Descubra como o estresse no ambiente de trabalho pode afetar sua vida profissional e pessoal.
A competição no ambiente de trabalho normalmente nos transforma em profissionais mais exigentes e capazes, porém com o passar do tempo, estar sempre em busca de superar nossos limites se torna uma tarefa estressante, que acaba te afetando e causando estresse no ambiente de trabalho.
Esse estresse começa a atrapalhar seu rendimento profissional, podendo causar problemas na sua saúde física e mental e diminuindo assim sua qualidade de vida.
Para evitar estes problemas aprenda como lidar com o estresse no ambiente de trabalho.
Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho
Para lidar com o estresse no ambiente de trabalho é necessário detectar a sua origem.
O estresse se origina devido a fatores que excedem as capacidades e habilidades dos profissionais.
Fatores que geram estresse no trabalho
Tenha em mente que vários fatores podem auxiliar a origem do estresse no ambiente de trabalho e influenciar diretamente na saúde e no desempenho do trabalhador.
Segue alguns exemplos de fatores que possibilitam o estresse.
- Grande volume de trabalho e pouco tempo para realiza-lo
- Ameaça de demissões
- Mudanças na estrutura da empresa
- Salário baixo
- Chefe muito estressado
- Mau relacionamento com colegas de trabalho
- Métodos que não facilitam o trabalho
- Fofocas
Por isso é extremamente importante analisar sua rotina e detectar o que mais te incomoda para ajustar.
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Características que o estresse no trabalho causa
Segue alguns exemplos de características que o estresse podem causar ao colaborador:
- Desorganização
- Dificuldade em se concentrar e memorizar
- Atrasos ou prorrogações recorrentes
- Cansaço físico
- Dores de cabeça ou no corpo
- Condutas improprias ao ambiente de trabalho
É importante ter muita atenção a sua rotina de trabalho, para evitar afetar o seu rendimento profissional e a sua qualidade de vida.
Como evitar o estresse no ambiente de trabalho
Para evitar o estresse no ambiente de trabalho é imprescindível evitar os fatores que o influenciam, sendo assim ao detecta-los é necessário trabalhar para evita-los.
No entanto existem outras condições que podem aliviar a sua tensão e auxiliar a amenizar os aspectos negativos que o estresse pode trazer a sua vida profissional e pessoal.
Segue algumas sugestões de mudanças que podem te auxiliar:
- Durma bem
- Faça atividades físicas
- Organize seu tempo e suas tarefas
- Determine prioridades
- Conheça seus limites
- Tenha foco
- Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho
- Seja mais positivo e veja o lado bom das coisas
- Avalie se sua perspectiva condiz com a empresa para permanência
Se mesmo após estas mudanças de postura não houver alterações, aconselhamos que seja iniciado um tratamento junto a um profissional da área da saúde, para que trabalhem pontos específicos para evitar agravamento, como distúrbios comportamentais, transtornos mentais ou até mesmo doenças sistêmicas e fisiológicas.
Agora que você aprendeu como o estresse no ambiente de trabalho pode te afetar, acredito que já está pronto para lidar com o problema e desenvolver as ações necessárias para diminuir o estresse no trabalho.
Descreva nos comentários como o estresse no ambiente de trabalho te afetou e como o combateu. Em caso de dúvida, critica ou sugestão sobre como o estresse no ambiente de trabalho pode te afetar, fique à vontade para deixar um comentário que será um grande prazer te ajudar.