Pular para o conteúdo

Profissões que ganham bem: Conheça as melhores 

Guia completo e atualizado com as principais profissões que ganham bem no mercado brasileiro.

Anúncios

Quando pensamos em futuro profissional, é natural considerar a paixão pelo que fazemos, mas também é essencial pensar sobre o retorno financeiro. 

Afinal, além de realização pessoal, buscamos estabilidade e segurança em nossas escolhas de carreira. Escolher uma profissão que alia interesse pessoal com um bom salário pode significar uma vida mais tranquila e com mais possibilidades.

No entanto, com tantas opções disponíveis, pode ser um desafio saber por onde começar. Para te ajudar, hoje trouxemos uma lista com as 8 profissões mais bem pagas do Brasil, suas médias salariais e possíveis áreas de atuação. Faça um bom proveito!

Leia também:

Como conseguir bolsa de estudos: Guia completo

Como ganhar 100 reais por dia: Confira ideias para atingir a meta

Faculdade EAD vale a pena? Entenda

Profissões que ganham bem: Conheça as melhores 

Top 8 profissões mais bem pagas do Brasil

Várias carreiras se destacam por oferecer salários altos. Essas profissões geralmente exigem habilidades avançadas, conhecimento especializado e, muitas vezes, mais anos de estudo e experiência.

Anúncios

A recompensa? Salários que são bem acima da média do mercado e benefícios que poucas outras carreiras oferecem. Mas, fique tranquilo, que se você não tem tempo para parar 5 – 7 anos da sua vida para se dedicar à uma nova profissão, há também opções para você. 

Entre no nosso grupo do WhatsApp.

Veja as profissões mais bem pagas no mercado brasileiro:

Medicina

É indiscutível que a medicina é uma das áreas mais tradicionais e respeitadas em todo mundo, e quando se fala em altos salários com certeza é uma dos primeiros setores em que pensamos.

Segundo o Glassdoor o salário médio de profissionais da medicina varia entre 8 e 20 mil reais por mês, sendo que especializações como cirurgia plástica, ortopedia, cardiologia e dermatologia estão frequentemente no topo das listas.

Além disso, a área de saúde não se limita apenas aos médicos. Profissões como enfermagem, odontologia, farmácia e biomedicina também oferecem excelentes oportunidades de carreira e salários competitivos.

Direito

Seja defendendo clientes em tribunais, negociando acordos importantes ou trabalhando em consultorias jurídicas, os profissionais do direito desempenham papéis fundamentais que influenciam diretamente a sociedade e o mundo corporativo.

Advogados que atuam na iniciativa privada, especialmente aqueles especializados em áreas como direito corporativo, propriedade intelectual ou direito tributário, estão entre os mais bem remunerados do Brasil. 

Isso sem falarmos das possibilidades de carreira pública com cargos como juiz, promotor e procurador, que podem ser alcançados por meio de concursos públicos.

A média salarial neste setor varia significativamente, podendo chegar até 40 mil reais dependendo da especialidade de carreira escolhida.

Tecnologia da informação

Não é surpresa alguma que os salários na área de tecnologia da informação estejam entre os mais altos do mercado de trabalho. 

Afinal, quando levamos em conta que a demanda por esses profissionais só tem aumentado, impulsionada pelo avanço constante de novas tecnologias e pela necessidade das empresas de se adaptarem à digitalização, tudo fica mais claro.

Algumas das possibilidades do setor incluem desenvolvedores de software, engenheiros de dados e especialistas em segurança cibernética. Com salários iniciais que começam entre 3 – 4 mil reais por mês, facilmente superando 10 mil reais mensais conforme se adquire mais experiência.

Um dos pontos mais positivos dessa área é que grande parte das profissões não exigem formação de nível superior, além de ser uma das áreas com maior aderência ao modelo home office.

Administração

Profissionais de administração são essenciais para o funcionamento eficiente de qualquer empresa, desde pequenas até multinacionais, gerenciando operações diárias e estratégicas que garantem o sucesso dos negócios.

O que faz da carreira em administração uma das mais versáteis, abrindo portas em praticamente todos os setores da economia como marketing, finanças, saúde, recursos humanos e logística, cada uma oferecendo diferentes caminhos. 

Um gerente de operações, por exemplo, pode ganhar salários que variam de 8 a 15 mil reais, enquanto diretores e executivos alcançam remunerações ainda maiores.

É uma carreira ideal para quem possui uma boa visão analítica, habilidades de liderança e deseja uma posição que ofereça tanto desafios quanto oportunidades de crescimento profissional.

Marketing Digital

À medida que o mundo se torna mais conectado, as empresas valorizam cada vez mais os especialistas de marketing digital. 

E isso não é à toa! Esses profissionais são os grandes responsáveis por ajudar as marcas a construírem presença online e engajar com seu público, além de criar estratégias para influenciar o comportamento do consumidor e assim aumentar as vendas.

As opções de carreira neste setor são variadas e envolvem áreas como gerente de mídias sociais, gestor de tráfego, copywriter, designer, redator, analistas de dados entre outros. 

A remuneração varia entre 3 e 12 mil reais por mês, além de oferecer caminhos para estender a renda como projetos freelancer

Engenharia

Engenharia é um setor que abrange uma ampla variedade de especialidades, cada uma com suas peculiaridades e oportunidades. Desde a construção de infraestruturas até tecnologias renováveis.

Na engenharia civil, por exemplo, ligada à construção de edifícios, estradas e pontes, o salário médio é de 8 mil reais. Por outro lado, na Engenharia de Petróleo a média salarial varia de 10 a 16 mil reais por mês.

Ainda há a engenharia elétrica, mecânica, ambiental entre outras, que compartilham também de bons salários e boas oportunidades de mercado. Contudo, são áreas extremamente competitivas que requerem estudos e especializações contínuas.

Finanças

Profissionais de finanças têm a responsabilidade de gerenciar os recursos financeiros das empresas, garantindo sua viabilidade e sustentabilidade a longo prazo, o que envolve desde a análise de investimentos e gestão de riscos até o planejamento financeiro e tributário.

Cargos como analista financeiro, gerente de finanças, contabilista e diretor financeiro são altamente valorizados no mercado, com salários que podem variar significativamente dependendo da experiência, do setor de atuação e da complexidade das responsabilidades.

Por exemplo, um Diretor Financeiro em uma grande empresa ganha entre 15 e 30 mil reais mensais, enquanto contabilistas prestadores de serviços podem até mesmo superar esse valor.

Como escolher a profissão certa para você?

Para tomar essa decisão, é importante tentar encontrar um equilíbrio. Considere o que você gosta de fazer, suas habilidades e o potencial de ganhos da profissão. 

De fato, não é uma resposta fácil, mas não se martirize, se dê um tempo para pensar, pesquise mais sobre as profissões que lhe interessam, veja as especializações e possíveis campos de atuação. 

Acredite, toda essa pesquisa vai te fazer economizar muito tempo e dinheiro lá na frente. Portanto, “não coloque o carro na frente dos bois”. 

Agora, caso já tenha se decidido sobre a profissão que deseja seguir e o problema seja o custo, não se desanime. Há muitas bolsas de estudos disponíveis que podem te ajudar como o Sisu, Educa Mais Brasil, ProUni, FIES entre outras opções.

Por fim, caso ainda tenha dúvidas sobre as melhores profissões ou se não citamos alguma que acredita que deveria estar na lista, comente no final da página. Nossa equipe segue atenta e pronta para te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *