Por que devemos te contratar?

0

A questão “Por que devemos te contratar?” é muito comum na parte final de uma entrevista de emprego, no entanto, poucos candidatos entendem que ela também é uma das perguntas mais perigosas da entrevista, pois apesar de ser aparentemente fácil ela também é camuflada, pois além de exigir que o candidato demonstre todo o seu potencial ela também requer que ele comprove com fatos que é o profissional ideal para a empresa.

O que pode ser um problema, afinal de contas a maioria dos candidatos não conseguem ficar calmos para elaborarem uma resposta precisa, eficiente e que o destaque dos demais candidatos durante uma entrevista de emprego, e acabam por não demonstrarem suas reais aptidões para garantir a vaga, pois apesar de ser um excelente profissional, o mesmo não sabe como convencer o recrutador de que é a pessoa certa para a vaga.

Não importa o tipo de oportunidade, a pergunta “Por que devemos te contratar?” sempre estará presente nos processos seletivos, por isso os candidatos certamente terão que lidar com essa pergunta na sua entrevista, então para ajudar os candidatos a conseguirem  convencer os recrutadores de que eles são a melhor opção para o cargo, o Oportunidades Profissionais preparou este artigo com as melhores dicas de como responder a pergunta “Por que devo te contratar?” de maneira assertiva.

Leia também: Perguntas e respostas na entrevista de emprego [confira as 20 principais e saiba responder]

O que os recrutadores querem saber com a pergunta “Por que devemos te contratar?” em uma entrevista

A pergunta “Por que devemos te contratar?” é uma das principais questões abordadas em um processo seletivo, isso porque ela visa convencer o recrutador, através de argumentos validos, de que aquele candidato é a melhor opção para preencher o cargo em aberto. Sendo assim é imprescindível que o candidato estruture bem sua resposta para que a mesma tenha qualidade, passe confiança e o destaque dos demais candidatos.

A melhor maneira de conseguir criar uma resposta de sucesso para essa perigosa questão é descobrindo o que os profissionais responsáveis pelo processo de seleção querem saber com ela, afinal de contas, por que eles perguntam aos candidatos por que a empresa deve contratá-los? A resposta na verdade é bem simples, o recrutador precisa saber apenas se o candidato consegue se apresentar como um profissional capaz de exercer a função e se ele tem a intenção de agregar valor a empresa.

Ou seja, o recrutador precisa descobrir durante a entrevista de emprego se aquele candidato sabe se apresentar profissionalmente de maneira condizente com seu currículo, previamente analisado e selecionado, e se ele consegue evidenciar suas qualidades e habilidades que são pré-requisitos para exercer a função de maneira clara, objetiva e que o torne apto ao cargo.

Entretanto, para conseguir responder essa temida questão de maneira correta e que o ajude a seguir no processo seletivo é necessário utilizar uma boa estratégia, que além de agregar valor à resposta para destacar o candidato, ainda seja capaz de demonstrar que aquele candidato é o profissional ideal para a vaga.

Como responder a pergunta "Por que devemos te contratar?" na entrevista de emprego

Estratégia para responder corretamente

Uma das melhores maneiras para responder a essa questão de maneira que garanta um maior destaque é recorrendo ao anuncio da vaga, pode parecer estranho, mas somente ao saber todos os requisitos exigidos pela vaga que o candidato se torna capaz de se preparar adequadamente para responder a essa e outras questões abordadas em uma entrevista de emprego.

Além disso, o candidato também deve remeter sua resposta aos dados do seu currículo, afinal de contas, o entrevistador também costuma usar os currículos dos candidatos como roteiro para a entrevista de emprego, então nada mais justo que utilizar essa tática para se promover. Destacamos que os candidatos devem sempre estar preparados para falar sobre tudo que foi exposto em seus currículos, pois isso gera mais confiabilidade para a candidatura.

Resumindo, a estratégia que sugerimos aqui exige basicamente que para responder à essa questão, o candidato reafirme que possui os requisitos necessários para exercer a função e em seguida exponha algumas experiências profissionais ou valores pessoais, disponíveis no currículo, que possam confirmar e comprovar sua afirmação. Isso agrega valor à candidatura, visto que demonstra que o candidato sabe se apresentar de maneira condizente com seu currículo e com o que é esperado pela empresa.

Leia também: Melhores sites de emprego [excelentes opções pagas e gratuitas]

Dicas de como responder

Antes de mais nada o candidato deve ter em mente que se ele não souber  por que a empresa deve contrata-lo o recrutador certamente também não encontrará motivos para fazê-lo, ou seja, o candidato deve trabalhar seu marketing pessoal para “se vender” de maneira criativa e assertiva, pois somente assim ele conseguirá conquistar a almejada vaga de emprego.

  1. Antes de ir para sua entrevista de emprego revise a descrição da vaga e reflita quais foram suas principais realizações e quais são seus principais pontos fortes que o diferencia.
  2. Em seguida estruture mentalmente, ou até mesmo em um esboço que o ajude a pensar melhor, um discurso que contenha 03 ou 04 pontos que podem ser usados como argumento para sua resposta.
  3. E por último, pratique sua resposta, não recomendamos que decore um texto pronto previamente, até porque isso normalmente é percebido, mas que esteja preparado para responder adequadamente à questão, afinal de contas a falta de preparo pode gerar dificuldade em elaborar uma resposta convincente.

E lembre-se, ser muito genérico pode atrapalhar sua candidatura, então quando apresentar suas habilidades e qualidades pertinentes a vaga, cite também exemplos que ilustrem sua afirmação.

Leia também: Como se tornar um assistente virtual [trabalhe a partir de casa]

O que você precisa evitar de responder

Agora que você já sabe o que os profissionais responsáveis pelo processo de seleção querem saber com a temida pergunta “Por que devemos te contratar?”, está na hora de entender também qual resposta pode prejudica-lo, afinal de contas, saber o que deve ser evitado durante o processo de seleção sempre ajuda muito.

Ao questionar por que o candidato deve ser contratado o entrevistador quer avaliar se o candidato sabe se autopromover e agregar valor a sua candidatura com um fato interessante, ele não quer e nem precisa saber dos seus problemas. Então o candidato não deve se justificar dizendo que precisa do emprego, por conta de problemas familiares, dívidas atrasadas, exigência dos pais ou qualquer outro problema, expor problemas não agregam valor ao perfil profissional, então não ajuda na sua candidatura.

Ou seja, o candidato deve considerar que uma empresa ou instituição não contrata profissionais simplesmente porque gosta de ajudar as pessoas, a contratação de funcionários serve especificamente para ajudar a empresa ou instituição a resolver problemas institucionais que demandam de um profissional qualificado que agregue valor e traga resultados. Sendo assim expor problemas pessoais não ajuda, na verdade isso irá passar uma imagem muito negativa.

Leia também: Como fazer um currículo [estrutura ideal e modelo pronto]

05 exemplos de respostas para “Por que devemos te contratar?”

O candidato deve lembrar que o importante é sempre valorizar os pontos onde ele possui mais experiência e construir um discurso em função daquilo que for mais relevante para a vaga. O objetivo desta resposta é mostrar que o candidato é o profissional ideal para aquela oportunidade.

Seguem 05 exemplos de respostas para ajudá-lo a estruturar seu discurso.

Exemplo 01:

Eu acredito que a minha experiência se encaixa perfeitamente com o que a empresa está procurando. Digo isso porque eu possuo ótimas habilidades de X (especificar suas habilidades ou qualidades pertinente a vaga). Por exemplo, quando eu trabalhei X (história que confirme sua habilidade ou qualidade)

Exemplo 02:

Você deve me contratar porque uma das minhas qualidades é X (especificar suas habilidades ou qualidades pertinente a vaga). Consegui desenvolver essa habilidade X (história que confirme sua habilidade ou qualidade)

Exemplo 03:

Acredito que mereço ser contratado porque possuo os requisitos necessários que a empresa está exigindo, além disso tenho facilidade de X (especificar suas habilidades ou qualidades pertinente a vaga), gosto de X (especificar suas habilidades ou qualidades pertinente a vaga) e sou muito X (especificar suas habilidades ou qualidades pertinente a vaga). Adquiri essas habilidades em meu emprego anterior, pois (história que confirme sua habilidade ou qualidade)

Exemplo 04:

Acredito que a minha formação em (especificar sua qualificação pertinente a vaga) combinada com a minha experiência em (especificar suas experiências pertinentes a vaga) me proporcionam competência para exercer esta função me permitindo conseguir bons resultados para a empresa

Exemplo 05:

Estou seguro de que a minha experiência como X (especificar suas experiências pertinentes a vaga) se encaixa perfeitamente com o que vocês procuram. Afirmo isso em função dos últimos x (citar número de anos) anos em que estive trabalhando na empresa X (citar empresa), onde atuei como X (história que confirme sua habilidade ou qualidade)

Reafirmamos que antes de se apresentar para a entrevista de emprego é fundamental que o candidato estude a fundo os requisitos exigidos pela vaga, pois somente com estas informações que o mesmo poderá se preparar de forma adequada para as perguntas que podem surgir.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte nas suas próximas entrevistas de emprego e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma efetivação no mercado. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

4.3/5 (3 Reviews)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.