Pular para o conteúdo

Como trabalhar com marketing digital: Guia para iniciantes

  • Carreira

Descubra como trabalhar com marketing digital, por onde começar e encontrar sua primeira oportunidade. Guia completo para iniciantes!

Anúncios

Imagine poder trabalhar no conforto da sua casa, definindo seu próprio horário e ainda assim ganhando um bom dinheiro. Com o marketing digital, essa realidade está ao seu alcance.

No entanto, assim como em qualquer outra área de atuação, o sucesso no marketing digital não vem sem esforço. É preciso estudar, se aprofundar e dominar algumas habilidades essenciais da profissão.

Pensando em te ajudar desenvolvemos este guia completo onde você irá entender o que é de fato o marketing digital, quais são as principais áreas de atuação, como se especializar e onde procurar suas primeiras oportunidades. Faça uma ótima leitura!

Anúncios

Leia também:

Como trabalhar com marketing digital: Guia para iniciantes

O que é Marketing Digital?

Marketing digital é uma estratégia de promoção de produtos, serviços ou marcas por meio de canais digitais, o que inclui a utilização de redes sociais, e-mails, blogs, SEO, anúncios pagos e outras estratégias online para atrair e engajar clientes.

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing digital permite uma segmentação mais precisa do público, oferecendo a possibilidade de personalização de acordo com os interesses e comportamentos dos consumidores. 

Em resumo, o marketing digital é essencial para empresas que desejam expandir sua presença online, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas. 

Anúncios

Já para aqueles que pretendem trabalhar na área, o marketing digital oferece diversas possibilidades e setores de atuação como design, gestão de tráfego, social media, afiliados, etc. 

Conheça as principais áreas de trabalho do marketing digital no próximo tópico!

Quais as áreas de trabalho do marketing digital

Gestão de tráfego

Os profissionais de gestão de tráfego atuam desde o planejamento até a execução e otimização de campanhas de anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads. 

Seu objetivo é direcionar tráfego qualificado para o site, landing page ou redes sociais da empresa, aumentando as chances de conversão.

Para isso, é preciso um entendimento profundo das plataformas de anúncios, bem como habilidades analíticas para interpretar dados e identificar oportunidades de melhoria.

Conteúdo Relacionado: Cursos Gratuitos do Google

Social Media

Social media de uma forma resumida é, basicamente, gerenciamento de redes sociais. 

Através da criação de conteúdos relevantes, interação com os seguidores e monitoramento do engajamento, esses profissionais são os responsáveis por construir e manter a presença da marca nas redes sociais, além de promover o envolvimento da comunidade online.

Habilidades de escrita criativa, organização, análise e uma compreensão profunda das diferentes plataformas, são fundamentais para atuar como social media no mercado.

Design

Esta área envolve a criação de elementos visuais, como imagens, vídeos e gráficos, utilizados em campanhas de marketing digital. 

Profissionais de design são responsáveis por garantir que o conteúdo visual seja atraente, relevante e alinhado com a identidade da marca.

Portanto, é necessário obter conhecimentos sobre softwares de design gráfico, como Adobe Photoshop e Illustrator, e ter uma compreensão sólida dos princípios de design, como composição, tipografia e cor.

Além disso, habilidades de pensamento criativo são essenciais para produzir um conteúdo visual que se destaque e ressoe com o público-alvo.

Copywriting

Focado na criação de textos persuasivos e convincentes, o Copywriting, tem como objetivo  transmitir a mensagem da marca de forma clara, concisa e persuasiva, além de gerar interesse e ação.

Suas habilidades envolvem pesquisa, domínio de escrita, regras gramaticais, organização e conhecimento aprofundado sobre gatilhos mentais, público-alvo e persona. 

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados, diferente de todas as outras áreas, não há necessidade de lidar diretamente com um cliente.

Afinal, os afiliados atuam como intermediários se associando a plataformas como Amazon, Shopee, Shein e Hotmart para divulgar produtos e com isso ganhar comissões.

Para ter sucesso como afiliado, é fundamental ter habilidades que incluem a capacidade de identificar produtos relevantes e criar conteúdo persuasivo. Uma compreensão básica de estratégias de marketing digital, como gestão de tráfego, SEO e marketing de conteúdo, também são úteis.

Se você se interessou, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo. No próximo tópico vamos lhe apresentar algumas plataformas que oferecem cursos gratuitos de marketing digital.

Melhores cursos gratuitos de marketing digital para iniciantes

Quando se trata de aprender sobre marketing digital, existem várias opções de cursos gratuitos disponíveis online. Para te ajudar, selecionamos alguns dos melhores, veja:

Cursos gratuitos Google

O gigante do digital, Google, oferece em sua plataforma de ensino diversos cursos gratuitos. Dentre eles:

Para participar, acesse o portal: Grow with google, faça login com sua conta, escolha aquele que deseja fazer e pronto! 

Cursos gratuitos RD University

A RD University, plataforma de educação online da RD Station, oferece um curso gratuito chamado Marketing Digital para Iniciantes.

Nele, são abordados assuntos como criação de conteúdo, geração de leads, personas, landing page, email marketing, automações e como construir relacionamento com clientes. 

Para se inscrever e começar o curso é simples, basta acessar a plataforma, criar a sua conta e iniciar. Ao final é oferecido aos participantes uma certificação de conclusão de maneira também gratuita.

Cursos Gratuitos FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) oferece em sua plataforma mais de 190 cursos gratuitos online, os temas incluem fundamentos do marketing digital, storytelling, estratégias de marca e muito mais.

O processo de inscrição é simples e rápido, sem períodos de aprovação ou maiores burocracias.

Veja como acessar e se inscrever na plataforma online da FGV.

Esses são apenas alguns exemplos de cursos gratuitos disponíveis online. Para mais detalhes e outros cursos recomendados, confira o nosso guia completo dos melhores cursos gratuitos de marketing digital.

Como começar a trabalhar com marketing digital

Pronto, agora que você já conhece as possíveis áreas de atuação, onde estudar e adquirir as habilidades necessárias, é hora de entender como ingressar nesse mercado. Para isso, há várias maneiras e selecionamos as três principais para você:

Sites de freelancer

Para iniciantes, plataformas como Workana e 99Freelas são excelentes para conseguir os primeiros trabalhos. 

Esses sites permitem que você encontre projetos sob medida para suas habilidades e interesses, além de possibilitar a construção de um portfólio interessante.

Sites de emprego

Agora, se a sua intenção é trabalhar de carteira assinada, portais de emprego como Catho, Indeed e Glassdor possuem diversas vagas para profissionais de marketing digital, tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes. 

Com opções Home Office, presencial e híbrido, há uma vaga para cada perfil. Portanto, acesse e confira as oportunidades disponíveis.

Redes sociais e prospecção ativa

Aproveite o poder das redes sociais, como LinkedIn e Instagram, para criar conteúdo relevante e atrair seu público-alvo. Concentre-se em desenvolver campanhas e publicações que gerem engajamento e interesse em sua área de atuação.

Isso inclui também entrar em contato diretamente com empresas ou profissionais que possam precisar dos seus serviços. Contudo, antes de começar a prospectar lembre-se de criar um portfólio interessante para apresentar aos clientes.

E assim chegamos ao final do nosso guia completo de como trabalhar com marketing digital para iniciantes. Esperamos que essas dicas ajudem você a dar os primeiros passos e a construir a sua carreira.

No mais, obrigado por sempre nos acompanhar e caso ainda tenha dúvidas deixe na caixa de comentários abaixo que nós, do Oportunidades Profissionais, iremos te ajudar. Até mais!

CONTEÚDO RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Procurando uma alternativa de cartão de crédito, mesmo com nome sujo? Toque aqui ou no botão abaixo e saiba como pedir o seu:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *