Pular para o conteúdo

Como começar uma redação: Dicas práticas

  • Estudos

A qualidade de uma redação se define logo nas suas primeiras palavras. Se isso te assusta, fique tranquilo que hoje você irá aprender como começar uma redação da maneira correta independente do tema.

Anúncios

Seja para garantir uma boa nota na redação do Enem, passar no vestibular ou concurso, o trecho inicial é uma das partes mais importantes de um texto, e por uma infeliz coincidência é aqui onde muitos estudantes acabam ficando travados, sem saber o que apresentar.

Para não ficar à mercê de uma inspiração, toda essa questão pode ser resolvida com apenas algumas técnicas e estratégias simples de escrita. E é justamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. 

Veja 4 dicas práticas de como começar uma redação, além de ter acesso a algumas frases prontas para decorar e adaptar em qualquer tipo de tema. Faça uma ótima leitura!

Anúncios

Leia também:

Como começar uma redação: Dicas práticas

Estrutura de uma redação nota 10

Na maioria das provas, assim como no Enem, os textos solicitados são do gênero dissertativo-argumentativo. Logo, a estrutura é uma das peças fundamentais para um texto de qualidade e deve ser cuidadosamente planejada: 

  • Introdução (1 parágrafo):Serve para captar a atenção do leitor, introduzir o tema e apresentar a tese, que é a afirmação central do seu texto. A tese orientará todo o desenvolvimento da redação.
  • Desenvolvimento (2 parágrafos): Este é o momento de expandir sua tese. Apoie suas ideias com exemplos, dados e argumentos sólidos que reforçam sua perspectiva.
  • Conclusão (1 parágrafo): A conclusão serve para resumir as principais ideias abordadas e reafirmar sua tese, deixando uma última impressão marcante no leitor.

Com compreensão clara de como deve ser estruturada sua argumentação, é hora de partirmos para o que realmente importa aqui: Como iniciar uma redação. Entenda melhor no próximo tópico.

Conteúdo relacionado: Lista de Concursos Abertos: Guia Atualizado

4 dicas práticas de como começar uma redação

Para desenvolver uma introdução ideal para Enem, vestibular ou concurso, as características são as mesmas e incluem mencionar o tema central, avisar o leitor que soluções serão apresentadas no texto, e comentar brevemente a gravidade ou relevância do tema. 

Entre no nosso grupo do WhatsApp.

Esse formato ajuda a preparar o leitor e estabelece as expectativas para a argumentação que será desenvolvida. Dentre as principais técnicas estão:

Contexto histórico

Grande parte das redações do Enem que você verá por aí na internet como nota 1000, utilizam essa estratégia como ponto de partida para a argumentação.

A ideia é pegar o tema e enquadrá-lo em algum contexto histórico ou social, introduzindo o leitor a sua linha de raciocínio desde o começo.

Essa abordagem requer cuidado, atenção e conhecimento aprofundado. Portanto, é essencial estudar acerca dos temas mais comuns, a fim de construir roteiro para diversos tipos de possíveis assuntos.

Veja um exemplo de como utilizar essa estratégia:

  • “Nas últimas décadas, a ascensão das redes sociais transformou radicalmente a esfera política, destacando-se particularmente…”

Pergunta

Nada supera o poder de uma pergunta. Essa é uma das técnicas mais eficazes para engajar o leitor desde o começo, gerar anseio pela resposta e estabelecer um diálogo quase que imediato. 

Entretanto, ao escolher a pergunta, leve em conta sua relação com o tema e o desenvolvimento dos trechos seguintes, além de como e quando essa questão será respondida no decorrer da argumentação.

Vale destacar que essa estratégia é especialmente eficaz para temas que envolvem reflexões éticas, sociais ou científicas, pois instiga o pensamento crítico e prepara o terreno para os argumentos que você desenvolverá.

  • “À medida que a tecnologia avança, vemos uma transformação significativa no mercado de trabalho. Mas isso nos leva a questionar: os trabalhadores estão adequadamente preparados para a transição para empregos altamente tecnológicos?…” 

Citação impactante

Se o tema proposto te fez lembrar de um trecho de livro, filme ou citação de uma personalidade conhecida, porque não utilizar?

Lembre-se de utilizar uma uma frase que realmente se conecte com o assunto e a argumentação que será desenvolvida em sua redação. Caso contrário o que era para ser um diferencial acaba se tornando motivo de perda de pontos.

Uma forma de utilizar essa técnica, poderia ser:

  • “Como Martin Luther King Jr. enfatizou: “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares”…”

Declaração provocativa

Abrir o seu texto com uma declaração provocativa pode ser uma excelente maneira de captar a atenção. Esta técnica é particularmente útil em temas controversos ou quando você deseja empurrar o leitor para fora de sua zona de conforto.

A chave aqui é balancear provocação com respeito, garantindo que a declaração seja desafiadora, mas não ofensiva. Isso prepara o terreno para um debate saudável e reflexivo ao longo do texto.

  • “A cada minuto, uma área de floresta equivalente a 20 campos de futebol é destruída na Amazônia…” 

Conteúdo relacionado: O que estudar para o vestibular e como estudar de maneira eficiente

Frases prontas para começar uma redação independente do tema

Considerando que nem sempre é possível estar preparado para o tema proposto, ter algumas frases prontas para ser o pontapé da sua redação é uma ótima maneira de improvisar e garantir que você não perca pontos logo no início. Aqui estão algumas sugestões:

  • “Diante do cenário atual, é inegável que…”
  • “Ao longo da história, observamos que…”
  • “É amplamente reconhecido que…”
  • “Em um mundo cada vez mais…”
  • “Pesquisas recentes indicam que…”
  • “Ao analisar os fatos …”
  • “Levando em conta o artigo [x] da Constituição Federal de 1988…”

Perceba que são inícios comuns que podem comprometer, de certa maneira, a qualidade do seu texto, afinal, assim como você, diversas pessoas irão usar as mesmas técnicas e pontos argumentativos. 

Portanto, prepare-se adequadamente, crie o hábio de estudar todos os dias e pesquise sobre temas comuns para que, no final, você tenha as frases prontas como recurso, mas que, de preferência, não precise utilizá-las.

Por fim, caso ainda tenha dúvidas sobre como iniciar uma redação ou estruturar um texto dissertativo-argumentativo, deixe na caixa de comentários abaixo que nós, do Oportunidades Profissionais, seguimos prontos e atentos para te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *