Pular para o conteúdo

Jovem Aprendiz CIEE: Guia Completo e Atualizado 2023

  • Carreira

No Brasil, o programa Jovem Aprendiz vem ganhando muita repercussão em razão das oportunidades oferecidas aos estudantes entre 14 e 24 anos.

Anúncios

Já que, é por meio desse tipo de projeto que se pode aprender mais sobre o mercado de trabalho, além de adquirir habilidades que serão levadas para a vida toda.

Por meio deste artigo, você poderá conhecer um pouco mais sobre o CIEE, como ele funciona e como são as ofertas de vagas para Jovem Aprendiz a partir dessa instituição.

Acompanhe até o final para tirar todas as dúvidas e fique bem informado sobre esse assunto.

Anúncios

Leia também:

Jovem Aprendiz CIEE: Guia Completo e Atualizado 2023
Jovem Aprendiz CIEE: Guia Completo e Atualizado 2023

O que é o CIEE?

O CIEE é a sigla para Centro de Integração Empresa-Escola, sendo uma instituição de cunho filantrópico sem fins lucrativos.

O principal objetivo é o de promover a integração entre empresas e escolas, esperando ajudar os estudantes e alcançar a capacitação necessária para se inserir no mercado de trabalho.

A instituição foi fundada no ano de 1964 e possui um grande reconhecimento por todo o Brasil, tendo em vista que ajuda centenas de pessoas diariamente a alcançarem os seus objetivos profissionais.

Anúncios

Atualmente, o CIEE é tido como uma referência em promover o aprendizado prático e teórico de todos os estudantes.

Como o CIEE funciona?

O CIEE serve como um elo entre empresas e jovens que buscam oportunidades acadêmicas e experiência profissional. 

A instituição oferece diversos programas, entre eles o Programa Jovem Aprendiz, cujo maior objetivo é dar ao jovem a oportunidade de conciliar os estudos com o trabalho, ampliando sua experiência e melhorando o currículo.

O CIEE forma alianças com empresas de diversos setores que se comprometem a contratar Jovens Aprendizes. 

Essas vagas são destinadas a jovens de 14 a 24 anos, matriculados em instituições de ensino e que desejam adquirir experiência prática, além de conhecimentos teóricos. Aqueles que são selecionados usufruem de remuneração e auxílios.

Jovem Aprendiz CIEE

Dentre todas as iniciativas oferecidas pelo CIEE, temos, também, o Programa Aprendiz Legal, que foi criado com base na Lei da Aprendizagem. 

A sua realização é feita por meio da Fundação Roberto Marinho, mas é implementada em parceria com o CIEE, a Gerar e muitas outras instituições espalhadas pelo país.

O programa tem como principal objetivo contribuir para a formação dos jovens, permitindo que eles sejam inseridos no mercado de trabalho para entender como funciona, o que precisam para se desenvolver enquanto profissionais e realizar novas análises sobre o mundo e suas oportunidades.

A partir do programa, o aprendiz deverá assumir o papel de agente de desenvolvimento da sua carreira, tomando suas decisões e vendo quais caminhos precisa seguir para se tornar aquilo que almeja. 

As empresas são apenas o passo inicial para o aprendizado e, também, para a compreensão do que é, de fato, o mercado de trabalho.

Como o programa funciona?

O programa Jovem Aprendiz, devidamente administrado pelo CIEE, é regido por uma metodologia voltada para mesclar conhecimento adquirido por uma formação teórica com aquele conhecimento adquirido na prática. Assim, os jovens podem adquirir experiência de trabalho da forma mais efetiva possível.

Com a empresa, o aprendiz irá aplicar todos os conhecimentos adquiridos em sua formação teórica, além da possibilidade de desenvolver o aprendizado por meio da prática. Os jovens serão orientados por um educador corporativo, ajudando a contribuir para o ambiente de trabalho.

Em relação a esse trabalho em específico, os salários variam entre R$ 452 e R$ 1.342. Além disso, a jornada não pode ultrapassar seis horas por dia e o contrato não pode ultrapassar 2 anos. Todos os direitos estão garantidos para os colaboradores, incluindo carteira assinada e 13º salário.

Como realizar a inscrição?

Para que seja possível fazer a inscrição no programa Jovem Aprendiz CIEE, é necessário ter uma idade entre 14 e 24 anos incompletos, além de cursar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. É importante dizer que, por lei, a idade máxima não será aplicada àqueles aprendizes que possuem alguma deficiência.

Caso o participante atenda aos requisitos anteriormente mencionados, basta acessar o site do Aprendiz Legal, buscando pela instituição específica em seu estado ou município que oferece essa opção.

Depois disso, as informações pessoais deverão ser preenchidas para concluir o cadastro de interesse, bem como os dados de escolaridade.

Seleção de Jovem Aprendiz

Uma das maiores dúvidas dos candidatos está voltada para a forma como os aprendizes são selecionados. 

O processo pode depender de acordo com a instituição. No entanto, em relação ao CIEE, a empresa toma como base o local onde o participante mora e estuda, seu tempo de deslocamento e, principalmente, o currículo.

Quer ter mais chances de conseguir a sua vaga? Então confira como fazer currículo de Jovem Aprendiz.

As empresas tendem a levar em consideração cursos feitos para incentivar o aprendizado e se especializar em alguma área, pois mostra o interesse dos jovens em crescer profissionalmente.

Aplicativo do CIEE

Além de toda a facilidade encontrada por meio do site do CIEE, também é possível utilizar as ferramentas oferecidas pela instituição pelo celular. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu CIEE.

A sua utilização é inteiramente gratuita e pode ser feita por meio de qualquer dispositivo móvel disponível para o usuário.

A versão do aplicativo está disponível tanto para os sistemas operacionais Android quanto para os iOS. 

O seu principal objetivo é trazer os jovens para ainda mais perto de sua carreira dos sonhos, independente de qual seja. Assim, todos terão uma facilidade de acesso aos conteúdos, independente do ambiente onde estejam.

Além disso, o app foi elaborado com um design intuitivo, para que tanto o cadastro quanto a sua navegação sejam extremamente simples, facilitando o acesso ao conteúdo. O aplicativo não é pesado, então pode ser baixado por qualquer aparelho sem ocupar muito espaço no armazenamento.

Por meio do Programa Jovem Aprendiz e de outros programas de aprendizado e estágio, o CIEE desempenha um papel fundamental no incentivo à participação dos jovens na força de trabalho.

O CIEE apoia o elo entre jovens em busca de oportunidades e empresas interessadas em desenvolver talentos por meio de sua ampla oferta de vagas.

1 comentário em “Jovem Aprendiz CIEE: Guia Completo e Atualizado 2023”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *