Como funciona o cartão de crédito

O cartão de crédito é um método de pagamento eletrônico disponibilizado por bancos e instituições financeiras, que atua como uma forma de crédito pessoal ou empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias. Sendo assim ele é considerado um aliado importante na hora de fazer compras de bens e serviços sem a necessidade de possuir o valor do item naquele momento.

É importante saber que o cartão de crédito é concedido pelos bancos ou instituições financeiras com um limite de crédito pré-aprovado que varia de pessoa para pessoa com base na renda, perfil de crédito e relacionamento financeiro com a empresa, que é avaliado através de uma análise do seu histórico financeiro (score de crédito) e consulta à Órgãos de Proteção ao Crédito como SPC e Serasa.

Quando um cliente faz compras parceladas em seu cartão, ele tem que ter em mente que o valor das parcelas irão comprometer o limite total do cartão, que só será restabelecido à medida que o mesmo pagar as faturas. Para te ajudar a entender melhor como funciona o cartão de crédito, os benefícios que ele pode trazer e os cuidados que devem ser tomados ao adquirir um cartão de crédito, desenvolvemos este artigo completo, sobre cartão de crédito.

Leia mais: Nome sujo atrapalha conseguir emprego?

Benefícios que o cartão de crédito oferece

Existem dois tipos de cartões de crédito, o básico (nacional ou internacional) que pode ser utilizado para o pagamento de compras, contas e serviços, e o diferenciado que além de poder ser utilizado para pagamentos, também oferece benefícios e recompensas exclusivas como descontos nas compras, programas de milhagem, seguro de viagem, atendimento personalizado no exterior e outros.

Ressaltamos que apesar de haver diferenças, ambos os modelos oferecem excelentes benefícios aos clientes. Uma vez que ambos são uma forma de pagamento segura, pois proporcionam senha e chip para proteger as informações financeiras dos clientes.

Outro benefício que os cartões de crédito oferecem é a possibilidade de pagar suas compras em até 40 dias, isso se sua compra foi realizada no melhor dia de compra do cartão, que geralmente é 10 dias antes do dia de vencimento da sua fatura.

Além disso, os cartões de crédito também oferecem a opção de pagar contas pré-cadastradas em um única data, ou seja, permite que o usuário concentre todas as suas despesas em um único lugar e ainda disponibiliza uma fatura com todas as suas compras detalhadas, por data, local, valor e forma de pagamento.

Entenda como funciona o cartão de crédito

Entenda como funciona o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil, mas, que possui muitas taxa de juros, multas e tarifas padrões que podem ser cobradas pelo banco ou instituição financeira, conforme normativo da Resolução 3.919/2010 com base legal e regulamentar do Banco Central do Brasil (Bacen).

Tarifas

De acordo com as normas de cobrança de tarifas o recebimento das mesmas devem constar no contrato firmado entre a instituição e cliente, sendo assim, recomendamos que o cliente solicite uma cópia deste contrato e da tabela com as tarifas e do Custo Efetivo Total (CET) que abrange todas as taxas e encargos cobrados pela administradora do cartão de crédito.

Tarifas que podem ser cobradas:

  • Anuidade;
  • Segunda via do cartão;
  • Avaliação emergencial do limite de crédito;
  • Saque;
  • Pagamentos de conta;

Fatura do cartão

As faturas são envidas, impressas ou online, aos clientes mensalmente e devem ser pagas até a data do vencimento, para evitar juros e multas, e ainda restabelecer o limite de crédito.

Os bancos e instituições financeira costumam oferecer a opção de pagamento do mínimo da fatura ou parcelamento, no entanto não recomendamos estas opções, pois as consideramos arriscadas, visto que podem gerar oportunidades para que o cliente se enrole e acabe se endividando.

As faturas mensais de cartão de crédito devem conter informações de limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação de crédito contratado; todos os gastos realizados com o cartão, inclusive parcelados; identificação das operações de crédito contratadas e os valores; valores relativos aos encargos cobrados de acordo com os tipos de operações realizadas; valor dos encargos a ser cobrado no mês seguinte no caso de o cliente optar pelo pagamento mínimo da fatura; e o Custo Efetivo Total (CET), para o próximo período, das operações de crédito passíveis de contratação.

Juros e multas do cartão de crédito

Os juros podem ser cobrados quando o cliente, atrasa o pagamento ou não paga o valor integral da sua fatura, ou seja, o valor que não foi pago fica sujeito a cobrança de juros altos do crédito rotativo, multa e juros de mora ao mês sobre o valor da dívida.

Ainda existe a possibilidade do banco ou instituição financeira bloquear o cartão de crédito, até que o cliente efetue o pagamento da dívida. Destacamos que as taxas de juros e multas, são estabelecidas no contrato firmado entre a instituição e cliente, por isso é muito importe ler cuidadosamente as cláusulas do mesmo antes de assina-lo.

Cuidados que devem ser tomados ao usar o cartão de crédito

Segue uma lista com os principais cuidados que devem ser tomados ao adquirir um cartão de credito para não se endividar.

  • Evite adquirir cartões que exijam pagamento, altos, de anuidade, uma vez que atualmente existem diversas administradoras de cartões que oferecem cartão sem anuidade;
  • Analise a data de vencimento da fatura, defina uma data que seja de acordo com a data que você recebe seu salário, para evitar atrasos no pagamento e consequentemente juros e encargos;
  • Antes de usar o cartão, planeje os gastos e tenha atenção quanto ao limite e às datas de fechamento e vencimento do cartão;
  • Acompanhe constantemente o valor da fatura, pois é muito importante estar a par dos seus gastos para não perder o controle;
  • E para os que possuem mais de um cartão de crédito, aconselhamos que dobre os cuidados, pois quanto mais cartões você possuir mais cuidados deve tomar.

Ressaltamos que o cartão de crédito é uma ferramenta que se usado corretamente pode auxiliar sua vida financeira e ainda garantir muitos benefícios, mas, ele também exige muita responsabilidade, pois além da necessidade de ser pago em dia o cliente ainda deve ficar atento para não ultrapassar seu rendimento mensal.

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito, é só seguir a lista de cuidados que devem ser tomados e utilizar o cartão de maneira consciente e moderada, para não correr o risco de se endividar .

Oportunidades Profissionais deseja muita sorte na sua vida financeira e aconselha que você leia os demais textos do site que poderão ajudá-lo a aprender mais sobre educação financeira para que você seja capaz de se organizar financeiramente e realizar todos os seus sonhos. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Compartilhe na sua rede social favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *