Pular para o conteúdo

Cursos profissionalizantes gratuitos: Guia atualizado 2023

  • Estudos

Cursos profissionalizantes são aqueles responsáveis por ajudar no desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo, contribuindo para despertar e aprimorar novas aptidões.

Anúncios

Através desses treinamentos completos, uma pessoa consegue adquirir novas habilidades, se atualizar e fazendo com que um profissional permaneça cada vez mais qualificado.

Pensando nisso o time do Oportunidades Profissionais elaborou esse guia, para te ajudar a escolher as melhores plataformas de cursos profissionalizantes gratuitos em 2023. Acompanhe!

Cursos profissionalizantes gratuitos: Guia atualizado 2023
Cursos profissionalizantes gratuitos: Guia atualizado 2023

Melhores cursos profissionalizantes gratuitos

A seguir, elaboramos um super guia para você escolher os melhores cursos profissionalizantes gratuitos de 2023. Incluímos cursos, plataformas e escolas de cursos diversos, no intuito de abranger o máximo de habilidades e competências possíveis. 

Anúncios

SENAC

Não poderíamos falar de cursos profissionalizantes no Brasil sem mencionar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). 

O SENAC está presente em cerca de 1,8 mil municípios brasileiros, com mais de 600 unidades de ensino presenciais. Ele oferece cursos técnicos e é, talvez, a mais conhecida instituição de ensino do país, abrangendo desde cursos pagos (com mensalidades acessíveis) até mesmo cursos gratuitos. 

Ele oferece cursos que possuem um peso no mercado, uma vez que todas as empresas conhecem e confiam na qualidade de seus materiais e professores.

Entre no nosso grupo do WhatsApp.

Através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), é possível acessar inúmeros cursos a distância para aprimorar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades.

Dentre alguns cursos gratuitos disponíveis, destacam-se:

  • Básico em Comércio Exterior
  • Comunicação Efetiva em Vendas: Aumentando os resultados
  • Administração e Planejamento da Produção
  • Como Vender nas Redes Sociais: Social commerce e muito mais!

Assim, o SENAC é consolidado como uma das principais escolas do país, com cursos variados e com a credibilidade que todo trabalhador gostaria de ter para aprender e comprovar seu aprendizado. 

Escola Virtual Gov

A Escola Virtual Gov foi pensada e é mantido pelo Governo Federal, com cursos gratuitos e totalmente online.

Ele foi criado em 2017, ou seja, está presente na vida dos profissionais brasileiros há mais de meia década, ajudando-os a aprenderem novos conteúdos e melhorarem competências que já possuem.

A Escola Virtual Gov oferece cerca de 529 cursos abertos, 21 exclusivos, 54 certificações e mais de 3,7 milhões de certificados emitidos.

Isso quer dizer que quase 4 milhões de pessoas já passaram pela escola e aproveitaram uma pontinha do tanto que essa tem a oferecer. 

Os cursos oferecidos se dividem em 28 temas, variando desde Direito e legislação,  Gestão pública, passando por Orçamento e finanças.

Duolingo

O Duolingo é talvez o aplicativo/site de ensino de idiomas mais conhecido no mundo. Ele oferece cursos gratuitos para aprender inúmeras línguas, em um rico esquema de subida de níveis e aumento de complexidade.

Não é segredo que a língua mais ensinada pelo aplicativo é o inglês, uma vez que essa é a língua mais utilizada no mundo. Porém, sendo um falante do português, pode-se aprender outros idiomas, como:

  • Espanhol 
  • Francês
  • Italiano
  • Alemão

Desse modo, ao avançar nas lições, o usuário consegue elaborar frases cada vez mais complexas de maneira guiada, aprimorando, junto a isso, a sua compreensão auditiva e visual da língua.

O Duolingo pode ser baixado em qualquer smartphone com iOS ou Android, o que facilita muito a utilização.

Todos por todos

O portal Todos por Todos também foi elaborado pelo Governo Federal, pensado e lançado durante o ano de 2020, em meio a crise de saúde mundial.

Ele foi importante para manter os trabalhadores ocupados e se aprimorando, fazendo com que esses conseguissem tirar alguma vantagem do tempo de isolamento social. 

Dentre as áreas de atuação oferecidas pelo Todos por todos, podemos destacar:

  • Comércio: Marketing digital,  técnicas de venda
  • Indústria: Indústria 4.0, agentes econômicos
  • Serviços: Atendimento ao cliente, marketing
  • Área da Tecnologia da Informação (TI): Cursos de programação e ferramentas digitais

O portal oferece seus cursos de maneira gratuita e diversos contam com certificados de conclusão.

Udemy

A Udemy reúne uma série de cursos em inúmeras áreas do conhecimento, com destaque para a área de tecnologia da informação (TI). 

Visto que essa área é uma das que mais cresce no país e no mundo nos dias atuais, a realização de cursos profissionalizantes nesse setor mostra-se extremamente vantajosa.

Nesse portal, existem cursos gratuitos ou pagos, bastando navegar nas principais categorias e pesquisar aqueles cursos que melhor se encaixam no seu perfil. 

Cursos disponíveis nessa área,  destacam-se:

  • Rede de Computadores
  • Programação
  • Data Science
  • Cultura Hacker
  • Segurança da informação digital

Assim, escolha aqueles cursos que mais se adequam às suas necessidades e dê início a essa nova jornada profissional.

Diante do exposto, fica claro que existem muitos portais e escolas que disponibilizam cursos profissionalizantes gratuitos e de qualidade, cabendo, portanto, àqueles que  gostariam de adquirir novos conhecimentos correr atrás e se jogar nessas oportunidades.

Assim, você conseguirá se destacar na multidão de profissionais disponíveis no mercado atualmente, conseguindo, então, novas e melhores oportunidades de trabalho e realização pessoal.

O que são os cursos profissionalizantes?

Os cursos profissionalizantes são ferramentas educacionais elaboradas para melhor preparar as pessoas para o mercado de trabalho. 

Existem diferentes tipos de cursos profissionalizantes, desde aqueles mais curtos (com algumas poucas horas de duração), até aqueles mais longos (podendo durar de semanas até alguns meses).

Citamos no conteúdo plataformas especializadas em oferecer cursos profissionalizantes até mesmo nos níveis de graduação e pós-graduação, de maneira online e/ou presencial.

Desse modo, os cursos profissionalizantes surgem como excelentes opções para aqueles profissionais que buscam algo a mais, para se destacar na multidão e melhorar as suas aptidões.

Qual é sua importância?

Aquelas pessoas interessadas nos cursos profissionalizantes, já inseridas no mercado profissional ou que pretendem ingressar nesse, poderão desenvolver novas habilidades ou aprimorar as já existentes. 

Dentre esses cursos, podemos destacar alguns dos mais escolhidos pelos profissionais, como:

  • Cursos de técnicas e habilidades de informática (Windows, Pacote Office)
  • Cursos de idiomas (Especialmente para aprender e/ou melhorar o inglês)
  • Cursos de oratória e escrita (Para melhorar sua comunicação)
  • Cursos de softwares de TI (Para aqueles que gostam dessa área da tecnologia)
  • Cursos dentro da própria área de atuação (Como administração, logística, política, entre outros)

Desse modo, conseguirão sair na frente de seus potenciais concorrentes e terão mais chances de conseguir aquela vaga ou promoção desejada.

Muitos desses cursos apresentam, inclusive, certificado de conclusão. Assim, você conseguirá comprovar oficialmente quantas horas de estudo/práticas foram investidas e o que foi estudado/trabalhado. 

Gostou do nosso guia sobre os melhores cursos profissionalizantes gratuitos para fazer em 2023? Se tiver alguma dúvida ou gostaria de dar alguma sugestão, utilize os comentários ao final da página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *