O que é dinâmica de grupo e como se sair bem

Você foi convidado a participar da primeira etapa do processo de seleção, mas não sabe o que é dinâmica de grupo e como se sair bem?  Ser convidado para uma dinâmica de grupo pode deixar o candidato muito ansioso, visto que não sabe ao certo o que é dinâmica de grupo e como ela pode interferir na sua contratação.

Sabendo disto desenvolvemos um tutorial completo sobre dinâmica de grupo, onde você poderá descobrir tudo que você precisa saber para se sair bem nesta fase do seu processo seletivo. Conheça a seguir o que é dinâmica de grupo e como se sair bem em uma.

O que é dinâmica de grupo e qual o seu objetivo

Uma dinâmica de grupo é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo, que tem como objetivo avaliar o comportamento de cada candidato selecionado em situações propostas pela empresa contratante.

O que é avaliado na dinâmica de grupo

É difícil saber exatamente o que é avaliado em uma dinâmica de grupo, uma vez que isso pode variar de acordo com os parâmetros de cada empresa contratante. No entanto, sabe-se que durante uma dinâmica de grupo é possível obter informações que contribuem para uma contratação bem-sucedida onde o profissional foi julgado pela empresa como apto a exercer sua função com competência.

O que é avaliado:

  •  Características que demonstrem a competência do candidato
  •  Características que demonstrem a personalidade profissional do candidato
  •  Como o candidato se comporta em equipe apesar da competição
  • Como o candidato soluciona problemas usando sua criatividade
  • Se trata de uma avaliação do seu comportamento individual e em grupo.

O que é dinâmica de grupo e como se sair bem

Como funciona uma dinâmica de grupo

Uma dinâmica de grupo normalmente conta com um profissional para conduzir as atividades da dinâmica e outro que estará responsável por avaliar as características de relacionamento em grupo e de cada candidato individualmente.

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas em uma dinâmica de grupo. Em cada estrutura de seleção é usado uma técnica adequada para encontrar um profissional de acordo com os parâmetros da contratante.

Exemplos de técnicas que podem ser utilizadas:

  • Bate papo entre recrutadores e candidatos de assuntos diversos
  • Apresentação profissional individual
  • Apresentação em grupo
  • Competições entre grupos
  • Desafios em grupo
  • Entre outras

Lembre-se que as tarefas são determinadas de acordo com perfil da vaga para a qual se candidatou, por isso se prepare adequadamente para passar nesta etapa importante do seu processo seletivo.

O que é dinâmica de grupo? É basicamente uma avaliação comportamental realizada em grupo.

Como se sair bem em uma dinâmica de grupo

Para se sair bem em uma dinâmica de grupo é necessário se destacar aos olhos dos profissionais de seleção, através de uma competição onde os recrutadores propõem atividades e desafios.

Por isso aprenda como se preparar e agir em uma dinâmica de grupo para se sair bem.

Como se preparar para uma dinâmica de grupo

Para se preparar adequadamente o primeiro passo é saber se vender, para isto é necessário desenvolver uma afinidade entre o perfil da vaga em aberto e o seu perfil profissional de maneira natural, clara e objetiva, sendo assim é imprescindível se conhecer como profissional.

Em seguida pesquise sobre a empresa para a qual se candidatou, saiba qual o seu perfil, setor de atuação, seus valores e normas, procure por informações que possa te auxiliar na sua apresentação de acordo com o que a empresa busca.

E seja um candidato bem informado, esteja atualizado sobre assuntos da área de atuação da empresa e familiarizado com assuntos diversos da atualidade, visto que ambas podem ser discutidas.

Como agir durante uma dinâmica de grupo

Durante a dinâmica de grupo aconselhamos que mantenha a calma, o nervosismo e a timidez controlados, e seja você mesmo durante as atividades propostas pela contratante.

Participe ativamente da dinâmica, faça as atividades propostas, emita sua opinião e dê sugestões, mas evite aparecer exageradamente, por isso tenha cautela e use o bom senso para não passar uma imagem de arrogante.

Outro fator importante é demonstrar respeito aos demais participantes, ao emitir suas opiniões não monopolize a dinâmica, deixe outras pessoas falarem, não atropele a fala dos demais e ouça atentamente ao grupo.

Mantenha o foco na sua apresentação, lembre-se que nesta etapa do processo seletivo estarão avaliando sua personalidade e habilidades individualmente e em grupo, por isso mantenha-se tranquilo, atento e focado.

Agora que você aprendeu o que é dinâmica de grupo e como se sair bem, acredito que já está pronto para participar de uma dinâmica de maneira adequada, com profissionalismo e objetividade, melhorando assim suas chances de passar para a próxima etapa “entrevista pessoal” do seu processo de seleção.

Caso tenha alguma dúvida, critica ou sugestão sobre o que é dinâmica de grupo e como se sair bem, fique à vontade para deixar um comentário que será um grande prazer te ajudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.