Pular para o conteúdo

Crédito negado com nome limpo: o que fazer?

  • Finanças

Teve crédito negado com nome limpo? Descubra o que fazer quando isso acontece. Guia completo.

Não é segredo que estar com o “nome limpo” é o desejo de todos os cidadãos brasileiros. Afinal, o contrário disso é sinônimo de uma situação financeira bem complicada, dívidas batendo na porta e crédito negado na praça. 

Por esse motivo, todos os dias centenas de pessoas tentam limpar os seus nomes por meio das renegociações de dívidas. Porém, em muitos casos os problemas com crédito continuam, mesmo após quitar todas as contas e limpar o nome. Nesses momentos é preciso recorrer a outras medidas. 

Sabendo disso, aqui neste artigo trouxemos tudo que você precisa saber sobre as melhores maneiras de ser bem-visto pelas instituições financeiras. Desse modo, não vai ser difícil realizar todos os seus sonhos e conseguir bons valores no banco. Continue acompanhando e descubra tudo! Aproveite e boa leitura!

Leia também:

Crédito negado com nome limpo: o que fazer?

O que significa ter crédito negado?

O crédito negado é um verdadeiro fantasma para milhares e milhares de pessoas. Afinal, ele significa o fim da oportunidade de receber aquela graninha extra solicitada ao banco. Porém, caso você nunca tenha passado por essa situação, vale compreender melhor o que significa receber um não na solicitação de crédito. 

Geralmente, quando vamos ao banco e solicitamos um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito, precisamos negociar para conseguir melhores condições de pagamento e parcelamento. 

Porém, antes de oferecer uma proposta, a instituição financeira realiza uma pesquisa sobre você e o seu histórico como pagador. 

É nesse momento que o crédito negado aparece. Quando você não possui bons antecedentes, a empresa tem o direito de negar a solicitação financeira. Nesses casos, não é possível nem mesmo negociar as condições, tendo em vista que nenhum valor é liberado para o cliente. 

Por esse motivo é muito importante ficar sempre de olho em como anda o seu histórico com as instituições financeiras. Caso contrário, quando um empréstimo ou outro serviço se fizer necessário, pode ficar difícil conseguir uma boa oportunidade.

O que os bancos analisam para negar o crédito?

Como citamos anteriormente, o crédito negado vem depois de uma análise do banco sobre os seus antecedentes financeiros. Nesse sentido, vale entender um pouco mais sobre os fatores que influenciam essa decisão negativa por parte da instituição. Confira!

Dívidas em aberto 

Se você possui alguma conta que ficou para trás é muito pouco provável que o banco lhe ofereça crédito quando solicitado. Nesse sentido, é sempre importante realizar uma negociação antes de solicitar novos valores, de modo a ficar com o nome limpo na praça. 

Além disso, é relevante citar que as empresas também analisam quantas dívidas você tem em aberto. Ou seja, mesmo que não consiga quitar tudo, diminuir o seu histórico negativo pode ser bastante útil para garantir a oportunidade solicitada.

Pontuação do Score

Se você acompanha a sua vida financeira, com toda certeza já ouviu falar da pontuação do score. Ela nada mais é do que um número que reflete o quão saudável economicamente você está, saindo do 0 até o 1000. 

Em outras palavras, quanto maior o seu score, melhor financeiramente estão os seus antecedentes, o que indica que é um bom pagador de contas. 

Sendo assim, vale dar aquela conferida no número antes de solicitar crédito, de modo a aumentá-lo para subir suas chances de ter o pedido atendido.

SCR no registrato do Banco Central 

Você já ouviu falar do registrato do BACEN? Ele se trata de um banco de dados criado pelo Banco Central e alimentado pelas instituições financeiras. Lá constam todas as transações que você realiza e que possuem valor acima dos R$200.

Nesse sentido, dentro do SCR é possível verificar tudo sobre os seus pagamentos, sejam eles positivos ou não. 

Por esse motivo, essa é uma ferramenta bastante utilizada para as instituições financeiras, de modo a verificar o quão organizado financeiramente é o solicitante de crédito. 

Crédito negado com nome limpo: passo a passo

Até aqui, já foi possível perceber que o principal motivo pelo qual uma solicitação de crédito é negada nada mais é do que as famosas dívidas em aberto. Afinal, elas são uma verdadeira bandeira vermelha para os bancos, pois indicam que você não será um bom pagador. 

No entanto, em muitos casos o cidadão está com o nome limpo, mas ainda assim não consegue receber o crédito que precisa. Nesses momentos é preciso tomar outras medidas, de modo a acabar de vez com o problema. Entenda mais abaixo!

Verifique a quanto tempo seu nome está limpo

Como citamos acima, uma solicitação de crédito é negada por muitos motivos, não apenas por dívidas em aberto. Nesse sentido, se você acabou de quitar uma das contas, por exemplo, essa pode ser uma das razões pelas quais ainda não consegue solicitar novos valores. 

Comumente o registrato demora até 30 dias para atualizar suas informações. O score, por sua vez, pode demorar ainda mais para subir, mesmo que você já tenha pago a dívida há um tempo. 

Por esse motivo, vale a pena ter um pouco de paciência, pois provavelmente a situação mudará depois de alguns meses. 

Entre em contato com diferentes bancos 

Cada instituição financeira possui as suas próprias regras e termos quando o assunto é liberação de crédito. Nesse sentido, caso você esteja tendo problemas com uma, vale a pena tentar em outras empresas.

No entanto, também é importante ficar de olho nas condições oferecidas. Muitos bancos são mais maleáveis para fornecer crédito, porém, possuem taxas e juros absurdos. Sendo assim, é preciso ter cuidado para que o barato não acabe saindo mais caro. 

Tente uma quantia menor 

Em muitos casos a solicitação de crédito é negada porque a renda do cliente não é suficiente para cobrir o valor das parcelas combinadas. 

Sendo assim, uma boa alternativa é tentar um valor menor, de modo com que seu salário seja suficiente para pagar tudo sem apertos. 

Com isso, a instituição observará seu comportamento como consumidor e, caso tudo seja mantido em dia, na próxima vez poderá fornecer um valor maior. Desse modo, cria-se um bom histórico e ainda é possível garantir aquela graninha extra. 

E aí, gostou das nossas dicas para conseguir mais crédito na praça? Se sim, continue acompanhando o nosso blog e descubra mais conteúdos como esse, que vão te ajudar a deixar a sua carteira sempre cheia!

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *