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Como estruturar o setor de marketing de pequenas e médias empresas

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Gerir empresas de pequeno e médio porte exige visão para os negócios. Ao contrário do que o senso comum prega, investir no marketing de pequenas e médias empresas é um grande diferencial.

No passado, campanhas de marketing efetivas estavam ao alcance somente de grandes corporações.

Hoje em dia, a ascensão do marketing digital deu margem para que negócios de menor porte também pudessem ser divulgados a partir de estratégias mais acessíveis.

Desenvolvendo um plano de marketing consistente e delegando funções a profissionais capacitados, negócios menores também têm a possibilidade de alcançar grandes públicos.

Portanto, leia o texto a seguir para conhecer as principais estratégias de marketing para essas empresas e quais são as vantagens que elas representam.

Como estruturar o setor de marketing de pequenas e médias empresas

Estratégias de marketing para pequenas e médias empresas

Conceitualmente, a microempresa é aquela que tem até 19 funcionários, e a pequena empresa tem entre 20 e 99 colaboradores.

As chamadas PMEs representam a maioria das empresas em atividade no Brasil e são responsáveis por 80% da geração de empregos e 22,5% do PIB.

Sendo assim, elas têm um papel fundamental na economia do país e precisam ser divulgadas adequadamente. Portanto, conheça agora algumas estratégias para isso.

Conheça seu público

O primeiro passo para traçar uma estratégia de marketing é identificar quem é seu público. No caso das pequenas e médias empresas isso é ainda mais importante.

Devido à possibilidade de atingir um público massivo ser menor, esses empreendimentos precisam focar em nichos de consumo que sejam promissores.

Identifique o perfil das pessoas que procuram pelos seus serviços ou produtos. Assim, você terá mais informações para atendê-las com excelência.

Estude a concorrência

Saber quais são as ações que a concorrência emprega também é fundamental. Essa é uma das bases para você descobrir quais são as tendências de mercado, o que funciona e o que não funciona.

Inspire-se em marcas do seu ramo: avalie o que elas fazem de melhor e aplique isso para a sua realidade.

Faça um plano de marketing

Com essas informações bem delineadas, reúna seu time de inbound marketing e outbound, e desenvolva um plano de ações.

Todas as medidas voltadas ao marketing precisam ser coordenadas, é o plano serve para fazer isso, e deve contar com dados como:

  • Objetivos das campanhas;
  • Prazos;
  • Indicadores de desempenho;
  • Ferramentas.

Fazer esse planejamento prévio garante que a equipe tenha uma visão ampla sobre o empreendimento e torna eventuais correções mais ágeis.

Acompanhe datas comemorativas

Uma maneira eficiente de atrair clientes é basear promoções e ofertas especiais nas datas comemorativas.

A loja de calçados pode investir em uma campanha de Twitter Ads no Dia das Mães, por exemplo.

As pessoas costumeiramente procuram presentear seus familiares e amigos em datas como essa. Sendo assim, procure usar essas tradições a seu favor.

Vantagens do marketing para pequenas e médias empresas

A eficácia das estratégias apontadas dependem das condições da empresa. Os benefícios de ações coordenadas de marketing são incontáveis.

Portanto, leia os tópicos a seguir para entender as vantagens.

Autoridade da marca

Um marketing de conteúdo consistente tem o poder de construir uma boa reputação para a sua marca.

Empresas que alimentam seus perfis com conteúdos pertinentes demonstram conhecimento e profissionalismo.

Com isso, a autoridade da marca cresce e cada vez mais clientes são atraídos a fechar negócio com ela.

Relacionamento com os clientes

O marketing cria grandes oportunidades de comunicação com a base de clientes. Seja por redes sociais, atendimento virtual ou e-mail, essas ações privilegiam uma comunicação instantânea e dinâmica.

Dessa forma, as marcas têm mais possibilidade de analisar o comportamento do público-alvo, seus gostos e necessidades, e a opinião dele a respeito do que a marca oferece.

É preciso estar disposto para ouvir o que seu cliente tem a dizer.

Métricas mensuráveis

As ações de marketing vêm acompanhadas por dados que podem ser utilizados para avaliar o impacto delas. São os chamados indicadores de desempenho.

Cabe à equipe de marketing eleger quais dados serão os indicadores das campanhas. Trata-se de informações como:

  • Número de cliques;
  • Tipo de interações no site;
  • Taxa de conversões;
  • Número de curtidas.

Preste atenção a esses e outros dados para ter uma visão realista das ações de marketing da sua empresa.

Fazendo esse acompanhamento você garante que eventuais falhas sejam corrigidas rapidamente e os prejuízos são minimizados.

Portanto, agora, tem o conhecimento que precisa para começar a investir em marketing para sua pequena e média empresa.

Conte com o apoio de profissionais capacitados e aproveite as oportunidades de negócio que a internet oferece.

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