Como descrever perfil profissional no currículo

Descrever o perfil profissional no currículo é uma tarefa aparentemente simples, pois exige apenas que o candidato se apresente profissionalmente, no entanto essa é uma tarefa muito melindrosa, já que essa apresentação exige que o profissional exiba as suas características e atributos de maneira organizada, inteligente, coerente e assertiva para agregar valor ao seu currículo para que gerar interesse na contratante em convida-lo para uma entrevista.

Este campo é fundamental para apresentar os diferenciais do profissional como candidato a determinada vaga, por esse motivo o campo perfil profissional do currículo deve ser utilizado como um artifício de venda, neste mercado altamente competitivo, onde o candidato se propõe a se vender de maneira efetiva, criativa e engenhosa, visando gerar valor a sua candidatura.

Os especialistas em recrutamento recomendam que os profissionais escrevam um perfil profissional que valorize o seu currículo de modo que passe uma imagem de profissional interessante e criativo. Para ajudar os profissionais que não sabem como descrever o seu perfil profissional no currículo a se inspirarem o Oportunidades Profissionais desenvolveu este artigo completo sobre este tema que pode ajudar a turbinar seu currículo.

O que é o perfil profissional

O campo perfil profissional é um dos itens mais importantes de um currículo, afinal de contas, ele existe simplesmente para que o candidato possa apresentar de maneira resumida as suas principais habilidades, competências, realizações e pontos fortes relevantes para a vaga concorrida, ou seja, este campo tem como objetivo apresentar o candidato de forma que demonstre que o mesmo é o profissional ideal para a vaga em aberto.

Destacamos que devido sua importância no currículo este campo precisa ser desenvolvido com muita coerência e lógica para que seja possível alinhar os valores do candidato aos da contratante, uma vez que ao apresentar um perfil verdadeiro e conciso o candidato consegue agregar valor ao seu currículo para que o mesmo chame a atenção do recrutador.

O profissional também deve aproveitar este campo do currículo para usar palavras-chave que possam remeter seus objetivos e área de interesse como profissional, isso ajuda à deixar claro para a contratante as principais habilidades do candidato como profissional e ainda aumenta as suas chances de ter o currículo encontrado em bases de dados de empresas, sites de empregos e em consultorias de recrutamento durante uma seleção por meio de triagens.

Como descrever perfil profissional no currículo

Perfil profissional no currículo: O que colocar?

Quando um profissional vai se candidatar a uma vaga de emprego, ele deve ter em mente que o seu primeiro contato com a empresa contratante precisa despertar o interesse do recrutador. Sendo assim é imprescindível que o candidato saiba apresentar as informações mais importantes da sua carreira de maneira estruturada no campo perfil profissional.

Informações que devem compor o campo perfil profissional:

  • Grau de conhecimento ou formação acadêmica
  • Posições de destaque
  • Experiências especificas
  • Conquistas profissionais
  • Competências e habilidades
  • Disponibilidades (horário, viagens e mudanças)

O profissional deve ter em mente que tão importante como saber o que colocar no campo perfil profissional, é saber o que não deve ser colocado, afinal de contas, esse pequeno texto é uma apresentação que visa expor as características e atributos que são relevantes e coerentes com a vaga para a qual aquele profissional está se candidatando.

Informações que devem ser evitadas:

  • Informações falsas
  • Habilidades genéricas
  • Expressões ou frases clichês
  • Falta de foco e objetivo

O perfil profissional é um campo que abrange muitas informações, o que o torna um tópico muito complexo e que acaba aumentando a probabilidade de erros simples que podem comprometer a candidatura do profissional, por isso é muito importante avaliar cada informação acrescentada. Destacamos ainda a importância de utilizar um vocabulário condizente com o perfil da vaga, empresa e que também esteja de acordo com o objetivo de carreira do profissional.

Estrutura do campo perfil profissional

O campo perfil profissional pode ser estruturado de duas maneira diferentes, texto corrido ou tópicos. Escolher uma opção de estrutura deve depender tanto da preferência de cada candidato conforme suas características particulares de apresentação pessoal, quanto do tipo de perfil possui a empresa (tradicional ou moderna) para a qua o currículo está sendo enviado.

Por esse motivo é imprescindível que o candidato antes de desenvolver seu currículo avalie o perfil da empresa e a mensagem que ele deseja passar, para que seja possível adequar as informações de acordo com a apresentação pessoal que melhor lhe representa para aquela vaga ou candidatura.

Modelo de estrutura de texto corrido

O modelo de perfil profissional em texto corrido visa apresentar o candidato de maneira mais tradicional, este modelo também permite que o candidato use mais a sua criatividade para se descrever profissionalmente de forma mais produtiva e engenhosa.

Exemplo:

Possuo Ensino Médio completo e atualmente estou fazendo um curso de Técnicas de Vendas Empresariais pelo SENAC. Trabalhei durante 03 anos no mercado imobiliário, quando mantive o meu desempenho constante na captação de imóveis para venda e aluguel. Estou disponível para atuar em toda a região metropolitana de São Paulo.

Leia também: Objetivo profissional para currículo

Modelo de estrutura de tópicos

O modelo de perfil profissional em tópicos é mais moderno e prático. Ele visa listar as habilidades, conquistas, experiências e aprendizados mais relevantes relacionadas a carreira do candidato e vaga de maneira mais efetiva, pois propõe facilitar a leitura e evidenciar as competências e experiências do profissional.

Exemplo:

  • Técnico em contabilidade
  • Experiência ativa em toda rotina operacional da contabilidade, apuração de impostos, escrituração dos livros fiscais, folha de pagamento e controle de ativo imobilizado.
  • Familiarizado com planilhas gerenciais e de controle.
  • Possuo 05 cursos complementares na área tributária.

Em ambos os casos é importante desenvolver um perfil profissional bem elaborado que destaque suas melhores habilidades, realce sua imagem profissional e abra portas.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte para que seu currículo seja selecionado para a vaga que almeja e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

1 comentário
  1. Augusta Vieira Diz

    Grata, em me ajudar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.