Pular para o conteúdo

Como ser afiliado do Mercado Livre: Guia completo

Descubra como ser afiliado do Mercado Livre em apenas alguns cliques. Guia completo na prática!

Anúncios

Já pensou ganhar dinheiro recomendando produtos, sem precisar gastar um centavo ou sair do conforto da sua casa? O programa de afiliados do Mercado Livre oferece essa possibilidade.

Para isso, você precisa apenas de um canal de comunicação – redes sociais, blogs ou canal no Youtube – força de vontade, persistência e nada mais!

Se quer entender como isso é possível e como funciona o programa de afiliados do Mercado Livre continue com a gente até o final. Faça um bom proveito!

Anúncios

Leia também:

Hotmart: Entenda como funciona e aprenda a se afiliar aos cursos

Como ser afiliado Shein: Faça uma renda extra todos os meses

Como começar a trabalhar como afiliado na internet: Guia completo

Entre no nosso grupo do WhatsApp.
Como ser afiliado do Mercado Livre: Guia completo

Como funciona o programa de afiliado do Mercado Livre

O programa de afiliados do Mercado Livre assim como o da Amazon, Shopee e Magazine Luiza, funciona de maneira bastante simples: primeiramente você deve acessar o canal de afiliados da plataforma, se inscrever e aguardar aprovação. 

Com sua conta aprovada, basta escolher os produtos que deseja se vincular e pronto. Seu link será gerado e você já pode começar a recomendar produtos pela internet.

Quando alguém fizer uma compra através do seu link, automaticamente, você receberá a comissão em sua conta mercado pago vinculada ao perfil.

Para exemplificar é como se você fosse um garoto propaganda da empresa, o seu papel como parceiro é, basicamente, divulgar os produtos e promoções sem precisar lidar com estoques, atendimento ou logísticas de envios de produtos, tudo isso fica por conta do Mercado Livre.

Entretanto, para poder participar é preciso cumprir com alguns pré-requisitos básicos. Veja no próximo tópico!

Quem pode ser afiliado do Mercado Livre

Para poder se inscrever e começar a vender como afiliado do Mercado Livre, os requisitos exigidos pela plataforma são mínimos. Dentre eles estão:

  • Ser maior de 18 anos
  • Ter conta ativa no Mercado Livre
  • Não ser vendedor na plataforma
  • Possuir perfil público e ativo em uma rede social, canal no Youtube ou blog

E aí, cumpre com as exigências? Ótimo, então chegou a hora de entender como ser afiliado do Mercado Livre na prática. Para isso fizemos um passo a passo completo para você. 

Como ser afiliado do Mercado Livre

  • Acesse o portal oficial de afiliados do Mercado Livre
  • Role a página até chegar a seção “Dúvidas”
  • Agora, procure pela pergunta “como fazer parte do programa?” e clique no link “formulário”. Caso queira cortar caminho: Acesse
  • Considerando que você cumpre com os requisitos e já possua uma conta ativa, basta informar o e-mail e clicar em “continuar”
  • Selecione uma forma de verificação e avance
  • Agora, é a hora de informar os seus meios de divulgação, para isso, você irá precisar do link do perfil da sua melhor rede social e/ou site
Como ser afiliado do Mercado Livre: Guia completo
  • Por último, informe o tipo de conteúdo e categoria de produtos que deseja promover, selecione a caixa para concordar com os termos e condições, clique em enviar e pronto! 

Em alguns dias o Mercado Livre irá entrar em contato com você informando se você foi aprovado ou não. Mas, fique tranquilo, que as taxas de aceitação são altas.

Atenção! Certifique-se de ter os seus perfis nas redes sociais no modo público e com conteúdos postados recentemente.

Quanto de comissão o Mercado Livre paga para os afiliados

O Mercado Livre paga até 16% de comissão para os seus afiliados. Ou seja, a cada venda de 100 reais, 16 vão para o seu bolso. Contudo, a margem varia de acordo com as categorias e tipos de produtos, veja:

Categoria de ProdutoComissão
Acessórios para Veículos11%
Bebês14%
Brinquedos10%
Beleza e Cuidado Pessoal16%
Casa e Decoração10%
Eletrônicos9%
Esporte e Fitness14%
Ferramentas e Construção10%
Moda14%
Supermercado14%
Comissões por categoria Mercado Livre 2024

Vale destacar que essas comissões estão sujeitas a alterações, portanto, é recomendável que consulte a plataforma oficial do afiliado para garantir informações concretas e atualizadas.

E aí, vale a pena ser um afiliado do Mercado Livre?

A resposta é curta e direta: sim! Especialmente se você está disposto a aprender um pouco mais sobre marketing digital e dedicar tempo para aprender e desenvolver estratégias.

Afinal, nada acontece da noite para o dia. No começo eu lhe disse: “sem precisar gastar um centavo ou sair do conforto da sua casa”, mas não disse que seria fácil, então saia da sua zona de conforto e coloque a mão na massa. 

Para ter bons resultados considere construir uma estratégia sólida de conteúdo e divulgação, conhecer bem o público que deseja atingir e trabalhar de forma consistente com metas e horários bem definidos.

Se você não tem experiência com marketing digital, não se preocupe. Existem muitos cursos gratuitos disponíveis, oferecidos por plataformas como o Google, que podem ajudá-lo a adquirir os conhecimentos necessários para começar. 

Além disso, o próprio Mercado Livre oferece suporte com conteúdos em blog e recursos para seus afiliados, ajudando você a otimizar suas campanhas e melhorar suas chances de sucesso.

Portanto, se você está buscando uma forma de complementar sua renda e está disposto a aprender, ser um afiliado do Mercado Livre pode sim ser uma excelente escolha. 

No mais, desejamos boa sorte em sua jornada como afiliado! E lembre-se, estamos aqui para ajudar com mais dicas e informações sempre que precisar. 

Ainda com dúvidas sobre como ser afiliado do Mercado Livre ou quer conhecer outras empresas que oferecem programas de parceria? Deixe na caixa de comentários abaixo que nós, do Oportunidades Profissionais, vamos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *