Como o estresse no ambiente de trabalho pode te afetar

Descubra como o estresse no ambiente de trabalho pode afetar sua vida profissional e pessoal.

A competição no ambiente de trabalho normalmente nos transforma em profissionais mais exigentes e capazes, porém com o passar do tempo, estar sempre em busca de superar nossos limites se torna uma tarefa estressante, que acaba te afetando e causando estresse no ambiente de trabalho.

Esse estresse começa a atrapalhar seu rendimento profissional, podendo causar problemas na sua saúde física e mental e diminuindo assim sua qualidade de vida.

Para evitar estes problemas aprenda como lidar com o estresse no ambiente de trabalho.

Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho

Para lidar com o estresse no ambiente de trabalho é necessário detectar a sua origem.

O estresse se origina devido a fatores que excedem as capacidades e habilidades dos profissionais.

Fatores que geram estresse no trabalho

Tenha em mente que vários fatores podem auxiliar a origem do estresse no ambiente de trabalho e influenciar diretamente na saúde e no desempenho do trabalhador.

Segue alguns exemplos de fatores que possibilitam o estresse.

  • Grande volume de trabalho e pouco tempo para realiza-lo
  • Ameaça de demissões
  • Mudanças na estrutura da empresa
  • Salário baixo
  • Chefe muito estressado
  • Mau relacionamento com colegas de trabalho
  • Métodos que não facilitam o trabalho
  • Fofocas

Por isso é extremamente importante analisar sua rotina e detectar o que mais te incomoda para ajustar.

Como o estresse no ambiente de trabalho pode te afetar

Características que o estresse no trabalho causa

Segue alguns exemplos de características que o estresse podem causar ao colaborador:

  • Desorganização
  • Dificuldade em se concentrar e memorizar
  • Atrasos ou prorrogações recorrentes
  • Cansaço físico
  • Dores de cabeça ou no corpo
  • Condutas improprias ao ambiente de trabalho

É importante ter muita atenção a sua rotina de trabalho, para evitar afetar o seu rendimento profissional e a sua qualidade de vida.

Como evitar o estresse no ambiente de trabalho

Para evitar o estresse no ambiente de trabalho é imprescindível evitar os fatores que o influenciam, sendo assim ao detecta-los é necessário trabalhar para evita-los.

No entanto existem outras condições que podem aliviar a sua tensão e auxiliar a amenizar os aspectos negativos que o estresse pode trazer a sua vida profissional e pessoal.

Segue algumas sugestões de mudanças que podem te auxiliar:

  • Durma bem
  • Faça atividades físicas
  • Organize seu tempo e suas tarefas
  • Determine prioridades
  • Conheça seus limites
  • Tenha foco
  • Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho
  • Seja mais positivo e veja o lado bom das coisas
  • Avalie se sua perspectiva condiz com a empresa para permanência

Se mesmo após estas mudanças de postura não houver alterações, aconselhamos que seja iniciado um tratamento junto a um profissional da área da saúde, para que trabalhem pontos específicos para evitar agravamento, como distúrbios comportamentais, transtornos mentais ou até mesmo doenças sistêmicas e fisiológicas.

Agora que você aprendeu como o estresse no ambiente de trabalho pode te afetar, acredito que já está pronto para lidar com o problema e desenvolver as ações necessárias para diminuir o estresse no trabalho.

Descreva nos comentários como o estresse no ambiente de trabalho te afetou e como o combateu. Em caso de dúvida, critica ou sugestão sobre como o estresse no ambiente de trabalho pode te afetar, fique à vontade para deixar um comentário que será um grande prazer te ajudar.

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