Como aumentar o score de crédito em 30 dias

Confira as dicas do Oportunidades Profissionais e saiba como aumentar o score de crédito em 30 dias. Tenha acesso facilitado a crédito e financiamentos.

Antes de saber como aumentar o Score de Crédito é muito válido primeiro entender todos os aspectos desta importante ferramenta financeira, muito utilizada por empresas que concedem crédito a consumidores durante uma análise de crédito, uma vez que a mesma preza por determinar o nível de confiabilidade dos consumidores.

O Score é uma pontuação que os órgãos de proteção ao crédito como Serasa e Boa Vista SCPC utilizam e fornecem para classificar os consumidores de acordo com o comportamento de um determinado grupo de pessoas que tem perfil semelhante, para que possam medir a chance deste grupo, ao qual o consumidor pertence, pagar as suas contas em dia.

Deste modo o Score de Crédito é basicamente um sistema que fornece dados estatísticos sobre os consumidores para que as empresas que concedem crédito possam fazer uma análise de risco de crédito mais adequada. Essa pontuação varia de 0 a 1000, sendo que quanto mais alta maior a probabilidade do consumidor pagar uma dívida em dia.

Leia também: Como juntar dinheiro rápido [mesmo ganhando pouco]

Como funciona a pontuação do Score de Crédito

A pontuação do Score indica qual a chance de determinado consumidor pagar as suas contas em dia conforme o perfil financeiro, grupo, identificado pela ferramenta. Ou seja, o Score de Crédito funciona como um banco de dados estatístico que identifica o perfil financeiro do consumidor e indica seu risco de inadimplência.

Pontuação do Score – Risco de inadimplência

Até 300 pontos – Risco alto
Entre 300 e 700 pontos – Risco médio
Acima de 700 pontos – Risco baixo

Essa ferramenta legal é oferecida por empresas como o Serasa Consumidor e Boa Vista Consumidor Positivo, para possibilitar que antes de decidir dar ou não crédito a um consumidor as empresas parceiras destes Órgãos de Proteção ao Crédito possam primeiro avaliar, junto a dados estáticos e a fatores internos das instituições, as chances daquele consumidor ser adimplente.

Serasa e Boa Vista administram sua própria ferramenta com critérios próprios, onde a pontuação do Score de Crédito é calculada no momento da consulta considerando somente as informações disponíveis na base de dados consultada, visto que a pontuação não é definitiva e pode ser modificada.

Como consultar o Score de Crédito

A pontuação do Score de Crédito pode variar dependendo do órgão de proteção ao crédito, como Serasa ou Boa Vista SCPC, pois cada birô usa critérios estatísticos desenvolvidos de acordo com suas próprias necessidades para analisar o risco de crédito dos consumidores.

Como consultar Score na Serasa

  • Acesse o site Serasa Consumidor
  • Acesse a plataforma Serasa Score: https://www.serasaconsumidor.com.br/score/meu-score/
  • Clique no botão Consultar Agora
  • Se cadastre na plataforma Serasa Consumidor ou faça login caso já possua um cadastro
  • Acesse a plataforma
  • A pontuação aparecerá na tela

Além da pontuação do seu Score de Crédito, na Serasa a probabilidade de inadimplência é avaliada para os próximos 12 meses, o consumidor também verá a pontuação média das pessoas na sua região e da mesma faixa de idade. Para saber mais informações o consumidor sobre a pontuação basta clicar no botão Entenda seu Score.

Como consultar Score na Boa Vista SCPC

  • Acesse o site Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC
  • Acesse a plataforma Score: https://www.consumidorpositivo.com.br/score/
  • Clique no botão Veja seu Score
  • Se cadastre na plataforma Consumidor Positivo ou faça login caso já possua um cadastro
  • Acesse a plataforma
  • A pontuação aparecerá na tela

Na Boa Vista SCPC a probabilidade de inadimplência dos consumidores é avaliada para os próximos 6 meses conforme histórico e perfil financeiro.

É possível ter Score com 1000 pontos no Serasa?

Ter uma pontuação alta no Score pode ajudar que os consumidores consigam obter crédito no mercado junto as instituições ou empresas que concedem crédito, mas a decisão de conceder ou não um crédito é sempre da empresa para a qual o consumidor pediu o crédito, pois cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para fazer negócios.

O Score de Crédito avalia seu histórico como um pagador e não apenas um momento específico da sua história de crédito, sendo assim ele possibilita que ao adotar atitudes e comportamentos que altere seu perfil financeiro o consumidor consiga aumentar a pontuação ou até mesmo diminuir.

As informações base da pontuação do Score são relacionadas aos dados financeiros do CPF do consumidor, então qualquer movimentação no mesmo afeta a análise e ainda alterar a pontuação. No entanto, melhorar a pontuação faz parte de um processo de mudança de comportamento recorrente que não tem efeito imediato.

Como aumentar o Score de crédito em 30 dias: 3 dicas práticas.

Como a pontuação do Score de Crédito é dinâmica conquistar uma mudança consistente exige um planejamento para adquirir bons hábitos de consumo e se tornar um bom pagador.

Mas, para ajudar os consumidores a equipe do Oportunidades Profissionais separou 3 dicas práticas de como aumentar a pontuação do Score.

1 – Limpe e/ou mantenha seu nome limpo

Estar com o nome limpo é fundamental para conseguir ter uma boa pontuação no Score de Crédito, então aqueles consumidores que possuem contas ou dívidas em aberto em seus nomes devem negociar com os credores o mais rápido possível. Isso porque estar com o nome sujo afeta muito sua credibilidade financeira.

Como as ações ou mudanças de comportamento não tem efeito imediato, após a regularização a pontuação do Score pode demorar um pouco para mudar, não tem prazo específico, esse período serve para o consumidor provar que seu comportamento mudou e que a sua pontualidade é permanente.

2 – Pague suas contas em dia

Assim como estar com o nome limpo é importante, não possuir dívidas atrasadas em seu nome também faz muita diferença, pois pagar contas em dia além de diminuir as chances de endividamento ainda confirma a melhora dos seus hábitos financeiros.

Por isso o mais recomendado é colocar as despesas fixas em débito automático, para eliminar o risco de esquecer de pagar uma conta e ter seu nome atrelado a dívidas atrasadas ou pior negativado.

3 – Mantenha seus dados cadastrais atualizados

Manter seus dados cadastrais básicos atualizados é muito importante para demonstrar maior credibilidade no repasse de informações cadastrais, pois o Score de Crédito leva em consideração informações negativas, positivas e comportamentais em relação à solicitação de crédito disponíveis na base de dados.

Como aumentar o score de crédito em 30 dias

A equipe do Oportunidades Profissionais sugere que os consumidores com problemas financeiro devido baixa pontuação do Score de Crédito, também leiam os demais textos do site na categoria de finanças, para absorver mais dicas que vão ajudá-los a conquistar o seu sucesso financeiro.

Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.