05 exemplos de pontos fortes para responder na entrevista

Uma das perguntas mais comuns de uma entrevista de emprego é “Quais são os seus pontos fortes?”, e infelizmente muitas vezes os candidatos menosprezam essa questão e acabam por enumerar todos os clichês que eles conseguem se lembrar para impressionar o recrutador, isso porque eles não se dão conta de que todas as perguntas têm um propósito especifico durante o processo de seleção, e que suas respostas também devem ser elaboradas para garantir o sucesso da entrevista.

A pergunta “Quais são os seus pontos fortes?” normalmente é utilizada como uma pergunta pegadinha, afinal de contas, o candidato acredita que ele precisa basicamente listar as suas qualidades, mas na verdade, o recrutador espera que o candidato saiba apresenta-las de maneira elaborada para demonstrar que é um profissional maduro e que possui autoconhecimento para apresentar seus pontos positivos de maneira que agregue valor à sua candidatura.

Ou seja, muitos candidatos acabam não se preparando para responder a essa e outras perguntas que são frequentes em uma entrevista, de uma maneira que demonstre todo o seu potencial para conquistar a vaga e acabam cometendo muitos erros, na maioria das vezes eliminatórios. Visando ajudar a mudar este cenário, o Oportunidades Profissionais preparou um artigo completo como algumas dicas de como apresentar  seus pontos fortes na entrevista de emprego para aumentar suas chances de conquistar a vaga.

Leia também: Como fazer carta de apresentação para empresa

O que os recrutadores querem saber com a pergunta “Quais são os seus pontos fortes?

Um ponto forte ou qualidade é uma habilidade que ao ser utilizada com conhecimento é capaz de gerar um resultado positivo, quase perfeito, em uma atividade específica. Está habilidade normalmente se deriva de um talento que é natural do indivíduo e por isso pode ser aplicado em algo. Ou seja, seus pontos fortes são a junção dos seus talentos, conhecimento e habilidades.

Antes de saber como responder “Quais são os seus pontos fortes?” na entrevista de emprego, o candidato precisa primeiramente saber o que os recrutadores querem saber com essa pergunta, afinal de contas, a única maneira de saber como respondê-la de maneira correta para aumentar as chances de conquistar a vaga que o mesmo está concorrendo é sabendo o real objetivo da pergunta.

O objetivo do entrevistador ao questionar um candidato sobre os seus pontos fortes é basicamente descobrir, caso contrate aquele candidato, como ele poderá utilizar estes pontos do candidato a favor da empresa. E é por esse motivo, que é muito importante que o candidato priorize os seus pontos fortes que mais se adequam ao cargo e à organização.

05 exemplos de pontos fortes para utilizar na entrevista de emprego

Como identificar seus pontos fortes para responder à pergunta “Quais são os seus pontos fortes?” em uma entrevista de emprego

Identificar pontos fortes pode parecer uma tarefa fácil, mas na verdade é uma  tarefa muito complexa, isso porque é muito difícil conseguir reconhecer as suas próprias qualidades e habilidades de maneira clara e objetiva. Deste modo, recomendamos que os candidatos comecem a se preparar antes mesmo da entrevista para conseguirem responder está questão com mais facilidade e naturalidade.

Para responder à questão, os candidatos devem fazer uma autoavaliação onde devem listar seus pontos fortes. Logo em seguida aconselhamos que também façam um levantamento sobre a vaga e a empresa que pretendem trabalhar, para descobrir mais sobre os seus valores, missão e anseios quanto aos funcionários. Isso permitirá que o candidato descubra como ele poderá agregar valor à empresa.

Após reunir todas estás informações o candidato deve então cruzar os seus pontos fortes com as informações dos anseios da empresa e da vaga, com esses dados em mãos, o candidato vai saber identificar quais das suas habilidades pessoais e profissionais devem ser ressaltados ou deixados de lado para potencializar sua apresentação profissional visando atender a vaga concorrida.

Leia também: Objetivo profissional para currículo

Dicas de como responder à pergunta “Quais são os seus pontos fortes?” na entrevista de emprego

Antes de mais nada, advertimos que não existe uma receita pronta para responder à pergunta “Quais são os seus pontos fortes?”, pois cada caso é um caso e as pessoas têm personalidades diferentes. No entanto, para responder de maneira assertiva reafirmamos a importância de os candidatos apresentarem os seus pontos fortes mais relacionados à posição disputada, mas claro, sempre exemplificando como estas competências foram utilizadas para ajudar na sua desenvoltura em situações passadas.

E lembre-se nada  de autoelogios, como sou pontual, detalhista, dinâmico e outros, isso soa mais como uma lista de adjetivos que não querem dizer nada. Dê sempre preferência por apresentar seu ponto forte junto com um fato real, para demonstra autoconhecimento e garantir que suas habilidades estão sendo potencializadas.

O candidato também não deve citar adjetivos como senso de justiça, pontualidade ou honestidade, isso porque essas são qualidades que não agregam valor, pois são vistas, de modo geral, como obrigações civis e não como habilidades particulares.

Destacamos que os recrutadores procuram por profissionais que sabem criar uma narrativa ao redor dos seus pontos fortes de acordo com as necessidades reais da empresa. Por esse motivo, que para impressionar o recrutador o candidato deve aprender a demonstrar suas qualidades de maneira que também as apresente como uma capacidade para resolução de problemas.

08 pontos forte (qualidades) mais apreciados pelos recrutadores

Segue uma pequena lista com os 08 pontos fortes ou qualidades que são mais apreciados e almejados por recrutadores durante o processo seletivo.

  1. Liderança (habilidade de coordenar e incentivar a produtividade)
  2. Trabalho em equipe (habilidade de trabalhar coletivamente para resolver um problema)
  3. Comunicativo (habilidade de se relacionar e se comunicar facilmente)
  4. Proatividade (Postura ativa na resolução de problemas)
  5. Organização (habilidade para manter suas coisas em ordem)
  6. Visão sistêmica (habilidade de analisar amplamente uma situação)
  7. Flexibilidade (habilidade que possibilita fácil adaptação a diferentes ambientes, atividades ou situações)
  8. Criatividade (habilidade de criar soluções para problemas)

E lembre-se após citar uma qualidade o candidato deve contar uma história real, que tenha acontecido com o mesmo, que afirme a qualidade apresentada. Antes de apresentarmos alguns exemplos de resposta, recordamos a importância de se prepara também para responder questões referentes aos seus pontos fracos.

05 Exemplos de resposta para a pergunta “Quais são os seus pontos fortes?”

Para responder esta pergunta o candidato pode focar em elogios que recebeu em empregos anteriores, ou em treinamentos, e na descrição da vaga para relacionar os seus talentos, qualidades e habilidades com as necessidades da empresa. Isso porque uma boa resposta deve priorizar os pontos fortes que mais se adequem ao cargo e a empresa de maneira realista e elaborada.

1º Exemplo:

Eu sou uma pessoa muito boa para trabalhar em equipe, isso porque eu gosto de trabalhos colaborativos que além de visarem o crescimento do grupo, ainda torna as ações em conjunto bem-sucedidas. Eu percebi está habilidade devido a constantes feedbacks do meu ex supervisor que sempre evidenciava está aptidão que segundo ele também ajudava a promover a união da equipe.

2º Exemplo:

“Eu sou uma pessoa com visão sistêmica e por isso sei analisar situações de uma maneira mais ampla e conectada. Eu descobri essa qualidade, após perceber que alguns amigos começarem a me procurar para ajudá-los a solucionar situações complexas em suas vidas, eles sempre me dizem que precisam de alguém que consiga ter uma perspectiva diferente por conseguir analisar a situação como um todo.”

3º Exemplo:

Eu sou uma pessoa muito organizada, pois adoro métodos que me ajudem a dividir meu trabalho em pequenas tarefas para que eu consiga estabelecer prioridades. Percebi que tinha essa qualidade porque sempre sou convidado pela comunidade da minha igreja para organizar os eventos com a justificativa de que a minha estratégia de organização ajudam a evitar o desperdício de tempo e esforços da equipe.

4º Exemplo:

Eu sou uma pessoa que possui uma natureza de liderança, pois tenho facilidade de coordenar e incentivar a produtividade das pessoas, reafirmei essa aptidão natural quando precisei assumir minha equipe como vendedora responsável, no meu antigo emprego, durante as férias do meu gestor.”

5º Exemplo:

Eu sou uma pessoa muito flexível, aberta a novas ideias e estou sempre apta a responder prontamente por mudanças. Descobri que havia desenvolvido está habilidade após x (quantidade de anos) anos de trabalho na x (nome loja ), disponível em vários shoppings de todo o país, onde não tínhamos um horário ou local fixo de trabalho.”

Estas dicas visam ajudar os candidatos a aprenderem como se saírem bem na hora de uma entrevista de emprego ao mostrar detalhes que fazem muita diferença na hora de procurar uma oportunidade, ou oferta de emprego.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte nas suas próximas entrevistas de emprego e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Compartilhe na sua rede social favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *