Saber como estudar e o que estudar para o vestibular, será um diferencial muito relevante ao se inscrever para concorrer a vagas em faculdades ou universidades.

Por isso descubra a seguir o que estudar para o vestibular, conheça também nossas dicas de como estudar de maneira eficiente e aprenda ainda como desenvolver uma estratégia de estudos.

Uma vez que somente com uma estratégia completa de estudos para o vestibular, você poderá obter um maior desenvolvimento acadêmico para alcançar uma nota excelente e garantir assim uma oportunidade de vaga na sua faculdade ou universidade dos sonhos.

O que estudar para o vestibular – Disciplinas que mais caem

É impossível ter conhecimentos sobre tudo, por isso sabemos a importância de obter o conhecimento das matérias e disciplinas que mais caem para estudar de maneira mais focada e eficiente.

Descubra como estudar e o que estudar para o vestibular 2018

Segue uma lista com as matérias e disciplinas que mais caem nos vestibulares:

Português

Essa parte da prova é composta por propostas de Gramática; Literatura e Redação.

Gramática

Língua, fala e linguagem; figuras de linguagem; funções de linguagem; tonicidade das palavras, regras de acentuação e ortografia; estrutura e formação das palavras; classes gramaticais e sintaxe – períodos simples e composto – regência nominal, verbal e crase – concordância nominal e verbal e colocação pronominal.

Literatura

Trovadorismo – conceito e antologia; humanismo – conceito e antologia; classicismo; quinhentismo – conceito e antologia; barroco; arcadismo – conceito e antologia; romantismo – conceito e antologia; realismo e naturalismo – conceito e antologia; Parnasianismo – conceito e antologia; simbolismo – conceito e antologia; pré-modernismo – conceito e antologia; modernismo e pós-modernismo – conceito e antologia; literatura contemporânea – conceito e antologia.

Matemática

Essa parte da prova é composta por conjuntos numéricos; aritmética; razão, proporção e porcentagem; expressões numéricas; equações e inequações; fatoração e produtos notáveis; potenciação e radiciação; relações e funções; progressões aritméticas e geométricas; análise combinatória; números complexos; binômio de newton; probabilidades; matrizes; lógica – problemas de raciocínio; princípio da indução finita; determinantes; sistemas lineares; trigonometria ; polinômios ; equações algébricas; geometria analítica; geometria plana; geometria espacial ; estatística; derivadas ; limites; álgebra vetorial e raciocínio matemático.

História

Essa parte da prova é composta por história geral e história do Brasil.

Geografia

Essa parte da prova é composta por cartografia; geologia e relevo; clima; hidrografia; vegetação; extração e fontes de energia; agropecuária; população; urbanização; sistemas econômicos; indústria; mundo pós-guerra; estado nação; globalização e desenvolvimento; comunicações e transportes; meio ambiente; África; Europa; América do Norte; América do Sul; Ásia; Oriente Médio; geografia física do Brasil; as regiões do Brasil; população do Brasil; energia e minerais; industrialização brasileira; urbanização brasileira; agropecuária do Brasil; economia brasileira; o transporte no Brasil e questões ambientais.

Biologia

Essa parte da prova é composta por citologia; embriologia animal; anatomia e fisiologia; seres vivos; genética; evolução; ecologia e meio ambiente.

Física

Essa parte da prova é composta por mecânica – cinemática; mecânica – dinâmica; termologia; corrente elétrica; eletrostática; magnetismo; óptica e ondulatória.

Química

Essa parte da prova é composta por estrutura do átomo; configuração eletrônica; ligações químicas; tabela periódica; fórmulas quantitativas; mol; cálculo estequiométrico; soluções químicas; solubilidade e tipos de soluções; ácidos de Arrehenius; bases de Arrehenius; potencial hidrogeniônico (PH); sais – nomenclatura e dissociação; óxidos iônicos e covalentes; cinética química – a velocidade das reações; equilíbrio químico; oxidação e redução; eletroquímica; radioatividade – emissões, reações e energia nuclear; eletrólise; polímeros; teorias modernas de ácido e base ; gases; principais funções orgânicas; isomeria; principais reações orgânicas; obtenção de compostos orgânicos e bioquímica: as proteínas e os aminoácidos.

Inglês

Essa parte é prova de leitura e interpretação de textos; gêneros textuais variados; ligação de palavras (conjunções); vocabulário contextualizado (sinonímia, tradução); termos referenciais; pronomes pessoais; possessivos; pronomes relativos; pronomes indeterminados; quantificadores; tempos verbais; se cláusulas (sentenças condicionais); discurso relatado e voz passiva.

Espanhol

Essa parte da prova é composta por regras de acentuação gráfica; sinais de pontuação; artigos determinantes e indeterminados; substantivos e adjetivos: gênero e número; pronomes pessoais, pronome sujeito, tratamento formal e informal, pronomes complementares; possessivos e demonstrativos; verbos regulares e irregulares, modos e tempos verbais; adjetivos; locuções conjuntivas; advérbios,  pronomes relativos e preposições; pronome reflexivo e formas verbais.

Vale lembrar que se trata de uma prova muito complexa e por isso é praticamente impossível saber o conteúdo exato, no entanto sabemos que a prova tem base nas matérias e disciplinas abordadas durante o ensino fundamental e médio.

Descubra o que estudar para o vestibular e como estudar de maneira eficiente

Estratégia para estudar para o vestibular

Agora que já sabemos o que estudar para o vestibular é necessário determinar uma estratégia completa de estudos. Uma estratégia de estudo pode variar de acordo com suas atividades diárias, no entanto ela engloba de maneira geral uma organização do estudo.

Para te auxiliar a desenvolver uma estratégia e um cronograma de estudos adequado a você segue algumas dicas importantes para determinar sua rotina de estudos:

  1. Crie metas diárias para te guiar e incentivar a estudar todos os dias.
  2. Defina um local adequado para os estudos – É importante selecionar um ambiente confortável e tranquilo para obter total concentração no seu aprendizado.
  3. Determine quantas horas estudar por dia – É importante estudar diariamente e preferencialmente no mesmo período/horário.
  4. Defina o tempo de estudo de cada disciplina – De acordo com o seu nível de dificuldade e relevância que cada matéria tem na prova.
  5. Crie um programa de estudos personalizado –  divida seu tempo de estudos diário de maneira que tenha disponibilidade diária de fazer revisões, estudar disciplinas novas e desenvolva um resumo para revisões diárias, semanais e mensais.

Mas lembre-se que o primeiro passo antes de começar a estudar é definir um objetivo e manter o foco para conquistar seu objetivo.

Como estudar para o vestibular de maneira eficiente

Agora que já desenvolvemos uma estratégia viável a suas atividades diárias, é essencial aprender métodos de estudo que possa auxiliar na sua melhor absorção e entendimento.

Segue alguns exemplos de métodos de estudos para facilitar seu entendimento.

  1. Escolha um bom material para estudo;
  2. Use técnicas de memorização;
  3. Assista a vídeo aulas e a aulas online interativas
  4. Use e-books, apostilas e cursos online disponíveis na internet
  5. Estude para a redação;
  6. Faça provas antigas e simulados;
  7. Revise seus estudos.

Agora que você já aprendeu o que estudar para o vestibular e como estudar de maneira eficiente, em caso de reprovações não desanime, mantenha-se motivado para correr atrás do seu sonho. Aproveite está oportunidade para avaliar seu desempenho, corrigir seus pontos fracos, modificar sua estratégia e adotar uma postura campeã.

E lembre-se que a melhor maneira de se manter focado para estudar é se motivando a estudar todos os dias, e para isso é essencial pensar no que você irá conquistar através do estudo.

Fique à vontade para deixar nos comentários alguma dúvida, critica ou sugestão sobre o que estudar para o vestibular e como estudar de maneira eficiente, pois a nossa equipe terá um grande prazer em te ajudar.

0/5 (0 Reviews)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here