Como colocar pretensão salarial no currículo

A pretensão salarial no currículo é um assunto um tanto quanto polêmico e até mesmo um pouco complicado, uma vez que a real necessidade de apresentar essa informação gera uma grande dúvida para os candidatos, que ainda devem se preocupar com a maneira correta de expressar um valor adequado para não serem eliminados prematuramente de um processo seletivo.

Por esse motivo, vale ressaltar que a maioria dos especialistas em recrutamento recomendam que os profissionais só coloquem a pretensão salarial no currículo em casos nos quais forem solicitado, normalmente na descrição da vaga, caso contrário os candidatos devem deixar assuntos relacionados a remuneração para serem  discutidas somente durante a entrevista de emprego.

Agora, quanto a maneira correta de colocar pretensão salarial no currículo recomendamos o uso de uma estratégia que considera um valor eu esteja de acordo com a média do mercado, a experiência do profissional e com os benefícios oferecidos pela contratante. Para ajudá-lo a identificar um valor adequado o Oportunidades Profissionais desenvolveu este artigo completo sobre como colocar pretensão salarial no currículo.

Leia também: Como pedir aumento de salário

Porque as empresas pendem para colocar pretensão salarial no currículo

Atualmente muitos profissionais que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho acabam sendo reprovados nos processos seletivos antes até de serem chamados pela empresa para uma entrevista, isso acontece porque seus currículos foram descartados pelos recrutadores já na primeira fase do processo de seleção, visto que os mesmo não se adequam aos requisitos da vaga.

Existem vários motivos para isso acontecer, no entanto, a informação de pretensão salarial costuma ser um dos principais motivos, visto que essa informação é muito usada pelas empresas para filtrar quais profissionais serão chamados para a entrevista de acordo com o que foi definido pela mesma como custo benefício (qualificação e experiência) necessário em um candidato.

Ou seja, ao solicitar que os candidatos acrescentem uma pretensão salarial em seus currículos a empresa quer facilitar e agilizar o seu processo interno de recrutamento, pois pretende disponibilizar tempo e esforços para conversar apenas com profissionais que claramente atende as necessidades da empresa e vise e versa. Além disso, a pretensão salarial ainda pode refletir a trajetória, a experiência e as competências do profissional.

Como colocar pretensão salarial no currículo

Porque colocar pretensão salarial no currículo

Colocar a pretensão salarial no currículo pode ajudar a poupar tempo e esforços desnecessários de ambos os lados, pois ao acrescentar a informação de maneira adequada o candidato se apresenta como um profissional conhecedor do mercado, pois conhece a média salarial que está sendo paga para profissionais da área de acordo as competências profissionais exigidas.

Além disso, ainda existe a questão do filtro por incompatibilidade, pois se o candidato opta por não informar a pretensão salarial para uma vaga que solicita, coloca um valor muito baixo ou usa a frase “a combinar” o mesmo pode acabar sendo desclassificado automaticamente, pois indicou que não apresenta as competências necessárias ou não sabe valorizá-las.

Agora, caso o candidato coloque um valor muito alto, ele pode atingir dois extremos, pois existem profissionais com muita experiência, formação acadêmica sólida e que tenham obtido resultados relevantes na carreira que conseguem justificar o salário requisitado, entretanto também existe a possibilidade de desclassificação para os casos onde o candidato apenas tenham adotado uma estratégia de alto valorização para posterior negociação.

Ou seja, ao se candidatar para uma vaga de emprego que pede que os candidatos coloquem pretensão salarial no currículo, o profissional que vai se candidatar a vaga deve ter em mente que essa é uma exigência eliminatória e que caso a informação não atenda aos requisitos ou expectativas da contratante o seu currículo pode ser desclassificado rapidamente.

Leia também: Objetivo profissional para currículo

Como não errar ao calcular a pretensão salarial

Antes de calcular o valor adequado para apresentar como pretensão salarial o candidato deve ter em mente que uma pretensão salarial deve estar de acordo com o momento da carreira do profissional, pois o valor do salário adequado pode variar de acordo com a formação, experiência, habilidades e resultados apresentados. Outro fator que deve ser levado em consideração é situação atual do profissional, uma vez que a necessidade de candidatos, atuando no mercado ou parados, tendem a variar.

Em seguida, basta avaliar seus gastos e despesas fixas, uma vez que é imprescindível determinar quanto o candidato gasta mensalmente para sobreviver, afinal de contas para conseguir estabelecer qual valor atende suas necessidades é indispensável saber todos os seus gastos fixos, sem levar em conta tudo aquilo que for considerado supérfluo ou que não é essencial.

Após determinar o valor mínimo necessário para sua sobrevivência é preciso saber quanto o mercado está pagando para profissionais da sua área, com a sua experiência e que atuem na região desejada, pois é fundamental pesquisar o piso salarial do cargo pretendido em relação ao porte e a localização da empresa na qual você visa ingressar. E lembre-se de considerar também os benefícios que vêm junto com a oportunidade.

Como calcular a pretensão salarial

Todas as variáveis acima descritas influenciam muito no cálculo de um valor ideal de salário para colocar no currículo, sendo assim é imprescindível relacionar todos estes fatores e ponderá-los de acordo com as expectativas da vaga conforme descrito no anúncio, para determinar o salário mais adequado para ser colocado no seu currículo.

Os profissionais também podem considerar o fator de oferta e procura, uma vez que ele abrange duas variáveis que também devem ser ponderadas, pois se existe uma grande oferta para sua área de atuação, os outros profissionais que estão concorrendo para essa posição podem estar apresentado mais qualificações que os destaquem ou estar se “vendendo” por salários menores.

Também reforçarmos a importância de levar em consideração os benefícios que a empresa oferece, pois, existem empresas que oferecem somente um salário um pouco mais alto que o praticado no mercado, enquanto outras oferecem salários tradicionais e benefícios. Muitas vezes pode compensar aceitar um salário um pouco menor com benefícios contratuais e planos de carreiras que acabam abrangendo uma soma superior nos seus ganhos.

Leia também: Como fazer carta de apresentação para empresa

Onde colocar a pretensão salarial no currículo

Existem duas estratégias para colocar pretensão salarial no currículo, conforme solicitação da empresa para a qual está se candidatando a uma vaga de emprego. O candidato pode optar por colocar logo no início do currículo,  no fim do campo Dados pessoais, para fácil localização do recrutador, ou deixar para o final do currículo no campo Informações adicionais, para que o recrutador primeiro conheça suas habilidades e experiências para poder avaliar uma possível negociação.

O candidato também deve ser cauteloso ao informar o valor pretendido, por esse motivo desaconselhamos que o mesmo informe valores exatos,  sendo assim o recomendado é que os candidatos optem por colocar os valores em termos de faixas salariais (entre R$ e R$), pois isso irá gerar maiores chance de abranger a faixa salarial que o empregador tem a oferecer, ao mesmo tempo que garante uma margem de negociação.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte para que seu currículo seja selecionado para a vaga que almeja e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Compartilhe na sua rede social favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *