Pular para o conteúdo

Tudo sobre o ENEM: Guia Completo e Atualizado

  • Estudos

Descubra como funciona o ENEM, como se inscrever e quais as oportunidades que uma boa nota pode proporcionar.

Anúncios

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das etapas mais importantes na jornada educacional de milhões de estudantes brasileiros.

Este exame, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), não apenas avalia o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio, mas também serve como porta de entrada para diversas oportunidades como ProUni, FIES e SISU, que oferecem bolsas de estudos, financiamento estudantil e a chance de cursar uma universidade federal.

Sabendo da importância do ENEM para a continuação dos estudos e inserção no ensino superior, nós, do blog Oportunidades Profissionais, desenvolvemos este guia completo onde você irá entender tudo sobre o exame, desde o processo de inscrição até às possibilidades que uma boa pontuação no exame pode proporcionar. Faça uma ótima leitura!

Anúncios

Leia também:

ENEM: Guia Completo e Atualizado

O que é e como funciona o ENEM?

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma avaliação nacional realizada anualmente pelo INEP, que muitas das vezes é solicitado como requisito para estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior seja através do SISU, ProUni, Bolsas de Estudo ou FIES

O exame abrange áreas como:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Redação. 

É uma prova extensa, que demanda preparação prévia e estratégias de estudo eficazes para um bom desempenho. Portanto, se o seu objetivo é utilizar o ENEM como porta de entrada para o ensino superior, é fundamental que defina uma rotina e crie o bom hábito de estudar todos os dias. Não deixe para a última hora!

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que esteja cursando o último ano do ensino médio ou que já tenha concluído essa etapa pode participar do ENEM. 

Entre no nosso grupo do WhatsApp.

Atenção! Caso você queira fazer o ENEM para teste e experiência, mas ainda não está no último ano do ensino médio, você pode se inscrever como treineiro.

Quanto custa para se inscrever no ENEM?

O custo da inscrição para o ENEM 2024 provavelmente irá se manter em R$85, com opção de pagamento em boleto, Pix, cartão de crédito entre outros.

Para isenção da taxa é preciso solicitar ao INEP através da página do participante até dia 26/4, assim como justificar a falta no exame de 2023.

Como se Inscrever no ENEM

Para participar do ENEM o processo é simples e rápido, veja:

  1. Primeiramente, confira no portal do INEP se as inscrições para o exame já foram abertas
  2. Após, acesse a página do participante e faça login com sua conta gov.br (crie sua conta gov agora)
  3. Para iniciar o processo de inscrição, informe os seus dados pessoais como CPF, data de nascimento, cor/raça, estado civil, CEP entre outras. Siga por todas as etapas preenchendo, conferindo e clicando em “avance”
  4. Agora, selecione se irá precisar ou não de atendimento especializado (deficientes auditivos, cegueira, baixa visão, autismo, dislexia e déficit de atenção, gestantes, lactantes, idosos, PCD entre outros). Será necessário comprovar com documentos na etapa seguinte
  5. Feito isso, escolha a língua estrangeira que deseja fazer “inglês” ou “espanhol”
  6. Informe o nível de escolaridade: Caso selecione “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio” você será classificado como treineiro
  7. Escolha a cidade onde deseja fazer o exame e siga para o questionário socioeconômico
  8. Para finalizar, preencha os seus canais de comunicação (telefone e e-mail), insira uma foto e confirme seus dados
  9. Parabéns!! Agora, basta escolher uma das formas de pagamento caso não tenha solicitado a isenção da taxa.

Vale destacar que a sua participação no ENEM só será confirmada após a confirmação de pagamento que pode levar até uma semana.

Datas do ENEM 2024

  • Justificativa de falta do ENEM 2023 e solicitação de isenção de taxa: 15/4/2024 a 26/4/2024
  • Recurso da justificativa do ENEM 2023 e solicitação de isenção de taxa: 13/5/2024 a 17/5/2024
  • Inscrição para o ENEM 2024: Inscrições abertas até o dia 07/06/2024
  • Aplicação da prova: A data ainda não foi divulgada, mas de acordo com as edições anteriores a prova deve acontecer no mês de Novembro

Atenção! Todas as informações aqui foram apuradas e conferidas. Contudo, é fundamental que consulte o portal do INEP para ficar por dentro das atualizações do programa.

O que fazer com a nota do ENEM

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um processo seletivo do governo que utiliza a nota do ENEM como critério de seleção para ingresso dos cidadãos em universidades públicas brasileiras. 

Por meio do SISU, os candidatos podem concorrer às vagas das universidades mais bem referenciadas do país. O sistema possui cotas de participação, notas de corte de acordo com a matéria e instituição específica e um processo simples de inscrição.

Entenda como funciona o SISU, como se inscrever e qual a nota de corte para as principais áreas do ensino.

ProUni e FIES

Se você é brasileiro, com certeza você já ouviu falar sobre o ProUni e o FIES. Sim, a nota do ENEM é também utilizada como critério de seleção nestes programas.

O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas, enquanto o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) oferece financiamento estudantil a juros zero para estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições particulares.

Cada um possui suas próprias regras, requisitos e processo de inscrição que você pode acessar tudo por aqui:

Bolsas do Educa Mais Brasil com até 85% 

Para aqueles que não atingiram a nota de corte no ENEM ou que optaram por não realizar o exame, o Educa Mais Brasil oferece oportunidades de bolsas de estudo parciais de até 85% em instituições de ensino privadas em todo o país. 

Portanto, este programa permite o acesso ao ensino superior com descontos significativos nas mensalidades, proporcionando uma alternativa para quem busca ingressar na universidade sem passar pelo teste do ENEM.

Conheça a plataforma do Educa Mais Brasil, como se inscrever e conseguir a sua vaga.

Bolsas de estudos universitárias

Muitas universidades privadas oferecem bolsas de estudo com base na pontuação do ENEM. 

Essas bolsas proporcionam oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes que se destacaram no exame, permitindo que eles cursem em instituições particulares com bolsas parciais e até mesmo integral de acordo com sua pontuação.

Para isso, é preciso que o candidato consulte as instituições e suas condições.

Por fim, esse foi o nosso artigo sobre o ENEM, como se inscrever e quais as oportunidades que o exame oferece. Nós, do blog Oportunidades Profissionais, esperamos que esse guia tenha lhe ajudado a entender todo processo e desde já desejamos sorte e voltamos a ressaltar a importância de ter uma estratégia de estudos bem definida para o exame.

No mais, caso ainda tenha dúvidas, você pode utilizar a caixa de comentários abaixo que estamos prontos para te ajudar. Obrigado por nos acompanhar até aqui e até mais! 

2 comentários em “Tudo sobre o ENEM: Guia Completo e Atualizado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *