para ser um entregador do Mercado Livre

Como você pode perceber, trabalhar como entregador do Mercado Livre é uma opção super bacana para fazer uma graninha extra e obter um trabalho de maneira mais independente. 

No entanto, é evidente que, em uma plataforma tão grande e respeitada como essa, existem algumas regras para a contratação de profissionais. 

Isso acontece porque, a qualquer problema que aconteça com a mercadoria ou até mesmo com atrasos, o próprio Mercado Livre perderá a sua credibilidade. Além disso, o vendedor que ofereceu o produto também ficará no prejuízo, tendo em vista que perderá sua boa reputação dentro da plataforma. 

Sendo assim, antes de se cadastrar como um entregador do Mercado Livre, vale ficar de olho em alguns requisitos super importantes para quem deseja começar a trabalhar nesse meio. São eles:

  • Possuir um veículo em boas condições para realizar as entregas, o qual tenha espaço suficiente para carregar o produto sem causar nenhum dano; 
  • Ter tempo livre o suficiente para realizar as entregas dentro do prazo estipulado. O atraso sempre é um dos principais problemas desse ramo, por isso, deve ser evitado a qualquer custo; 
  • Possuir um smartphone ou outro tipo de aparelho que permita comunicação rápida e eficiente com o vendedor, para que consiga ser contratado de forma constante; 
  • Estar disponível para receber entregas da sua região e também a pequenas distâncias, para que consiga ter uma maior lucratividade e rede de parceiros. 

Como ser um entregador do Mercado Livre: passo a passo

Agora que você já sabe os principais requisitos necessários para trabalhar como o Mercado Livre e principalmente o quão vantajosa pode ser essa profissão, vale conferir um passo a passo para começar logo as suas entregas. Acompanhe! 

  • Em primeiro lugar, baixe o aplicativo Envios Extra em seu smartphone. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS e pode ser encontrado dentro da loja do celular;
  • Depois, abra o aplicativo e faça o seu cadastro, fornecendo os dados básicos solicitados na ficha. Alguns números de documentos seus serão solicitados, como RG e CPF;
  • A plataforma pedirá também para você enviar fotos de seus documentos e do seu comprovante de residência.
  • Faça o envio e aguarde a confirmação do seu cadastro.

Depois de realizar todos esses passos, você já pode começar a correr atrás dos seus primeiros jobs. Sendo assim, entre em contato com transportadoras e também diretamente com os vendedores do Mercado Livre que você conhece, para formar uma boa rede de contatos e começar logo a obter os seus lucros. 

E aí, gostou das nossas dicas de como ser um entregador do Mercado Livre? Está pronto para começar a trabalhar? Se sim, continue acompanhando o nosso blog e descubra ainda mais conteúdos incríveis que vão te ajudar a lucrar muito e trabalhar da forma que você sempre sonhou!

4 comentários em “Como ser entregador do Mercado Livre: Guia atualizado”

  1. Bom dia . Senhor
    Veja bem sempre compro pelo mercado livre e gostaria de montar um ponto de entrega em minha cidade usando a log marca do mercado livre.
    Tipo. Pegar no ponto ou entregar na hora da compra.
    Olhando no mãos do Google nao conta se conta não mim dar a escolha.
    Tenho uma garagem pra começar.
    Se alguém já colocou e ñ deu certo favor mim comunique.
    Grato. Ivan
    Estancia, 29/nov/2023

  2. Boa tarde quero montar um ponto de entrega do mercado livre.tenho um bom espaço disponível.ja tentei ser entregador mas vejo muito obstáculo.quero saber mas detalhes sobre montar o ponto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *