Como limpar o nome sujo

Confira as dicas exclusivas do Oportunidades Profissionais e saiba como limpar o nome sujo no Serasa, SPC e SCPC em 2019, pagando o mínimo possível!

No Brasil, segundo a última pesquisa apresentada pela empresa brasileira de análise e informações Serasa Experian o número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,2 milhões em abril de 2019, número esse que cresce de forma acelerada. Confira as dicas abaixo e saiba como limpar o nome sujo!

Geralmente entre 30 e 90 dias sem honrar o pagamento de uma dívida, por qualquer motivo, a empresa que você está devendo solicita a inclusão do seu nome junto a órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC Brasil e/ou Boa Vista SCPC, e esses dados normalmente são compartilhados entre as instituições e é bem provável que você fique com o nome sujo em todas elas.

Como ter o nome sujo também pode atrapalha na hora de conseguir um emprego, a equipe do Oportunidades Profissionais resolveu preparar este artigo completo para ajudar os consumidores negativados e mostra-los o caminho mais curto para conseguirem deixar o nome limpo, pagando o mínimo possível.

Leia também: Qual a diferença entre SPC e Serasa [confira também o SCPC]

Dicas para pagar as dívidas e como limpar o nome sujo

Comece se organizando, é muito importante que você saiba exatamente o valor original da dívida e não o valor que está sendo cobrado agora, após aplicação de juros compostos com taxas altíssimas, isso vai te ajudar na hora de negociar a dívida com o seu credor e ficará mais fácil de pagar e consequentemente limpar o seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito Serasa, SPC Brasil e/ou Boa Vista SCPC.

Após receber a carta de aviso de negativação afirmando que existe dívidas e/ou contas atrasadas em seu nome o consumidor deve acessar as plataformas dos órgãos de proteção ao crédito onde possui a/as negativações e verificar todos os aspectos de suas pendências para conseguirem se organizar para negociar e pagar a dívida.

Lembre-se que uma organização abrange uma estratégia eficiente que envolve fazer um planejamento financeiro completo, bem consistente e compatível com a sua realidade com uma analise bem cuidadosa para determinar as possibilidades existentes para renegociar a dívida.

Caso necessário é interessante adotar uma estratégia para ganhar uma renda extra em negócios com pouco investimento e retorno rápido para levantar o valor necessário para quitar as dívidas.

A grande dica para conseguir pagar as suas dívidas pagando menos é utilizar os feirões de negociação para conseguir o maior desconto possível do valor cobrado e chegar o mais próximo do valor original , quem sabe até um pouco abaixo, existem casos de pessoas que conseguiram um desconto de até 90% do valor que estava sendo cobrado.

Veja a seguir o passo a passo de como limpar o nome sujo em cada um dos principais órgãos de proteção aos crédito atuantes no mercado brasileiro hoje.

Como limpar o nome sujo no Serasa

A empresa brasileira Serasa, parte do grupo global Experian, mantém no ar um site totalmente online para que os consumidores possam negociar diretamente com os seus credores, quitar as dívidas e ficar com o nome limpo. Para utilizar o serviço bastas seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site Serasa Consumidor
  • Acesse a plataforma: https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/
  • Digite o seu CPF e clique no botão consultar
  • Se cadastre na plataforma Serasa Consumidor ou faça login caso já possua cadastro
  • Acesse a plataforma

A plataforma do Serasa apresentará uma tela com as ofertas de acordos de parceiros disponíveis para conferência e negociação. Ao acessar um acordo o mesmo apresentará dados do valor original da dívida, o valor da oferta com desconto e as opções de forma de pagamento, parcelado ou à vista.

Agora basta escolher a melhor opção de pagamento da sua conta atrasada e/ou dívida em aberto, seguir as orientações da negociação, gerar o boleto e realizar o pagamento. Após o pagamento a empresa credora tem um prazo de até 05 dias úteis para dar baixa na sua dívida do seu CPF.

Além disto o Serasa também promove anualmente um feirão online, o último se encerrou em Maio/2019, onde é possível conseguir descontos de até 90%. Em muitas cidades acontece também um feirão presencial, chamado Feirão Serasa Limpa Nome, confira no link informações de datas e cidades participantes ou entre contato através do telefone 3003-6300 para mais informações.

Como limpar o nome sujo no SPC Brasil

O SPC Brasil implementou recentemente a plataforma Negociar Dívida Online que visa auxiliar os brasileiros inadimplentes a organizarem suas vidas financeira e a recuperarem crédito no mercado. A ferramenta tem o objetivo de facilitar a negociação entre consumidores e empresas, utilizando a conveniência e a rapidez da Internet. Para utilizar o serviço bastas seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site: http://www.negociardivida.com.br/
  • Clique em “Cadastre-se” ou “Veja se você tem dívidas para negociar”
  • Faça um pré-cadastro informando e-mail, CPF ou CNPJ, DDD e número do celular.
  • Selecione a forma como conheceu o site
  • Clica em “Quero Negociar”

Em seguida o consumidor receberá um e-mail com um link e um código de SMS para finalizar o seu cadastro e ter acesso à relação de empresas com as quais tem negociações disponíveis. Agora basta clicar em “Negocie Agora” para verificar as condições disponibilizadas pelas empresas participantes. Será preciso selecionar a data de pagamento do acordo, a forma de pagamento e aceitar as condições propostas, clicando em “Finalizar Negociação – Parcelado” ou “Finalizar Negociação – à vista”.

Então, é só clicar em aceito no contrato de renovação da dívida, se houver, e o primeiro boleto ou o acesso ao pagamento via cartão será disponibilizado. Após o pagamento, o estabelecimento comercial deverá acessar o SPC Brasil e efetuar a baixa do registro no CPF do consumidor em um prazo de até 05 dias úteis.

A consulta de CPF no SPC Brasil também pode ser realizada gratuitamente em uma das Entidades Associadas ao SPC Brasil (Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDLs ou Associações Comerciais), e através do aplicativo Consumidor SPC Brasil disponível para download gratuito para Android e iOS.

Entretanto o serviço de negociação ocorre somente por meio da plataforma Negociar Dívida Online.

Passo a passo para limpar o nome no Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC, diferente do Serasa e do SPC Brasil, faz somente a gestão do banco de dados com as informações de inadimplência dos consumidores, então o consumidor deve utilizar o serviço da empresa apenas para consulta, e se precisar regularizar algum crédito, o mesmo deve procurar diretamente a empresa credora para negociação e pagamento do débito pendente.

Após o pagamento a empresa credora tem um prazo de até 05 dias úteis para dar baixa na dívida do CPF do consumidor que está registrada no banco de dados da Boa Vista SCPC, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

A consulta na Boa Vista SCPC é gratuita e deve ser realizada através de acesso ao site Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC, onde basta seguir as instruções para cadastro e consulta. O órgão de crédito também oferece postos de atendimento presenciais para consulta mas os mesmo estão disponíveis somente em São Paulo.

Leia também: Como funciona o cartão de crédito [taxas, prazos, juros e multas]

Como não voltar a se endividar e manter o nome limpo

É importante que você tenha controle do seu orçamento, se na negociação você optou por financiar a sua dívida, tenha certeza de que a parcela cabe no seu bolso, pois caso você atrase o pagamento ela será considerada uma dívida totalmente nova e o seu nome poderá ficar incluso por mais 5 anos em órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC Brasil e/ou Boa Vista SCPC.

Para os consumidores que não sabem, o nome sai automaticamente dos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito após 5 anos, mas existem uma centena de desvantagens em deixar isso acontecer, como cobranças recorrentes e uma baixa pontuação no Score de Crédito, que pode afetar muito o seu perfil financeiro junto ao mercado.

Além do mais, se no futuro você precisar de fazer um financiamento, terá uma grande dificuldade de conseguir crédito mesmo com “nome limpo”, além de uma taxa de juros maior, por conta de uma restrição interna (confira no link como retirar) nos bancos.

Conseguiu quitar tudo? Comece a construir a sua reputação de bom pagador, pague em dia os seus compromissos e com o tempo você poderá ter uma boa pontuação no Score de Crédito para voltar a ter um bom acesso ao crédito. Daqui para a frente preocupe-se em construir a sua reserva de emergência e comece a investir o seu dinheiro.

Fique atento para não cair em falsas promessas, existem empresas que prometem limpar o nome no Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC, pagando uma taxa fixa, independentemente do valor devido. Cuidado, se trata de um golpe. Além de permanecer com o nome sujo, você perderá o valor pago pois empresas credenciadas, como os órgãos de proteção ao crédito citados neste artigo, não cobram por este tipo de serviço.

Dicas de como limpar o nome sujo no Serasa, SPC e SCPC em 2019

Conhece alguém que precisa limpar o nome? Compartilhe essas dicas que ensinam como limpar o nome sujo pagando menos nas suas redes sociais. Dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários logo abaixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.