Como pedir aumento de salário

0

Pedir aumento de salário é uma tarefa complexa, mesmo para os profissionais mais experientes, visto que essa missão exige habilidades de autopromoção, argumentação e planejamento, pois se trata de um assunto delicado e que requer iniciativa, boa comunicação e foco para identificar um argumento valido que agregue valor e justifique a solicitação.

Ou seja, antes de pedir o desejado aumento de salário o profissional deve estar devidamente preparado para embasar seu pedido de maneira que agregar valor à empresa, por isso além de saber argumentar e negociar é muito importante conseguir demonstrar com fatos que é um profissional que traz benefícios além do esperado para a empresa e por isso merece ganhar mais.

E é exatamente por esse motivo que é imprescindível que os profissionais que querem pedir aumento de salário adotem estratégias, que além de ajudá-los a conquistar seu objetivo ainda os auxiliem a refletir sobre seu devido merecimento. Para ajudá-lo com está difícil tarefa o Oportunidades Profissionais desenvolveu este artigo completo para quem precisa de dicas sobre como pedir aumento de salário para o chefe.

Leia também: Como colocar pretensão salarial no currículo

Planeje antes de pedir um aumento

O primeiro passo para pedir aumento de salário para o chefe é o planejamento, uma vez que é necessário saber todos os aspectos contratuais decorrentes do vínculo empregatício, pois além do salário o profissional também deve considerar outras verbas ou benefícios que abrange a soma do seus ganhos conforme vigência do contrato de trabalho.

Isto é, antes de pedir um aumento de salário o profissional deve fazer uma autoavaliação que tem o intuito de validar seu desejo de receber um salário mais alto, pois além de conhecer suas competências, o profissional deve estar pronto para comprovar, durante a reunião com o chefe, suas realizações para gerar valor e mérito a solicitação de ajuste salarial.

Sendo assim, recomendamos que ao fazer uma autoavaliação, o profissional procure identificar fatos, encontrar documentos e criar listas, gráficos ou planilhas que possam comprovar que seu trabalho contribui para o crescimento e desenvolvimento da empresa onde trabalha. Este levantamento de competências e evidências devem ser utilizadas como argumentos na hora de pedir seu aumento.

Argumentos plausíveis para pedir aumento:

  • Competência
  • Comprometimento
  • Resultados
  • Salário defasado ou desatualizado

Vale destacar que para os casos que envolvem salário defasado ou desatualizado, advertimos que o profissional deve confirmar se está recebendo menos do que deveria, através de conversa com colegas de empresas similares ou candidatando-se a vagas de emprego para sondar o mercado, para somente depois se organizar para negociar um aumento.

Além de usar argumentos plausíveis, também é imprescindível analisar o momento pelo qual a empresa está passando antes de pedir um aumento de salário, pois fazer o pedido em momentos de instabilidade da empresa ou de incerteza econômica pode acabar com suas chances de conseguir uma resposta positiva mesmo que você esteja desempenhando um excelente trabalho.

Como pedir aumento de salário para o chefe

Dicas para pedir aumento de salário

Antes de falar com o seu chefe o profissional deve ter em mente que dinheiro é um assunto extremamente delicado, e por isso a abordagem ao pedir um aumento salarial precisa ser feita de forma cautelosa e conduzida com fatos concretos que podem ser comprovados. Ou seja, as empresas avaliam o fator dinheiro de maneira estratégica, levando em consideração somente os números e negócios sem sentimentalismos algum.

Sabendo disto, aconselhamos que os profissionais nesta situação evitem chantagens, abordagem em local ou horário inadequado e motivos pessoais como argumentos para justificar o pedido de aumento, isso porque qualquer um destes pontos não vão ajuda-lo a convencer o seu chefe a lhe dar um aumento de salário, pois como já explicamos as empresas agem de forma racional e estratégica, levando em consideração apenas a relação entre investimento e retorno.

Sendo assim, reforçamos a importância de usar o bom senso e a inteligência emocional a seu favor para comprovar com dados e argumentos validos que você é um profissional efetivo e que merece um aumento salarial. E lembre-se, aumento salarial é um assunto delicado então aborde-o de maneira breve, transparente e claro em um momento e local apropriado.

Abordagem certa para pedir um aumento

Agende uma reunião formal com seu chefe direto, recomendamos que o profissional não passe por cima da hierarquia da empresa ou da regra de etiqueta corporativa procurando o superior do seu chefe, ao solicitar a reunião é importante esclarecer para o seu chefe que o motivo da mesma é um pedido de aumento.

Na reunião, inicie a conversa sem rodeios, uma vez que é imprescindível que o diálogo seja direto, conciso e claro, faça um breve resumo da sua carreira e conquistas, relembre resultados, desafios superados, projetos implementados e procure demonstrar estrategicamente suas competências reconhecidas por colegas e superiores para embasar seus argumentos de maneira que mostre a sua importância na empresa.

Destacamos que é improvável que o seu chefe lhe dê uma resposta imediata, por isso, ouça com atenção as informações que serão repassadas por ele, seja profissional na sua reação e responda de acordo com o planejamento inicial que te levou a solicitar o desejado aumento de salário.

Se receber um não, peça, educadamente, a justificativa para a negativa e pergunte o que você deveria fazer para receber o seu aumento. Caso o profissional não concordar com a justificativa e decidir optar pela saída da empresa, advertimos que esta decisão deve ser tomada com calma e planejamento. Agora, se o seu chefe pedir um tempo para analisar seu pedido agradeça a atenção e pergunte quando terá uma resposta.

Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte na sua reunião para pedir aumento de salário e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas e garantir uma carreira de sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.