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Estratégias de marketing para padarias

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Você pode pensar que a coisa mais difícil na indústria de panificação é começar. Com certeza, é preciso muito esforço, passar algumas noites sem dormir e um pouco de ansiedade. 

No entanto, depois de ter sua padaria instalada e funcionando, sobreviver à competição se tornará sua principal preocupação. 

Além disso, seu objetivo não será apenas se manter em alta, mas se tornar um local de referência para as pessoas.

Como empresário você precisa que o seu negócio seja lucrativo. Isso exigirá que você lide com suas finanças, relatórios e estoques com muito cuidado, colaboradores, etc. Mas há um lado do negócio que muitas vezes é negligenciado: o marketing.

Quaisquer que sejam os produtos em que sua empresa se especializa, croissants, donuts, pães, doces saudáveis sem glúten, mini-pastéis e assim por diante, você deve criar uma estratégia de marketing para sua padaria. 

Caso contrário, será um desafio alcançar novos clientes, aumentar as vendas e o reconhecimento da marca.

Conheça algumas estratégias de marketing que ajudarão você a se tornar uma referência pelos seus produtos e autoridade de marca.

Estratégias de marketing para padarias
Estratégias de marketing para padarias

Preocupe-se com seus clientes

Torne a experiência do seu cliente memorável e inesquecível. 

Ele voltará várias vezes, mesmo que seus preços sejam um pouco mais altos do que a concorrência. Tente fazer de tudo para tornar a vida de seus clientes o mais fácil possível. 

Por exemplo, use etiquetas de preços coloridas para marcar produtos para diabéticos, veganos e sem glúten.

Para maior conforto, você pode colocar um bicicletário, ou um banquinho do lado de fora ao lado da entrada.

Esse tipo de atenção aos detalhes impressionará seus clientes e mostrará que você se importa. Isso o ajudará a ganhar alguns pontos e a melhorar sua reputação. 

Contrate pessoas que sejam apaixonadas pelo que fazem e se relacionem facilmente com as pessoas. 

A escolha de sua equipe é importante e ela pode ter uma forte influência nas vendas e na experiência de seus clientes.

Lembre-se que as mídias sociais são ótimas ferramentas de marketing, mas também têm o poder de derrubar uma boa reputação em questão de minutos.

Datas comemorativas

Datas comemorativas podem aumentar significativamente as vendas e melhorar a exposição da sua marca. 

Não perca essas oportunidades de promover sua padaria e realizar pequenos eventos relevantes para seus clientes.

Para o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, você pode escolher formas de coração, de flores e outros modelos bonitos para doces, pães ou bolos, por exemplo. As pessoas poderão usar seus produtos como um presente.

Faça uma lista e planeje suas promoções com antecedência. Dessa forma, você estará pronto e terá tempo suficiente para se preparar adequadamente.

Programas de fidelidade

Faça um sistema de fidelidade que incentive as pessoas a comprar mais. Os sistemas de fidelidade integrado permitem que você mantenha informações sobre descontos e bônus e os aplique de forma adequada.

É difícil ter lucro no ramo de panificação, então você precisa ser criativo. Por exemplo, se você introduzir brindes, poderá dar o pontapé inicial nas vendas de novos produtos. 

Convide seus clientes a experimentar suas novidades gratuitamente. Além de ir a sua padaria para degustar algo novo de graça, os clientes sentirão que você está aberto a seus comentários. 

Eles apreciarão sua intenção de levar em consideração suas preferências e gostos. Isso cria uma relação de proximidade.

Mídias sociais

Existem algumas ideias de promoção que não exigem um grande investimento, mas que ainda funcionam bem para aumentar o conhecimento das pessoas sobre sua marca. 

O Instagram por exemplo, é a plataforma perfeita para compartilhar belas fotos de seus produtos, design de interiores e equipe.

Não tente construir sua estratégia de conteúdo apenas em torno da publicidade. Seja honesto e se comunique com as pessoas. 

Mostre os bastidores do seu processo de fabricação e apresente a equipe da padaria aos seus seguidores para dar um toque pessoal ao seu negócio.

Conte a seus seguidores sobre seus eventos e informe-os sobre novas promoções. Não tente vender nada a eles e, em vez disso, poste conteúdo interessante e divertidos. 

A mídia social funciona melhor quando é usada para estreitar o relacionamento com seus clientes, entretenimento, educação e publicidade. 

Existem muitas estratégias de promoção diferentes que você pode experimentar no Instagram: realizar concursos, oferecer brindes, colaborar com influenciadores, etc.

Experimente métodos de distribuição diferentes

Se você deseja ter mais lucro e alcançar mais clientes, tente usar alguns métodos de distribuição diferentes. Considere entrar na Internet. Você pode desenvolver sua própria estratégia de marketing de site para uma padaria ou tentar cooperar com plataformas populares de pedidos e entregas online.

Tente participar de eventos locais, festivais, shows, etc. Não requer grandes investimentos para organizar seu próprio pop-up e atender as pessoas que vão a um evento ao ar livre. Ao mesmo tempo, é uma chance de alcançar pessoas que não frequentam a área onde está localizada sua padaria.

Ofereça opções mais saudáveis

É difícil encontrar alguém que não goste de doces, chocolates, bolos ou pastéis. Mas as pessoas costumam tentar diminuir o consumo de doces para reduzir a ingestão calórica diária. Embora gostem do que comem, eles têm que pagar o preço na academia.

Nos últimos anos, os produtos orgânicos têm ganhado popularidade e as pessoas começaram a seguir estilos de vida mais saudáveis ​​e dietas alternativas, como vegetarianismo, veganismo, dietas sem glúten, etc. 

Considerando a alta demanda por alimentos melhores, você deve tentar atrair os amantes da alimentação saudável, introduzindo alguns desses itens em seu menu de padaria. 

Se você tem uma padaria em uma cidade pequena ou uma padaria caseira, esta é uma boa chance de se destacar da concorrência.

Porções de tamanhos variados

Se possível, ofereça tamanhos diferentes para seus produtos mais populares. Você pode começar oferecendo Pequeno, Regular e Grande, mas não tenha medo de experimentar se você acredita que há uma demanda por ainda mais variedade. 

Ou apenas faça mini versões de seus campeões de vendas. Produtos pequenos se tornaram muito populares.

Observe seus clientes e reaja ao feedback deles! Lembre-se de que essas pessoas influenciam sua renda. 

Não importa o quão lucrativo seja um negócio de padaria, se você não trabalhar muito para acompanhar as mudanças, poderá perder grandes oportunidades. 

Tente algo novo. Você não saberá o que pode funcionar para o seu negócio até tentar. 

Estratégias de marketing on-line para padarias

Frequentemente, tudo o que uma padaria precisa é de um produto excepcional para ganhar seguidores leais, mas o marketing on-line pode aumentar drasticamente sua base de clientes por menos do que o custo da publicidade convencional. 

Muitas pequenas empresas não entendem como funciona o marketing on-line. Uma campanha de marketing na Web exige muito trabalho para ser concluída, portanto, siga as estratégias certas para garantir que seu valioso tempo não seja desperdiçado.

Site de negócios

Um site é uma necessidade absoluta para qualquer negócio. 

Você não precisa criar colocar muitos detalhes, mas deve tornar as seguintes informações facilmente acessíveis: uma breve descrição da sua padaria, seu endereço com instruções, horário de funcionamento, produtos disponíveis com preços e algumas fotos. 

Seu orçamento

Para uma pequena empresa, especialmente uma pequena empresa de alimentos como uma padaria, seu orçamento de marketing não precisa ser enorme. Você só precisa descobrir quais são os aspectos mais importantes para o seu negócio.

Se você quiser se concentrar mais em uma presença na mídia social, talvez inclua algumas sessões de fotos profissionais em seu orçamento. 

Se o pedido on-line é algo que você oferece, invista em um bom web designer para mostrar seus produtos e tornar o pedido perfeito para seus clientes. 

Para sua pequena empresa, talvez o marketing por e-mail seja a melhor abordagem.

Você não precisa fazer tudo logo de início, porque seu plano de marketing pode evoluir à medida que seu negócio de panificação cresce.

Redes sociais

Você pode criar contas em sites de redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Anuncie essas contas em sua padaria e incentive os clientes a “Curtir” ou “Inscrever-se”. 

Use sites de redes sociais para anunciar ofertas especiais, lançamento de novos produtos e mudanças no horário de funcionamento. 

Algumas empresas oferecem descontos únicos ou itens gratuitos para seus seguidores fiéis. 

Marketing de busca

Iniciar campanhas com programas de anúncios on-line, como Google AdWords e Yahoo Advertising Solutions, é outra estratégia útil porque permitem que você segmente palavras-chave e locais específicos. 

Como as padarias são principalmente empresas locais, você pode optar por ter seus anúncios visíveis apenas para as pessoas em uma determinada cidade, estado ou região. 

Com esse método, você “compra” palavras-chave nos mecanismos de pesquisa. Seu anúncio é exibido nos resultados de pesquisa e você só paga quando alguém clica em seus anúncios.

Além disso, certifique-se de que sua padaria esteja visível em sites de mapas, como Google Maps e Bing Maps.

Feedback

As análises online podem melhorar ou prejudicar seus esforços de marketing na Internet. Talvez sua padaria já tenha uma página em sites de críticas populares. 

É aconselhável visitar esses sites e ler as avaliações para descobrir o que os clientes pensam honestamente. 

Sempre que possível, responda ou conteste avaliações negativas injustas, mas lembre-se de que algumas avaliações negativas não vão arruinar os negócios. 

Concentre-se no feedback geral e use-o para melhorar seu produto.

Sugestões de promoção

Veja algumas ideias de promoção que ajudarão a aumentar a visibilidade de seu negócio e manter a aquisição de clientes.

Pastel do dia

Escolha um pastel por dia para a promoção. Qualquer pessoa que entrar e fizer um pedido receberá, por exemplo, 10% de desconto sobre o preço normal. 

Isso trará clientes regulares que poderiam estar comprando aquele item de qualquer maneira, e novos clientes que estão querendo experimentar sua padaria, e um desconto é o que finalmente os convence a entrar.

Parede da fama

Se a mídia social é uma grande parte do seu plano de marketing, essa ideia será um sucesso!

Peça a seus clientes que tirem fotos de seus produtos, seja uma selfie consumindo um delicioso croissant de chocolate ou um bolo em uma festa de aniversário. 

Em seguida, escolha as fotos que mais provoquem a sensação de “eu quero experimentar também” e faça com que seus seguidores votem em qual eles acham que são as melhores.

Amplie as fotos e coloque em quadros. Você pode utilizar essa estratégia uma vez por semana, durante um mês, por exemplo. 

Os vencedores receberão um determinado prêmio e terão suas fotos colocadas na “parede da fama”, um local visível em seu estabelecimento. 

Se bem feita, este tipo de publicidade irá provocar o desejo na pessoas de consumir aqueles produtos e os vencedores irão levar seus familiares e amigos para mostrarem que agora são famosos.

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