Como fazer uma carta de apresentação para emprego

Saiba como fazer uma carta de apresentação para emprego da maneira correta. Confira modelos de carta de apresentação, prontos para editar e utilizar.

A carta de apresentação é um texto de aproximadamente três parágrafos, que geralmente é enviado no corpo do e-mail em resposta a um anúncio de vaga de emprego ou em candidaturas espontâneas, mas que também pode ser entregue junto a um currículo.

Este pequeno texto, é muito importante para quem está procurando emprego, pois é capaz de aumentar muito as chances de que o currículo do candidato seja previamente selecionado por recrutadores ou profissionais de RH para uma avaliação.

Confira as dicas do Oportunidades Profissionais de como fazer uma carta de apresentação para emprego e confira modelos prontos, para profissionais em diferentes estágios da carreira, incluindo modelo de carta de apresentação para primeiro emprego e para profissionais em transição de carreira.

Leia também: Melhores sites de empregos gratuitos [encontre a vaga que procura]

Carta de apresentação: 03 dicas de como fazer corretamente

A carta de apresentação deve ser personalizada, bem escrita e objetiva, o objetivo é chamar a atenção e motivar que o recrutador leia o currículo do candidato e posteriormente selecionado para uma entrevista de emprego.

Para ajudá-lo nesta tarefa complexa que é ao mesmo tempo crucial para a candidatura, separamos 03 dicas para fazer uma carta de apresentação para emprego, que chame a atenção do recrutador na hora da seleção.

  1. Seja criativo e crie um texto personalizado
  2. Mostre que você tem as competências necessárias
  3. Deixe claro que você pode contribuir com a empresa
Leia também: Perguntas mais frequentes na entrevista de emprego [saiba como responder]

Seja criativo e crie um texto personalizado

O candidato que busca chamar a atenção do recrutador e ainda ser assertivo, deve saber que o primeiro passo para isso é ser mais criativo.

O candidato deve criar um texto personalizado, para cada tipo de vaga e empresa na qual se candidatar. Quanto mais direcionada for a mensagem, mais fácil se torna chamar a atenção do profissional que vai ler.

Mostre que você tem as competências necessárias

É importante que o candidato reúna em sua carta de apresentação as competências exigidas para exercer a função.

No entanto, é importante que o candidato não replique, as informações de qualificações profissionais que estão no currículo.

Ele deve apenas demonstrar que cumpre os requisitos técnicos e comportamentais exigidos que estarão detalhados e comprovados no seu currículo.

Deixa claro que você pode contribuir com a empresa

Uma carta de apresentação deve demonstrar de maneira resumida e breve as experiências e qualidades do candidato, já que é imprescindível expor como o mesmo poderá contribuir com a empresa.

Mas lembre-se este texto serve única e exclusivamente para apresentar o candidato formalmente para a empresa, sendo assim é preciso equilibrar as informações que serão incluídas para gerar interesse no recrutador

O candidato também deve ter em mente que erros de português e gramática, dificuldade de desenvolvimento no texto, informações negativas e que não agregam valor a candidatura também poder ser um grande problema.

Após avaliar uma carta de apresentação que exibi tais erros o recrutador provavelmente não chegará a visualizar o currículo daquele candidato, porque inicialmente ele possui muitas outras opções, ou seja, tais problemas são eliminatórios.

Passo-a-passo: Como fazer carta de apresentação para emprego

Como acontece com o currículo, a carta de apresentação também deve ser elaborada somente após o candidato identificar interesse por uma vaga de emprego especifica, afinal função é exatamente apresentar a sua candidatura.

Por esse motivo não recomendamos que os candidatos façam uma carta de apresentação genérica e enviem para todas as suas candidaturas.

Além de informar a empresa quanto ao envio do currículo para participar do processo de seleção, ainda expressa com mais destaque a disponibilidade e interesse do candidato em participar de uma entrevista para concorrer a vaga em questão.

Siga o passo-a-passo de como fazer uma carta de apresentação para emprego.

  • O título do e-mail, feito para enviar o currículo e a carta de apresentação (no corpo do e-mail), deve conter a seguinte informação “Currículo – nome da vaga para à qual está se candidatando”;
  • No início da carta o candidato deve optar por colocar o nome do recrutador, mas caso o mesmo não tenha essa informação, ele deve utilizar termos como, prezado recrutador, selecionador ou empregador;
  • Uma carta de apresentação deve conter no máximo quatro parágrafos, mas recomendamos que o candidato opte por se apresentar em apenas três;
  • No desenvolvimento do texto o candidato deve apresentar suas competências profissionais e pessoais (conhecimentos, habilidades e atitudes) de maneira que o promova a sua candidatura, mas sem exageros, para não parecer arrogante;
  • Ao final da carta de apresentação (corpo do e-mail) devem conter nome e dados de contato do candidato (telefone e endereço de e-mail profissional).

Ressaltamos que a carta de apresentação é o primeiro contato do candidato com a empresa na qual ele visa integrar, e por esse motivo, a mesma deve ser elaborada cuidadosamente para garantir uma boa primeira impressão.

O candidato também precisa se lembrar que a carta de apresentação é um documento formal que deve ser relevante e sucinto, para fazer diferença na candidatura.

03 modelos de carta de apresentação

Desenvolvemos 03 modelos de carta de apresentação.

Um com foco em profissionais que já estão no mercado e possuem experiência.

Outro em candidatos que buscam iniciar sua trajetória no mercado e não possuem experiências profissionai.

E um terceiro modelo de carta de apresentação para aqueles que estão no mercado, possuem experiência mas estão em fase de transição de carreira.

Modelo de carta de apresentação para candidatos com experiência

Prezados Senhores ou Prezado(a) Sr(a). X (citar nome do recrutador),

Saudação (Bom dia, Boa tarde ou Boa noite)

Meu nome é X (seu nome) sou profissional da área de X(citar área) com X anos de experiencia no mercado. Vi seu anúncio sobre a vaga de X (nome da vaga) no site X (citar site anunciado), e fiquei muito interessado, pois estou em um momento onde procuro novas oportunidades na área e acredito que minhas experiências e competências possam contribuir muito com a sua empresa.

Atendo aos seguintes pré-requisitos:

  • X anos de experiência no segmento;
  • Habilidade para xxxxx (especificar suas competências);
  • Conhecimento X utilizados na empresa.

Possuo bom relacionamento interpessoal, responsabilidades e dedicação às atividades de trabalho. Tenho disponibilidade de X (descreva suas disponibilidades exigidas no anúncio da vaga), de acordo com os objetivos da empresa.

Estou enviando, em anexo, meu currículo com mais informações da minha trajetória profissional para sua avaliação, e me coloco a disposição para conversarmos pessoalmente.

Atenciosamente

X (nome do candidato e informações de contatos)

Modelo de carta de apresentação para primeiro emprego

Prezados Senhores ou Prezado(a) Sr(a). X(citar nome do recrutador),

Saudação (Bom dia, Boa tarde ou Boa noite)

Meu nome é X (seu nome) tenho X anos, sou estudante X (colocar curso ou graduação) e estou iniciando minha trajetória profissional. Conforme indicação de X (citar nome) do setor X (especificar), gostaria de me candidatar à vaga de X (citar vaga) de estagiário, jovem aprendiz ou menor aprendiz (especificar).

Possuo curso técnico em X, Y, e Z (especificar cursos, treinamentos, trabalhos voluntários, competências e talentos). Viso obter conhecimentos teóricos e práticos para meu desenvolvimento pessoal e profissional, com foco nos objetivos da empresa.

Estou enviando, em anexo, meu currículo para sua avaliação e me coloco a disposição para conversarmos pessoalmente.

Agradeço desde já a atenção.

Atenciosamente

(Nome do candidato e informações de contatos)

Leia também: Currículo para primeiro emprego [saiba destacar suas habilidades]

Modelo de carta de apresentação para candidatos em transição de carreira

Prezados Senhores ou Prezado(a) Sr(a). (citar nome do recrutador),

Saudação (Bom dia, Boa tarde ou Boa noite)

Meu nome é (seu nome), sou profissional da área de(citar área) com x anos de experiência no mercado e formação em X (área de formação), atualmente estou em transição de carreira para a área de Y (área que deseja migrar).

Estou me qualificando para a área de X (área que deseja atuar) e estou em busca de oportunidades na área, vi seu anúncio sobre a vaga de X (nome da vaga) no site X (citar site anunciado), e fiquei muito interessado, pois acredito que minhas competências possam contribuir muito com a sua empresa.

Estou enviando, em anexo, meu currículo para sua avaliação e me coloco a disposição para conversarmos pessoalmente.

Atenciosamente

(Nome do candidato e informações de contatos)

Leia também: Como enviar um currículo por e-mail [veja dicas essenciais]

Como fazer carta de apresentação para emprego: Modelos prontos

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte na sua próxima candidatura de emprego e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma maior probabilidade de sucesso nas suas apresentações profissionais.

Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.