Como funciona a faculdade a distância

A graduação a distância (EAD) tem crescido muito no Brasil, isso porque esse tipo de modalidade possibilita que os alunos possam conciliar as atividades do dia a dia com o estudo. O que também a torna uma ótima opção para quem deseja fazer uma faculdade mas não tem um horário condizente com os disponibilizados em uma faculdade presencial.

A modalidade de ensino a distância é regulamentada pelo Decreto Nº 9.057/2017, que ampliou a oferta de cursos que as instituições de ensino superior podem oferecer. E desde então, quando o assunto é modalidade de ensino a distância é possível encontrar muitas opções de cursos de graduação nas faculdades brasileiras.

Mas, apesar do grande crescimento devido a possibilidade que a modalidade oferece, a educação a distância ainda gera muitas dúvidas entre alguns estudantes que não entendem como funciona a faculdade a distância.  E para ajudá-los com isso a equipe do Oportunidades Profissionais preparou esse artigo completo sobre faculdade a distância.

Como funciona o ensino a distância

É considerado ensino a distância (EAD) a modalidade educacional na qual a didática empregada para o ensino e aprendizagem acontece com o uso de tecnologias de comunicação, como a internet, pela qual os professores desenvolvem atividades educativas para seus alunos, sem a necessidade de ambos estarem no mesmo ambiente físico.

Deste modo, os cursos oferecidos por meio da modalidade a distância são equivalente aos cursos oferecidos na modalidade presencial, o que muda é apenas a maneira como o ensino é apresentado aos alunos. Além disto, os cursos a distância contam com muitas vantagens como flexibilidade, comodidade e economia de tempo, dinheiro e deslocamento.  

Isso significa que de maneira geral, os cursos a distância oferecem tanto conteúdo como nível de exigência semelhantes ao de um curso presencial, pois o Ministério da Educação (MEC) utiliza os mesmos critérios base para regulamentar ambas as modalidades de cursos e Instituições de Educação Superior (IES), independentemente de Sistema de Ensino utilizado.

Tipos de cursos da graduação EAD

Assim como no ensino presencial, os cursos de graduação a distância (EAD) oferecidos em faculdades públicas e privadas do Brasil contam com os três graus, que são bacharelado, licenciatura e tecnólogo, da primeira fase do ensino superior.

Além disso, a graduação oferecida por meio do sistema de ensino EAD conta com duas modalidades. A modalidade semipresencial, onde a carga horária do curso é dividida entre aulas presenciais e online, e a modalidade à distância, onde a graduação pode ser feita totalmente online ou com um mínimo de 80% das atividades no formato virtual. 

As modalidades visam atender as necessidades de cada curso e instituição, pois existem cursos que exigem mais prática, o que faz com que o aluno precise de mais aulas presenciais, enquanto outros são mais teóricos e por isso não exige que os alunos compareçam a uma unidade com tanta frequência.

Vantagens de fazer faculdade a distância

Algumas vantagens que uma faculdade a distância pode oferecer:

  • Flexibilidade de horários
  • Versatilidade do material
  • Comodidade para estudar em qualquer lugar
  • Responsabilidade com o ritmo de estudo
  • O aluno aprende a ter disciplina e organização
  • Menor custo

Ou seja, a faculdade a distância é uma excelente opção para os estudantes que precisam conciliar trabalho e estudo, pois consegue combinar a flexibilidade de horário, a autonomia de localização com a economia de tempo e gastos com transporte e lanches.

Como funciona uma faculdade a distância

Para entender como funciona está modalidade de ensino superior preparamos um guia completo com as principais características que o sistema de ensino a distância oferece.

Processo seletivo

O processo seletivo de uma faculdade pode variar muito de instituição para instituição, entretanto, como é esperado para estar apto a ingressar em qualquer curso de graduação todas as instituições de ensino, independente da modalidade oferecida, exigem que o aluno tenha concluído o ensino médio.

Entre as opções que podem ser empregadas no processo seletivo dos candidatos tem a aplicação de prova de vestibular, análise de currículo do candidato, nota do ENEM e bolsas de estudos do ProUni.  

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) é uma plataforma digital onde os alunos têm acesso as aulas, planos de estudos, tira dúvidas, participa de fóruns de discussões, chats e tem acesso a todos os materiais e serviços oferecidos pelo curso e instituição de ensino a distância.  

A plataforma do AVA também atua como um sistema responsável por gerenciar e registrar todos as aulas e atividades online dos alunos, usado também para avaliar a participação dos mesmos.

Material didático

O formato do material didático oferecido para a modalidade de ensino a distância é bem vasto e variado, pois o mercado oferece muitos recursos tecnológicos voltados para a educação, que são capazes de oferecer mais opções de material para serem mais abrangentes possíveis.

É possível encontrar infográficos interativos, ebooks, audiobooks, vídeos no YouTube, videoaulas e muito mais. Além disto, também costuma ser disponibilizado um material complementar através do AVA.

Tutores

Além de professores preparados os cursos a distância costumam oferecer tutores para auxiliar no aprendizado dos alunos. Existem dois tipos de tutores, os que oferecem apoio presencial, nas aulas presenciais obrigatórias, e os que auxiliam os alunos online para tirar dúvidas.

Sistema de avaliação

Além do monitoramento de acesso ao AVA do aluno, também são disponibilizadas algumas avaliações que devem ser feitas online no próprio AVA, onde o aluno envia aos professores trabalhos e exercícios resolvidos, participa de discussões e faz até provas, tudo de forma online.

No entanto, a regulamentação do MEC exige que os cursos a distância realizem algumas avaliações presenciais em um ponto de apoio da faculdade que possibilita o encontro dos alunos e professores. Vale reforçar que a frequência destas avaliações podem variar de uma instituição para a outra.

Diploma

O diploma de um curso feito em uma faculdade a distância tem o mesmo peso de um curso presencial, desde que a instituição seja reconhecida e credenciada pelo MEC como instituição que atende aos rigorosos requisitos estabelecidos pelo Governo Federal.

Vale destacar também que o diploma não identifica a modalidade em que o curso foi realizado, ou seja, tanto o curso feito na modalidade presencial quanto o feito na modalidade a distância terão o mesmo reconhecimento e validação profissional.

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

A equipe do Oportunidades Profissionais preparou uma lista com 5 Instituições de Educação Superior de grande porte, reconhecidas pelo MEC e que são referência em graduações a distância.

  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (FPAS)

Reforçamos que existem muitas outras opções, pois a quantidade de faculdades no Brasil que oferecem a modalidade EAD é muito grande e só aumenta a cada dia, então o recomendado é buscar por uma instituição de qualidade reconhecida tanto pelo MEC quanto pelo mercado de trabalho.

Como funciona a faculdade a distância

Agora que você já aprendeu como funciona a faculdade a distância que tal ler também os demais textos do site, para absorver mais dicas que podem ajudá-lo a estudar para crescer profissionalmente e conquistar o sucesso. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.