Objetivo profissional para currículo

Atualmente os profissionais têm vivenciado muita dificuldade para encontrar novas oportunidades de trabalho, isso de acordo com dados divulgados pelo IBGE no último dia 15 de maio de 2019, o que também faz com que a competição para um colocação ou recolocação no mercado de trabalho se torne ainda mais difícil e acalorada. Para superar este momento de crise do país, é fundamental que os candidatos elaborem seus currículos de maneira mais cuidadosa para apresentar suas habilidades e expectativas para ocupar o cargo almejado.

Por esse motivo que a preparação para conseguir uma vaga inicia antes mesmo do primeiro contato com a organização, ou seja, este primeiro contato deve começar a ser programando durante a construção do currículo, pois somente um currículo adequado poderá trazer benefícios a uma candidatura e levar o candidato a próxima etapa do processo de seleção. Sabendo disto, o candidato deve focar para tornar seu currículo perfeito aos olhos dos avaliadores que inicialmente criam filtros eliminatórios para determinar o que o candidato pretende fazer na empresa e como essa vaga pode impactar na sua carreira.

Essa informação pode ser adquira através do correto preenchimento do campo objetivo profissional do currículo, onde normalmente o recrutador inicia sua avaliação para determinar se o candidato deve seguir para a próxima etapa do processo de seleção. Então, este campo é um dos grandes destaques de um currículo de emprego, afinal, as informações contidas nele são de suma importância para uma devida avaliação da contratante. Pensando nisto, desenvolvemos este artigo completo sobre o que colocar no objetivo profissional do currículo, para que seu primeiro contato com a empresa o destaque positivamente.

O que é o campo objetivo profissional do currículo? E para o que ele serve?

O campo objetivo profissional é um tópico do currículo destinado a um pequeno texto, de aproximadamente duas linhas, onde os candidatos descrevem aquilo que realmente almejam em relação a candidatura. E por esse motivo que este campo exibe uma das informações mais relevantes e importantes do currículo, afinal de contas, o mesmo existe basicamente para que os candidatos apresentem de maneira direta e sucinta quais são as suas expectativas como profissional para aquela vaga e empresa.

Deste modo, este campo intitulado objetivo profissional, tem o intuito de demonstrar aos profissionais responsáveis pela seleção dos candidatos de forma clara e objetiva os reais interesses profissionais dos candidatos com relação a função para a qual estão se candidatando e quanto as suas expectativas com relação àquela oportunidade específica.

No entanto, compreender o que é e para que serve o campo objetivo profissional e diferente de saber o que colocar, afinal de contas, saber como fazer um pequeno texto indicando todas as suas pretensões com a vaga para a qual está se candidatando e explicando o que essa oportunidade significa para a sua carreira é uma tarefa complexa, pois apesar de apresentar um conceito simples também exige uma apresentação assertiva e característica.

Objetivo profissional para currículo

Leia também: Como fazer carta de apresentação para empresa

O que colocar no campo objetivo profissional do currículo

O Oportunidades Profissionais aconselha que os candidatos criem um pequeno texto para o campo objetivo profissional, que tenha de duas a três linhas e que seja simples, específico, direto e conciso. Vale lembrar que este texto deve ser desenvolvido com muito cuidado e atenção quanto as informações que serão citadas, afinal de contas, o recrutador precisa saber apenas quais são as ambições profissionais e pessoais dos candidatos quanto aquela vaga e empresa específica.

Pensar no que colocar no campo objetivo profissional do currículo pode gerar algumas dúvidas comuns, pois ao invés de focarem em fazer um texto simples, fácil de entender, objetivo e que demonstre que é apto para preencher a vaga, a maioria dos candidatos muitas vezes, na tentativa de conquistar os recrutadores, preenchem esse espaço com promessas vazias e que não dizem nada sobre os suas pretensões profissionais para sua carreira.

Uma bom conselho que pode ajudar aqueles candidatos que querem fazer uma apresentação direta e atraente aos olhos dos recrutadores é especificar a área em que ele deseja atuar, e caso a vaga tenha detalhado a função, o candidato também deve relacionar o seu objetivo de acordo com o que é esperado pela empresa, uma vez que essa informação é imprescindível para que o recrutador possa fazer uma primeira seleção de candidatos que o inclua.

O que NÃO colocar no campo objetivo profissional do currículo

Destacamos que o objetivo profissional do currículo normalmente é o primeiro campo que é avaliado pelos profissionais responsáveis pela seleção dos candidatos para uma entrevista de emprego, sendo assim ele pode ser a diferença entre conquistar a vaga desejada ou gerar uma eliminação prematura do processo seletivo, por esse motivo que saber o que não colocar no campo objetivo profissional do currículo fará muita diferença na sua candidatura.

Para que seu currículo se destaque e desperte o interesse de um futuro empregador, fuja dos clichês, frases muito genéricas e frase de efeito, visto que as mesmas podem passar uma imagem de que o candidato é preguiçoso, pouco criativo ou que está desesperado e enviando um currículo abrangente e impreciso para todos os lados, sem prestar atenção ou determinar uma área específica com a qual se identifique para atuar. Além disso, essa não é a melhor estratégia para se destacar e causar uma boa impressão.

Outro ponto importante a se destacar, é quanto a falta de critério e especificação na hora de preencher o campo objetivo profissional do currículo, uma vez que essa falta de apontamento pode ser considerada comum, por ser muito utilizados no mercado por profissionais pouco ou nada inovadores, mas ela pode fazer a contratante entender que aquele candidato não sabe o que quer, ou pior, que ele não tem foco e objetividade para determinar qual as suas ambições profissionais.

Dica para preencher o campo objetivo profissional do currículo

A melhor maneira de saber o que colocar no campo objetivo profissional do currículo é separando um tempo, antes de escrever seus objetivos profissionais, para refletir sobre o que exatamente você como profissional busca conquistar através da contratação para aquela vaga. Ou seja, o candidato deverá realizar uma autoanálise para avaliar sua carreira e medir suas ambições profissionais e pessoais de acordo com a vaga e empresa da qual deseja fazer parte.

Ressaltamos que a ideia ao escrever um pequeno texto para o campo objetivo profissional é exatamente expressar uma mensagem única, que tenha a ver com a exposição da visão do profissional, que se candidata para aquela vaga, tem sobre a empresa ou a área de atuação. Além do mais, atualmente, quanto mais personalizada for uma apresentação profissional melhor será para o candidato, pois quanto mais segurança o mesmo passar para a empresa, maiores serão suas chances de efetivação.

Sabemos que em tempos de crise, muitos profissionais qualificados estão aceitando desempenhar funções que não estão ligadas as sua formação ou qualificação profissional, no entanto, isso não deve significar que o currículo deste candidato não deva ser bem direcionado para chamar atenção dos recrutadores, pois é preciso ter muita cautela na hora de se apresentar profissionalmente a uma empresa.

07 exemplos de como preencher o campo objetivo profissional do currículo

Como já explicamos, saber exatamente o que colocar no campo objetivo profissional do currículo vai depender muito da vaga e da empresa para a qual o candidato está se candidatando. Mas para reduzir a margem de erro no preenchimento este tópico, vale lembrar que entre os princípios básicos exigidos na construção de um currículo, o candidato deve sempre levar em consideração a primeira impressão que o empregador terá do candidato ao ler o documento.

No entanto, destacamos, que todos os detalhes são importantes e devem ser valorizados durante a preparação para sua apresentação profissional. Seguem 07 exemplos de como preencher o campo objetivo profissional de maneira clara, prática, inovadora e elegante para colocar o seu currículo entre o dos candidatos selecionados para a próxima etapa do processo de seleção.

  1. Almejo assumir a função de X (citar nome da vaga ou área de atuação) para encontrar soluções para os usuários ou clientes (dependendo da área de atuação) e enfrentar novos desafios profissionais condizentes com minhas pretensões de carreira.
  2. Gostaria de fazer parte da equipe de X (citar nome da vaga ou área de atuação) da empresa, tendo o objetivo de crescer profissionalmente e de maneira produtiva contribuir para o desenvolvimento da organização como um todo.
  3. Tenho interesse de atuar na liderança da equipes de X (citar nome da vaga ou área de atuação), estabelecendo metas práticas motivacionais.
  4. Pretendo assumir a vaga de X (citar nome da vaga ou área de atuação) e através da minha experiência colaborar com melhores resultados e com o crescimento desta empresa.
  5. Procuro uma oportunidade na área de X (citar nome da vaga ou área de atuação) para desenvolver os conhecimentos adquiridos em minha formação.
  6. Busco a oportunidade de desenvolver o meu primeiro trabalho na área de X (citar nome da vaga ou área de atuação) para aplicar o que aprendi durante minha graduação e nos estágios e assim desenvolver meus talentos.
  7. Gostaria de atuar na área X (citar nome da vaga ou área de atuação) e prestar apoio em atividades de X (citar nome da vaga ou área de atuação) para contribuir com o desenvolvimento e a geração de resultados da empresa.

O Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte na sua próxima candidatura de emprego e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma maior possibilidade de sucesso na sua carreira. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Compartilhe na sua rede social favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *