Pular para o conteúdo

Como começar a trabalhar como afiliado na internet: Guia completo

Muitas carreiras de sucesso começaram justamente com essa pergunta “como começar a trabalhar como afiliado?”. Se você está interessado, então já está no caminho certo! Veja o nosso guia completo.

Imagine trabalhar de qualquer lugar do mundo, tendo liberdade de horários e uma forma de ganhar dinheiro enquanto você dorme. Parece um sonho? Pois bem, seja bem-vindo ao mundo do marketing de afiliados.

Nos últimos anos, esse modelo de negócio se tornou uma das formas mais populares de fazer dinheiro na internet, atraindo milhares de pessoas com suas promessas de liberdade financeira e flexibilidade. Contudo, esse mercado tem os seus próprios desafios, o que faz com que muitos iniciantes acabem desistindo por não saber o que fazer.

Sabendo disso, neste guia você irá entender como começar a sua carreira como afiliado, quais empresas oferecem as melhores condições de parceria, além de ter acesso a algumas dicas para se destacar e vender mais na internet. Faça uma ótima leitura!

Leia também:

Como começar a trabalhar como afiliado na internet: Guia completo

Você sabe o que é trabalhar como afiliado?


Trabalhar como afiliado é uma forma de marketing online onde você promove produtos ou serviços de outras empresas em troca de uma comissão por cada venda.

Ou seja, cada afiliado pode selecionar o tipo de produto que deseja divulgar. Através de sua escolha, um link específico é gerado, redirecionando para o perfil desse associado ou vendedor digital.

Por mais que o processo de inscrição, na maioria dos casos, seja simples e rápido, há algumas empresas, que possuem pré-requisitos como por exemplo, potência para divulgação, como um número específico de seguidores nas redes sociais ou tráfego contínuo em um site próprio. 

Mas, essa não é uma prática comum do mercado. Portanto, se você não tem um número significativo de seguidores ou inscritos, não se desanime, isso não será um problema, e caso tenha será mais uma opção para se vincular.

Como começar a trabalhar como afiliado

Para iniciar a carreira de afiliado na internet é muito fácil, afinal, não existe nenhum processo seletivo e nem mesmo longos períodos de aprovação.

Basta você pesquisar o nome da empresa que deseja se vincular e adicionar “afiliados”, entrar na página de parcerias, fazer a sua inscrição e selecionar os produtos que deseja vender. Após, siga para a divulgação por meio de suas redes sociais, site, tráfego pago etc.

É importante salientar que essa carreira não gera nenhum vínculo empregatício com a empresa. Você trabalha como um freelancer vendendo produtos e ganhando comissões em cima disso. Logo, as leis trabalhistas não se aplicam a esse serviço, somente algumas normas no contrato que é elaborado pela empresa.

Quais as melhores empresas do mercado com opção de afiliados

Associados Amazon

Em primeiro lugar, o programa de Associados Amazon é um projeto bastante vantajoso, que paga comissões de até 15% por cada compra. 

Para quem não conhece a empresa, ela funciona como um marketplace semelhante ao Mercado Livre, ofertando ao consumidor não apenas uma variedade de produtos, mas também de vendedores.

No programa de afiliados da Amazon, contudo, há um entrave: para que você seja aprovado é necessário conter uma rede social (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube ou Twitch) com no mínimo 500 seguidores, ou um site que gere tráfego constante, sendo obrigatório o cadastramento do site ou rede social no portal.

Parceiro Magalu

O Parceiro Magalu, sem dúvida alguma, é um dos mais interessantes da lista. Para você que deseja se tornar um afiliado, que ganha através de comissões na internet, esse programa simplesmente dá a oportunidade de você ter uma interface de loja dentro do site da Magazine Luíza. 

Portanto, além de você vender com o link comissionado gerado pela empresa, também ganha um perfil dentro do próprio e-commerce do negócio, com o nome de sua escolha e produtos de seu gosto. Muitas pessoas dão preferência para esse diante às opções de autonomia que ele dá na hora de vender.

Udemy

Quanto ao nicho de cursos, a Udemy é uma empresa digital extremamente conhecida pelas pessoas que gostam de áreas como computação, design e marketing.  Porém, ela não é conhecida somente pela equipe interna, mas também pelos afiliados que participam desse projeto. 

A Udemy Afiliados funciona como todos os outros, pagando uma quantia específica de comissão por cada curso vendido. O valor não é tão alto como da Hotmart, mas a variedade de áreas é maior, sendo um diferencial na hora de comercializar o produto na internet. 

Hurb

Por último, mas não menos importante, o Hurb é uma das maneiras de trabalhar na internet como vendedor independente e ganhar comissão em cima de cada produto. Para quem não conhece, esse é um site terceirizado do Hotel Urbano, que vende pacotes de viagens extremamente interessantes e vantajosos!

O afiliado que se vincula à empresa ganha uma porcentagem de cada pacote vendido, além de ter uma interface totalmente qualificada, que dá até mesmo a oportunidade do associado enviar e-mail marketing para um público-alvo. Por isso, esse é um dos modelos mais completos e bastante atrativo.

Melhores plataformas de afiliados

É importante destacar que tratamos, primeiramente, sobre as empresas de varejo que oferecem a opção de afiliados. No entanto, existem plataformas que são voltadas somente para esse tipo de serviço.

Se você não está a fim de se vincular às multinacionais, que repassam esse tipo de trabalho para os associados na internet, conheça algumas outras empresas especializadas nesse modelo de serviço. 

Lomadee

Essa, sem dúvida alguma, é a plataforma de afiliados mais comum na internet, o Lomadee

Ele não se trata de uma loja propriamente dita, mas de uma empresa que une vários comércios e cria links comissionados para os seus vendedores online. Ou seja, o seu intuito é intermediar as relações, sem a necessidade de comercializar produtos. 

Para participar não há nenhuma burocracia, podendo atuar como pessoa física ou pessoa jurídica. Por isso, a única necessidade é de que os seus documentos estejam em dia e que você os disponibilize para fazer parte do time.

Hotmart

Quem nunca ouviu falar sobre os cursos do Hotmart? A fama dessa empresa e das aulas comercializadas por eles não se deve somente pelo marketing envolvido, mas também pelo investimento pesado na plataforma de afiliados, que traz muitos resultados principalmente para as vendas digitais. 

O maior atrativo deste em relação aos outros se dá pela comissão dos cursos. Alguns pagam até mesmo 80% do valor para o vendedor, tornando-se quase uma venda própria, sem lucros para a empresa.

Portanto, se você está pensando em começar no mercado de afiliados, a Hotmart é uma ótima opção!

Monetizze 

A empresa Monetizze é outra que faz parte do grupo de plataformas que trabalham com afiliados. Ela é especializada em vendas de produtos digitais e físicos, que envolvem nichos como ebooks, cursos online, podcasts, entre outros. 

A relação com o associado funciona como um intermediador de serviços. O site disponibiliza a sua rede para que o vendedor se vincule e para que comercialize um produto específico. Seguindo a mesma lógica: a cada compra, uma comissão.

É importante salientar que ela funciona como uma plataforma de associados porque não tem o intuito de gerar outros tipos de vínculos ou ganhos. A intenção é de trabalhar somente com esse modelo de serviço de afiliação e terceirização.

Eduzz

Por último, mas não menos importante, a Eduzz é outra plataforma que serve como uma intermediadora entre empresa e afiliados, mas que contém alguns diferenciais – que estão chamando bastante a atenção.

Além de você comercializar o produto de um negócio específico através da plataforma, também é possível vender um produto seu, funcionando de forma semelhante a um marketplace. 

Mesmo que esse item seja de uma loja sua, você também ganha comissão, sendo apenas um pouco mais baixa que os outros.

Por isso, além de servir como uma forma de ganhar dinheiro com comissão, ele auxilia também na comercialização própria.

Afiliado de produtos digitais: quais as vantagens?

Comissão alta

A comissão dos vendedores que trabalham como afiliados é muito mais alta que aqueles que vendem em lojas físicas. Isso acontece porque a empresa não precisa pagar impostos da loja propriamente dita, somente os tributos necessários para o funcionamento de um e-commerce.

Além disso, como o afiliado não possui um vínculo empregatício, o negócio pode ofertar uma comissão mais alta por não pagar nenhum imposto em sua contratação – já que ela não acontece definitivamente, somente é um serviço freelancer. 

Maior procura 

A procura, sem dúvida alguma, é muito maior em casos de empresas online. Vivemos a pós-modernidade, conhecida também como Quarta Revolução Industrial, que as pessoas estão o tempo todo conectadas com a internet e fazendo tudo que é possível através da rede, inclusive compras. 

A procura por produtos digitais é muito maior do que em lojas físicas. Ou seja, a sua venda diária, semanal e mensal é mais alta de que muitos vendedores que trabalham em lojas de rua, shoppings e afins. Quanto maior a procura, maior a comissão! 

Variedade de produtos

A variedade de produtos também é um diferencial para o programa de afiliado. As pessoas não ficam presas somente a um nicho de itens, atendendo somente a um público-alvo. O vendedor associado pode ofertar variados links, com produtos que vão de tecnologia a até mesmo saúde e beleza.

É importante ressaltar, porém, que isso depende da loja que o afiliado está fazendo parceria. Algumas são um pouco limitadas, trabalhando somente com um ramo de criação.

Como funciona a questão de impostos para afiliados

Quando seus esforços no aprendizado e na prática de trabalhar como afiliado na internet começar a dar resultados, é hora de se preocupar com parte legal do seu negócio, para evitar problemas futuros com a Receita Federal.

O mais indicado é procurar auxílio especializado, preferencialmente um escritório de contabilidade para afiliado e/ou produtor digital, que pode te auxiliar na apuração de impostos e regularização de todos os ganhos.

Principalmente se você recebe ganhos de fora do Brasil, como no caso da plataforma do Google AdSense.

Dicas extras para se tornar afiliado

Antes de finalizarmos, gostaria de compartilhar algumas dicas adicionais que podem ser fundamentais para o seu sucesso como afiliado na internet:

  • Construa relacionamentos: O sucesso como afiliado muitas vezes depende da sua capacidade de construir relacionamentos sólidos tanto com seu público-alvo quanto com outros profissionais do setor. Dedique tempo para interagir com sua audiência nas redes sociais, responder perguntas e fornecer suporte. Além disso, não subestime o poder das parcerias e colaborações com outros afiliados ou empresas relacionadas.
  • Estude sobre marketing: Estude e aprimore suas habilidades e conhecimentos em marketing digital. Caso você não tenha recursos para investir nesse momento, felizmente, existem diversas opções gratuitas disponíveis na internet, como os oferecidos pelo Senac e Senai.
  • Meça e analise seus resultados: Utilize ferramentas analíticas para acompanhar o desempenho de suas campanhas e identificar áreas de melhoria. Aprenda com seus erros e ajuste suas estratégias conforme necessário.

Com essas dicas em mente, você está mais preparado do que nunca para começar a sua carreira como afiliado na internet. Lembre-se de manter uma mentalidade positiva, estar aberto a aprender e adaptar-se às mudanças do mercado. Com determinação e dedicação, o sucesso certamente virá. Boa sorte!

No mais, obrigador por nos acompanhar até aqui e caso ainda tenha dúvidas deixe na caixa de comentários abaixo que vamos te ajudar. Para mais conteúdos como esse acesse nosso portal: Oportunidades Profissionais.

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário em “Como começar a trabalhar como afiliado na internet: Guia completo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *