Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa?

0
Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa? É grátis consultar o CPF através da internet? Confira a resposta de todas as dúvidas e o procedimento online e gratuito de conferir se o nome está negativado.

Atualmente existem duas maneiras diferentes de consultar se o seu nome está sujo no SPC e no Serasa, entretanto, antes de aprender como saber se seu nome está sujo no SPC e Serasa os consumidores devem entender um pouquinho sobre estes dois órgãos de proteção ao crédito, pois é importante conhecer as instituições que podem estar interferindo no seu acesso a serviços bancários e financeiros devido a problemas com negativações.

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa são duas empresas privadas brasileiras de caráter público com atuação nacional que são responsáveis por manter um serviço de registro e manutenção de cadastro de consumidores que possuam dívidas atrasadas em seus nomes, em um banco de dados com informações de nome completo, CPF ou CNPJ, endereço e dados das dívidas atrasadas.

Sendo assim os consumidores que apresentam problemas financeiro devido a cadastro de negativado junto a Órgãos de Proteção ao Crédito podem estar vivendo vários problemas de restrições de crédito ou até mesmo dificuldade para conseguir um emprego. Para ajudar os cidadãos que podem estar sendo prejudicados devido a uma negativação, desenvolvemos este artigo sobre como consultar nome sujo no SPC e Serasa.

Leia também: Feirão Limpa Nome 2019 [Descontos de até 90%]

Principais diferenças entre os órgãos de proteção ao crédito

A principal diferença entre os dois bureau de crédito é que o SPC tem seu banco de dados alimentado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), que reúne informações do comércio de todo o país, e o banco de dados do Serasa conta com informações de  dívidas vencidas e não pagas, protesto de título, ações judiciais, cheques sem fundos e outros registros de empresas (CNPJ) e consumidores (CPF) que são provenientes de fontes públicas e oficiais.

Mas apesar de existirem algumas diferenças entre estes dois órgãos de proteção ao crédito, ambas as instituições têm a finalidade de produzir e disponibilizar um banco de dados para fornecer informações para empresas, lojas e bancos, que contratarem seus serviços, para servirem de critério para a concessão de crédito e apoio ao negócio.

Advertimos que além do SPC e Serasa também existe um terceiro órgão de proteção ao crédito, intitulado Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), instituição criada em 1955 como um serviço de registro de cadastro de consumidores que possuam dívidas atrasadas em seus nomes junto a empresas que vendem bens ou serviços, que é administrado pela empresa brasileira Boa Vista Serviços.

Vale destacar que além desses três bureau (privados) SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC existe outros serviços  de proteção ao crédito geridos pelo governo, como o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo) , o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal ) e o SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil), que são disponibilizados e administrados pelo Banco Central.

Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa?

Como saber se o nome está sujo no SPC, Serasa e Boa Vista SCPC

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (§ 2°do Art. 43.) em caso de abertura de cadastro, ficha ou registro de dados pessoais e de consumo, o mesmo deverá ser comunicado por escrito ao consumidor ou empresa. Sendo assim normalmente os órgãos de proteção ao crédito emitem e enviam uma correspondência aos consumidores e empresas negativadas.

Vale destacar que a correspondência de inserção de negativado conta com informações da instituição que solicitou a inclusão junto ao bureau de crédito, a origem do débito e o valor da dívida. Mas, caso o consumidor encontre inexatidão nos seus dados e cadastros, o mesmo poderá exigir a imediata correção das informações incorretas.

Em casos de cadastros equivocados e que constitua uma negativação indevida é cabível solicitar uma indenização por danos, materiais e/ou morais da empresa responsável em solicitar o cadastro ocasionado em decorrência da violação do direito do consumidor conforme previsto na Constituição Federal, no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor.

Consulta virtual de nome sujo no SPC, Serasa e Boa Vista SCPC

A consulta de nome sujo no SPC, Serasa e Boa Vista SCPC virtual ocorre através de acesso à internet nos sites oficiais e credenciados das instituições que oferecem o serviço de forma gratuita e paga em caso de contratação de serviço de monitoramento. Ressaltamos que cada instituição oferece consulta somente a sua própria base de dados, o que torna imprescindível realizar uma consulta em ambos os serviços.

SPC

A consulta ou monitoramento virtual no site do SPC, até o ano passado, era exclusivamente paga e exigia a compra de créditos para pagamento do serviço ou produto (consulta ou monitoramento), no entanto agora o SPC também está oferecendo a consulta gratuita através de acesso ao site Negociar Divida Online SPC Brasil.

O SPC ainda oferece o serviço de consulta gratuita, mediante a cadastro, via aplicativo “SPC Consumidor” disponível para download gratuito para Android e iOS.

Serasa

A consulta virtual no site do Serasa é gratuita, e para consultar basta acessar site Serasa Consumidor e seguir as instruções para cadastro e consulta. O serviço também é oferecido via aplicativo para dispositivos Android e iOS, mediante a cadastro.

O Serasa também oferece uma opção de consulta através do projeto Serasa Itinerante ou Caminhão da Serasa que roda o país levando acesso à informação e serviços financeiros para consumidores que não possuem acesso à Internet ou que moram em cidades que não contam com postos de atendimento da Serasa Experian, um projeto realizado pelo programa Feirão Serasa Limpa Nome.

Boa Vista SCPC

A consulta virtual junto ao Boa Vista SCPC é gratuita e é realizada através do site Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC, para consultar basta acessar o site e seguir as instruções para cadastro e consulta.

Consulta presencial de nome sujo no SPC, Serasa e Boa Vista SCPC

Também é possível realizar a consulta de nome sujo no SPC, Serasa e Boa Vista SCPC de maneira presencial e gratuita, mas para isso é imprescindível que o indivíduo se apresente a uma das unidades do órgão de proteção ao crédito desejado (SPC, Serasa ou Boa Vista SCPC) com um documento de identidade com foto e número do CPF.

A consulta presencial também pode ser realizada por um representante legal munido de uma procuração com poderes especiais para representá-lo perante o órgão de proteção ao crédito desejado (SPC, Serasa ou Boa Vista SCPC), com firma reconhecida em cartório. Destacamos que o processo de consulta presencial também funciona da mesma forma para os órgãos (CADIN, SCR e CCF) geridos pelo governo.

Vale destacar que para o Boa Vista SCPC conta com postos de atendimento somente em São Paulo, sendo assim os consumidores que os morram em outros estados, devem entrar em contato através da Central de Relacionamento do Boa Vista SCPC pelo telefone 3003-0101 ou por meio do chat  de atendimento disponível no site da empresa, intitulado Consumidor Positivo, para orientações.

Lembrando que após consumada a prescrição da cobrança dos débitos do consumidor, que ocorre após 05 anos a contar da data de vencimento da dívida, a restrição deverá ser excluída automaticamente, mesmo que o consumidor não tenha quitado a mesma, ou seja após esse período os sistemas de serviço de proteção ao crédito não podem mais fornecer quaisquer informações que possam impedir ou dificultar o novo acesso ao crédito junto a fornecedores.

Agora que você já aprendeu a consultar se seu nome está sujo no SPC e Serasa que tal aprender também como  como retirar restrição interna nos bancos e como aumentar o Score de crédito, temos excelentes dicas sobre finanças que podem ajudá-lo a conquistar seu sucesso financeiro. Também estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.