Como juntar dinheiro rápido mesmo ganhando pouco

0
Saiba como juntar dinheiro rápido, mesmo se você ganhe pouco. Selecionamos algumas práticas para te ajudar a economizar dinheiro e dicas de renda extra.

Quando o assunto é finanças, as pessoas normalmente encontram muita dificuldade de administrar suas ações para conseguirem ter qualidade de vida, adquirir bens e ainda contar com uma reserva para momentos difíceis. Isso acontece porque a maior parte da população brasileira não possui os conhecimentos básicos necessários para lidar com suas finanças e acabam vivendo primeiro e se afligindo somente no futuro.

Com isso o ato de juntar dinheiro se torna uma tarefa bem necessária e um tanto quanto complexa, pois pode ser mais simples para algumas pessoas é muito complicada para outras, já que dependerá muito das habilidades comportamentais e da capacidade de planejamento estratégico adquiridas por cada indivíduo ao longo de sua vida.

Ou seja, juntar dinheiro exige muita determinação, estratégia e planejamento, pois requer uma mudança comportamental que pode afetar tanto em sua rotina quanto na sua forma de consumir. Pensando nesta dificuldade a equipe do Oportunidades Profissionais preparou este artigo completo com algumas dicas incríveis que envolvem algumas mudanças pontuais para que você possa aprender como conseguir juntar dinheiro rápido, mesmo ganhando pouco.

6 dicas práticas para conseguir começar a juntar dinheiro rápido

Juntar dinheiro é uma tarefa que envolve algumas pequenas e até grandes mudanças quando exige um retorno rápido, pois o mais indicado é se planejar e economizar de forma lenta e constante, no entanto é possível promover algumas mudanças no seu estilo de vida para que conquiste hábitos financeiros saudáveis e consiga obter um bom resultado ao longo do período preestabelecido por você.

1 – Analise suas finanças

O ato de juntar dinheiro parte do pressuposto que existe a necessidade de adquirir de maneira estratégica um novo hábito comportamental para conseguir realizar um sonho ou começar uma reserva, mas antes o mais indicado é primeiro examinar suas finanças para somente então determinar um plano de ação para controlá-las e conseguir conquistar sua liberdade financeira.

Sendo assim, recomendamos que as pessoas que pretendem começar a juntar dinheiro examinem cautelosamente todas as suas despesas e receitas, pois é necessário ter total controle dos seus gastos com contas a pagar e a receber, para ser possível identificar seus hábitos econômicos nocivos para que possa mudá-los.

2 –  Tenha objetivos financeiros

Antes de começar a juntar dinheiro é necessário ter consciência das suas metas e objetivos de vida, pois sem objetivos bem definidos o indivíduo não conseguirá encontrar incentivo para controlar seus impulsos de gastos inconscientes. Então é interessante ter objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo para pautar e justificar suas escolhas financeiras.

Por esse motivo aconselhamos que as pessoas estabeleçam ao menos 03 metas de acordo com seus sonhos e desejos, isso porque é muito importante determinar uma meta de curto prazo, uma meta de médio prazo e uma meta de longo prazo para que a mesma possa conseguir manter a disciplina para conquistar o bem ou patrimônio desejado.

3 – Faça um controle de gastos e despesas

Para ter o total controle dos seus gastos e despesas o mais recomendado é fazer um planejamento financeiro capaz de organizar e até melhorar sua vida financeira, isso porque somente esta poderosa ferramenta poderá ajudá-lo a entender como funcionam as suas finanças para poder elaborar um plano de ação adequado que o ajude a atingir seus objetivos financeiros de juntar dinheiro.

Reforçamos que um planejamento financeiro visa proporcionar a organização para que seja possível que o indivíduo possa acompanhar suas receitas e despesas mensais, determinar metas para despesas e gatos, cortar gastos supérfluos e fazer algumas pequenas mudança de comportamento.

4 – Estabeleça um valor mensal para poupar

Outro ponto extremamente importante é determinar o valor mensal que será economizado para a realização do seu sonho e/ou para criar uma reserva. Mas para isso é interessante primeiro distribuir sua renda ou receita  de modo que a mesma possa arcar com todos os seus gastos fixos, de lazer e compor sua reserva e/ou investimento para seu objetivo.

Reforçamos que é muito importante separar um valor ou porcentagem específica para poupar mensalmente, recomendamos ainda que separe essa parte primeiro, ou seja, antes de qualquer outra despesa se pague primeiro, pois não é interessante guardar apenas o que sobra no final do mês, porque muitas vezes não sobra nada para poupar.

Caso necessário corte ou altere gastos mensais supérfluos, durante um período, para aumentar o valor disponível para guardar.

5 – Adote um plano para ganhar dinheiro extra

Caso julgue necessário adote um plano para conseguir ganhar mais dinheiro, durante um período, essa é uma boa estratégia para conseguir juntar dinheiro rápido, pois, é uma forma de aumentar sua renda através da diversificação do seu trabalho, pois permite que a pessoa busque uma renda extra.

Para aqueles que buscam ideia  para aumentar sua renda, o Oportunidades Profissionais sugere que busque começar a investir em um negócio com pouco investimento e retorno rápido para que seja viável e rentável.

6 – Invista o dinheiro

Investir o dinheiro parado, seja na conta ou em um cofrinho,  é tão importante quanto ter objetivos financeiros bem definidos, pois ao investir o seu dinheiro com inteligência e consistência você consegue multiplicá-lo ao longo do tempo, visto que o mesmo começa a gerar juros a seu favor. Lembre-se que investir seu dinheiro pode gerar muitas opções e grandes oportunidades, mas para isso você tem que começar a investir o quanto antes.

Destacamos que antes de investir o seu dinheiro é muito importante pesquisar sobre as opções de investimento e como elas funcionam, para que seja possível escolher a melhor opção de aplicação para que o seu dinheiro gere lucro e possa ser empregado de acordo com o seu plano estratégico de gastos.

Aprenda como economizar para juntar dinheiro mais rápido

Para quem não tem o hábito de juntar dinheiro, preparamos uma lista com algumas dicas simples que podem ajudá-lo a começar a economizar dinheiro com pequenas mudanças de comportamentos, que até podem parecer pouco, mas que podem fazer muita diferença no valor mensal disponível para suas economias.

Lista com 15 opções para cortes de gastos supérfluos

Os gastos supérfluos são aqueles que depois de algum tempo de reflexão, geralmente após a compra, a pessoa pensa um pouco mais e percebe que não precisava realmente daquilo e que no final do mês àquele gasto desnecessário fará diferença no seu orçamento.

  1. Troque ou venda coisas como roupas, sapatos, livros, brinquedo de crianças e outros objetos que não usa mais
  2. Evite comprar por impulso
  3. Opte por fazer mais refeições em casa
  4. Troque reuniões em bares e restaurantes por eventos em casa
  5. Avalie os custos benefícios antes de fazer compras
  6. Troque a academia por exercícios ao ar livre
  7. Evite passear em shoppings e centros comerciais
  8. Cancele o recebimento de mensagens automáticas de ofertas
  9. De preferência por comprar produtos em promoção
  10. Compare preços antes de comprar
  11. Evite fazer compras com fome
  12. Opte por usar transportes alternativos como bicicleta e coletivos
  13. Escolha opções de lazer mais baratas
  14. Avalie seus pacotes de TV a cabo, internet e telefone celular
  15. Peça descontos

Além das 15 opções de mudanças de hábitos, descritas acima, também aconselhamos que as pessoas que querem juntar dinheiro paguem todas as suas contas em dia, pois isso evitará que os mesmos paguem juros. Outra boa ação que também poderá ajudá-lo é concentrar todos os pagamentos em um único dia, pois essa estrutura de organização pode ser vantajosa para quem quer juntar dinheiro de maneira mais organizada e focada.

Lembre-se que todas as fórmulas existentes para juntar dinheiro envolvem o básico, que é gastar menos e ganhar mais para ter uma diferença maior no final do ciclo , ou seja a única maneira real de conseguir juntar dinheiro é aprendendo a valorizar seu dinheiro para que renda mais e melhor.

Conheça 5 opções de investimento mais recomendadas para iniciantes

Atualmente existem muitas opções de investimento financeiros, e por isso é fundamental se preparar para fazer a escolha certa sobre qual tipo se adequa melhor com as suas necessidades de aplicação. Reforçamos que é imprescindível que antes de começar a investir o futuro investidor avalie todos os riscos e as taxas de retorno para fazer a melhor escolha possível.

Especificamos abaixo 05 opções de investimento e ainda explicamos um pouco sobre cada uma delas para que você tenha uma noção e procure conhecer melhor apenas a que lhe interessar.

1. Fundos de investimento

Os fundos de investimento são estruturas formais de investimento coletivo, em que diversos investidores reúnem seus recursos para investir de forma conjunta no mercado financeiro. Todo o dinheiro aplicado no Fundo é convertido em cotas, e cada cotista possui um número de cotas proporcional ao valor total de seus investimentos.

2. CDB – Certificado de Depósito Bancário

O CDB é um título de empréstimo a um banco, onde o investidor empresta o seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juros, que será o rendimento do seu investimento, como acontece com a maioria dos empréstimos. O CDB é considerado um investimento de baixo risco e possui prazo de resgate com intervalos variados.

3. LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

O LCA é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras, onde o investidor está emprestando dinheiro para que a instituição oferece crédito para produtores rurais. E com isso a instituição se compromete a devolver o dinheiro aplicado com juros. O LCA é um investimento de renda fixa que possui baixo risco e alta rentabilidade. Este tipo de investimento não possui a incidência de impostos e conta com o Fundo Garantidor de Crédito.

4. LC – Letra de Câmbio

A LC é um título de renda fixa muito parecido com o CDB, a principal diferença entre o CDB e a LC é que a LC é emitida por uma financeiras. Ou seja a LC é um investimento onde o investidor empresta dinheiro a financeira e em troca recebe o valor emprestado com juros em uma data definida no momento da aplicação.

5. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título de renda fixa emitido pelo Governo Federal que funciona como um empréstimo. Dessa forma, o investidor  investe o seu dinheiro e no resgate recebe de volta o valor acrescido de juros na data de vencimento que foi definida no momento da aplicação.

Todos tipos de investimentos apresentados acima possuem riscos baixos e rentabilidade maior quando comparados à poupança. Mas, antes de investir é fundamental pesquisar para conhecer as modalidades existentes em cada tipo de investimento, os prazos e os valores mínimos.

Como juntar dinheiro rápido

Agora que você já aprendeu como juntar dinheiro rápido, mesmo ganhando pouco, que tal ler também os demais textos do site na categoria de finanças, para absorver mais dicas que irão ajudá-los a conquistar o seu sucesso financeiro. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.