Pular para o conteúdo

Nome limpo e não consigo crédito: o que fazer?

  • Finanças

“Nome limpo e não consigo crédito!”. Calma, aqui irá entender tudo o que você precisa fazer quando isso acontece. Aproveite!

Hoje em dia, contar com o cartão de crédito – e o crédito propriamente dito – é de extrema importância para qualquer pessoa que deseja organizar a sua vida financeira. Isso ocorre não só pelo poder de compra que eles conferem a cada um, mas também pelas diversas oportunidades ligadas a esse status

Por isso, a busca por um “nome limpo” e, consequentemente, mais crédito, é tão incessante para grande parte da população. Sabemos que a realidade da população brasileira se divide entre aqueles que estão com o nome sujo e aqueles que possuem crédito, entretanto, existem situações nas quais você pode estar sem dívidas, mas ainda assim não ter acesso a crédito. 

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Saiba que esse cenário é mais comum do que imagina e, para te ajudar, reunimos aqui informações importantes para que você consiga conseguir crédito mesmo com o nome limpo! Aproveite as dicas e boa leitura!

Leia também:

Meu nome está limpo e não consigo crédito: o que fazer?

Qual a importância do crédito?

Quando o assunto é crédito muita gente fica assustada porque acredita ser um tópico extremamente difícil e incompreensível. 

Como muitas temáticas, o crédito pode ser visto de diversos pontos de vista diferentes e, quando falamos de pessoas comuns, como eu e você, o que importa para nós sobre esse tópico é bem fácil de compreender. 

Ao falarmos de crédito queremos dizer sobre poder de compra e confiança. Como assim? O crédito é essencial para todas as partes envolvidas em uma transação financeira: empresas, pessoas, países e quaisquer outro tipo de organização. 

Assim, todos precisam ter crédito nas atividades financeiras, visto que crédito é sinônimo de confiança. De maneira geral, o crédito representa uma quantia monetária que uma parte confia à outra. 

Ou seja, quando compramos algo a prazo, a loja nos está concedendo crédito para pagar o produto em diversas prestações, visto que o produto foi entregue antes do pagamento total do mesmo. 

Por isso devemos ter em mente que a política de crédito aquece a troca de bens e serviços, facilitando o consumo das pessoas e também a produção das empresas. Na prática, sem o crédito, o consumo diminui e, consequentemente, a produção das empresas também. 

Dessa maneira fica fácil compreender que o crédito é peça chave para a sociedade do consumo como vivemos hoje. 

Nome limpo mas sem crédito: por que isso acontece?

Como vimos, é de extrema importância ter crédito no mercado, visto que proporciona aos consumidores maior poder de compra ao mesmo tempo que incentiva as empresas a produzir mais, aquecendo a economia. 

Associamos muito nome limpo com a possibilidade de crédito, entretanto, estar com todas as contas pagas não é garantia de conseguir crédito. Antes de tudo, é preciso compreender quais as possibilidades que te levaram a esse cenário. 

Reunimos algumas situações que podem explicar porque você não consegue crédito, mesmo com o nome limpo. Confira! 

Relacionamento ruim com o seu banco

Inegavelmente, os maiores provedores de crédito do mercado financeiro são os bancos. Por isso, para além de manter as contas em dia, é preciso cuidar da sua relação com seu – ou seus – bancos. 

Por exemplo, se você, hoje em dia, não tem dívidas, mas tem um histórico de atraso nos pagamentos, por exemplo, é possível que seu relacionamento com o banco esteja estremecido. Além disso, a mudança muito frequente de instituições financeiras também diminui a confiança. 

Para melhorar esse aspecto, a dica que damos é: manter sempre os pagamentos em dia, escolher uma instituição de confiança e construir um relacionamento duradouro. 

Outra ótima opção é levar o seu salário para o banco escolhido, esse tipo de ação mostra à instituição que você confia nela. 

Ter muitos cartões de crédito

Bancos e empresas não vêem com bons olhos clientes que possuem muitos cartões de crédito. Esse tipo de atitude demonstra que você é um potencial devedor, que não apresenta controle sobre as próprias finanças. Além de, claro, dificultar a relação de confiança com um banco. 

Ao possuir diversos cartões, a impressão que fica para o mercado é que você está em busca de mais crédito do que pode realmente pagar. Esse tipo de comportamento acende um alerta nas empresas. 

Nome limpo há pouco tempo

Muitas pessoas pensam que, ao limpar o nome, todos os problemas serão resolvidos. Infelizmente, não é bem assim. As empresas realizam uma análise ao longo dos anos, e não apenas pontualmente no momento de oferecer crédito. 

Apesar de ser importante se livrar das dívidas, o crédito não é imediato. Como a análise é feita pelo seu histórico, é preciso que você mantenha as contas em dia e uma boa atividade financeira para que o seu crédito seja concedido. 

Por isso é preciso ter paciência para construir uma boa reputação frente às instituições financeiras. 

Como aumentar as chances de conseguir crédito?

Para que as empresas e bancos te dêem crédito, é preciso que eles tenham o mínimo de garantia de que você irá pagar o que deve. 

Por isso, não podem sair entregando crédito para qualquer pessoa. Assim, para decidir quem pode ou não receber, é feita uma análise retroativa do histórico de compra, pagamentos e dívidas. 

Por isso, se o seu nome está limpo mas você ainda não consegue crédito, vale a pena se atentar para as seguintes dicas: 

Estabeleça o motivo para requerer o crédito

Muita gente acredita que crédito é um só e não importa de onde o dinheiro vem. 

Entretanto, para as instituições financeiras, não é assim que funciona. Por exemplo, se você precisa de um crédito imobiliário, não faz sentido buscar por um empréstimo pessoal. 

Comprove a sua renda 

Antes de solicitar qualquer crédito é necessário comprovar sua renda. Esse passo é fundamental para chegar à aprovação. 

Caso você não tenha como comprovar, é difícil que a instituição financeira confie que você irá pagar as parcelas. Por isso, é importante mostrar extrato bancário, controle financeiro e comprovação de salário. 

Ofereça garantias

Aqueles que possuem bens e oferecem garantias, como veículos ou imóveis, aumentam as suas chances de ter o crédito aprovado. Hoje em dia, existem empresas que aceitam até imóveis financiados como garantia.

Fique atento ao seu tipo de conta bancária  

O tipo de conta bancária que você tem pode te ajudar a conseguir a aprovação do crédito. Isso ocorre porque alguns tipos de conta já têm crédito, por exemplo, a conta-corrente. 

Nessa modalidade, os clientes têm acesso ao cheque especial. Além disso, pessoas com contas desse tipo possuem a aprovação de crédito facilitada. 

São muitas informações e muitas formas de conseguir crédito para aqueles que já têm o nome limpo. 

Ainda que você não tenha conseguido crédito ainda, não ter nenhuma dívida já é um ótimo começo. Faça bom uso das dicas e boa sorte!

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *