Como estudar em casa

Procurando uma forma de como estudar em casa corretamente? Separamos 10 dicas incríveis para estudar sozinho, com muita produtividade. Confira!

Estudar em casa sozinho torna o processo de aprendizagem mais simplificada e prazerosa, devido a flexibilidade de horário, no entanto exige muita disciplina, dedicação, foco e objetividade do estudante para que o mesmo consiga evitar que os obstáculos e distrações afetem seu aprendizado, o que torna o estudo em casa uma tarefa trabalhosa e árdua.

Independentemente da estratégia de estudo adotada, que varia de acordo com as preferências e características de aprendizado e produtividade de cada indivíduo, o processo exige muito do estudante que precisa estudar de maneira condizente com o seu ritmo, grau de dificuldade de assimilação, concentração, motivação e rendimento.

Assim sendo é necessário primeiro identificar suas particularidades para somente depois ser possível conseguir estudar sozinho sem dificuldades. Visando auxiliar os estudantes nesta tarefa simples e ao mesmo tempo complexa o Oportunidades Profissionais preparou algumas dicas que podem tornar os momentos de estudo mais produtivos e eficientes.

10 dicas de como estudar em casa sozinho

Listamos abaixo 10 dicas sobre como estudar em casa sozinho de maneira eficiente, que certamente irá ajudá-lo a ter mais autonomia no estudo e ainda vai auxiliá-lo para melhorar seu desempenho acadêmico de modo geral.

  1. Escolha um ambiente adequado para os estudos
  2. Defina um objetivo
  3. Crie um programa de estudos
  4. Defina metas de estudo para conquistar seu objetivo
  5. Crie o hábito de estudar todos os dias
  6. Escolha um bom material para estudo
  7. Use técnicas de memorização
  8. Faça pausas regulares
  9. Tenha cuidado com distrações
  10. Desenvolva material para revisão e faça revisões periodicamente

Seguem detalhes das particularidades e prerrogativas que cada ação apontada como dica podem agregar ao seu estudo.

Escolha um ambiente adequado para os estudos

Contar com um ambiente adequado para os estudos é indispensável, pois além de influenciar na capacidade de concentração o local também impacta no rendimento do estudante. Isso acontece por que o ambiente está diretamente ligado ao nível de dispersão do estudante, que pode se sentir fadigado e/ou inquieto em locais com pouca iluminação, ventilação e/ou muito barulhento.

Ou seja, estudar em locais com contextos sociais que apresente fatores como iluminação e ventilação inadequados e até mesmo ruídos excessivos pode afetar a assimilação, concentração e rendimento do estudante. E é exatamente por esse motivo que recomendamos optar por um ambiente confortável e tranquilo para obter total concentração no aprendizado.

Defina um objetivo

Definir um ou mais objetivos para o estudo parte do pressuposto de que os seres humanos precisam de um incentivo e/ou motivo para conseguirem se auto motivarem a estudar sozinhos para garantirem bons resultados. Por esse motivo o mais recomendado é determinar seu objetivo e/ou objetivos de maneira mais específica possível.

Reforçamos que não adianta ter objetivos inatingíveis, então tente ser plausível, e conforme for evoluindo e atingindo seus objetivos crie novos, mas sempre atingíveis, para não haver o risco de gerar frustrações que podem se tornar obstáculos e distrações que vão afetar o seu aprendizado.

Crie um programa de estudos

Para garantir um aprendizado objetivo e eficiente é imprescindível que o estudante desenvolva um programa de estudos específico, personalizado e característico para sua rotina diária. Pois ter uma rotina que torne seu estudo regular irá garantir maior produtividade e rendimento para o estudo.

Também recomendamos que o estudante opte por determinar em seu plano de estudos um horário específico, de acordo com disponibilidade e período de maior produtividade, isso ajudará o seu cérebro a assimilar o novo comportamento para estar preparado no momento determinado para o estudo.

Defina metas de estudo para conquistar seu objetivo

Estabelecer metas é muito importante para o estudo como um todo, pois além de garantir um resultado pontual, as metas também prezam por motivá-lo a estudar para alcançar seu objetivo final. Ou seja, ao criar metas realistas o estudante consegue projetar a sua conquista pontual no seu sucesso acadêmico futuro.

No entanto, reforçamos a importância do estudante criar apenas metas realizáveis, pois somente a visão do seu sucesso diário, semanal e mensal será capaz de continuar o motivando a seguir em frente e batalhar para conquistar o seu objetivo final.

Crie o hábito de estudar todos os dias

Criar o hábito de estudar todos os dias é muito importante porque além de ajudar no desenvolvimento da postura de estudante, ainda visa transformar o aprendizado em uma ação constante que se tornará em um hábito automático, pois visa proporcionar ao estudante uma maior eficácia no aprendizado.

Ou seja, criar o hábito de estudar todos os dias pode fazer com que o indivíduo se habitue para conseguir evitar que fatores externos e internos interfiram no seu aprendizado, e possibilite que o mesmo consiga valorizar e estimular o seus estudos e aprendizado de modo geral.

Escolha um bom material para estudo

Escolher um bom material para o estudo é um dos fatores mais importantes para conseguir estudar de maneira produtiva e eficiente, por esse motivo é inteligente investir em materiais de qualidade comprovada. Sendo assim recomendamos que os estudantes optem por materiais específicos com foco em assuntos específicos que possam garantir o sucesso do seu objetivo final.

Vale ressalta, que é improvável que o estudante encontre todos os materiais necessários de forma gratuita, sendo assim recomendamos que invista em materiais conceituados que realmente poderão ajudá-lo a conquistar seu objetivo.

Use técnicas de memorização

Para estudar de maneira mais eficiente é recomendado que o estudante invista em algumas técnicas de memorização de estudo, que visam facilitar a sua imersão do aprendiz , pois é indispensável otimizar o seu tempo e favorecer seu rendimento para gerar maior facilidade e qualidade no aprendizado.

Como citamos no início deste artigo, como as característica de aprendizado e produtividade de cada indivíduo varia muito, é interessante inicialmente testar métodos diferentes para incorporar a sua rotina de estudos aquele ou aqueles que mais facilite seu aprendizado.

Faça pausas regulares

Ficar horas e horas seguidas estudando é cansativo e até um tanto quanto improdutivo, pois além de afetar seu nível de concentração ainda pode prejudicar a absorção do conhecimento. E por esse motivo o mais recomendado é que o estudante faça pequenas pausas, pré-determinadas no plano de estudo.

O mais recomendados é fazer pausas curtas, que podem ser de 5 até 15 minutos após cada uma hora dedicada ao estudo. Esse tempo pode ser utilizado para tomar água, ir ao banheiro e/ou olhar a paisagem, mas não é aconselhável usá-lo para acessar conteúdos que podem gerar desejos temporários e que tirará seu foco, como redes sociais e revistas online.

Tenha cuidado com distrações

A internet é uma excelente ferramenta do mundo moderno, mas ela também pode ser uma grande vilã para estudantes, pois pode impedi-los de conquistar seus objetivos mais rapidamente, pois como proporciona conteúdos diversos e até interativos ela é capaz de tirar a concentração dos mesmo daquilo que realmente importa.

E a melhor maneira de lidar com o problema é evitando abrir programas, redes sociais, bate-papos e sites de revistas e jornais que possam tirar o seu foco durante o horário destinado aos seu estudo. Aconselhamos ainda que preze por seguir seu plano de estudos para evitar cair em tentação.

Desenvolva material para revisão e faça revisões periodicamente

Fazer revisões da matéria estudada é essencial para manter o conteúdo vivo no cérebro, pois com o tempo o conteúdo inutilizado pode ser perdido. Então é vital dedicar um pouco do tempo destinado ao seu estudo para desenvolver materiais diários, semanais, mensais e trimestrais para revisões periódicas.

Ou seja, o estudante deve ao final de cada dia e matéria de estuda criar um resumo para que quando, conforme plano de estudos, o mesmo for retomar para a matéria específica ele possa primeiro ler seu resumo para continuar do ponto de parou. Após concluir o estudo também é necessário completar ou fazer novo resumo para mantê-lo atualizado para a próxima revisão.

Para finalizar gostaríamos de lembrá-lo que estudar é uma ação que tem o objetivo de proporcionar um conhecimento enriquecedor que seja capaz de agregar habilidades e instrução sobre determinado assunto, e assim sendo exige concentração, foco e técnicas de aprendizado.

Como estudar em casa: 10 dicas para estudar sozinho

A equipe do Oportunidades Profissionais te deseja muita sorte nos seus estudos e sugere que você leia os demais textos do site para absorver mais dicas como essas que visam auxiliá-lo na conquista seu objetivo. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.